A partir de 1 de setembro de 2017, alguns veículos novos passaram a ser homologados usando o ciclo de condução WLTP (Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros, WLTP), que é um novo, e mais realista, procedimento de testes para a medição dos consumos de combustível e emissões de CO2. A partir de 1 de setembro de 2018, o WLTP irá substituir totalmente o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC), o atual procedimento de testes.

 

O ciclo de condução WLTP (Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros, WLTP) endereça críticas-chave do NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu). Em particular, o perfil de condução do novo ciclo de condução vai mais ao encontro das operações do dia-a-dia, não sendo somente medido para um nível de equipamento específico, mas tendo também em consideração a influência de equipamento opcional adicional.

 

Devido a condições de teste mais realistas, o consumo de combustível e as emissões de CO2 medidas segundo o WLTP são, em muitos casos, superiores, quando comparados aos medidos segundo o NEDC. O consumo diário de combustível de um veículo depende muito do perfil de utilização individual e de onde é conduzido: tráfego de cidade, estradas secundárias ou auto-estradas. Estas diferenças são melhor tidas em consideração no ciclo de condução WLTP. Em vez de calcular somente os valores "urbano, extra-urbano e combinado" (como estipulado pelos regulamentos (EC) N.º 715/2007 e 692/2008), com base num perfil de condução mais teórico, o WLTP providencia quatro valores individuais para diferentes perfis pré-determinados de viagem (baixo, médio, alto e extra-alto), baseados em questionários estatísticos e na análise de perfis de utilizador e médias. Adicionalmente, o ciclo de condução WLTP é muito mais dinâmico que o NEDC e reflete acelerações maiores, uma velocidade média superior e uma velocidade máxima superior.

 

No entanto, ainda é legalmente exigido comunicar os dados de consumos de combustível determinados com base no ciclo de condução de acordo com o NEDC. Esses valores são calculados com os valores medidos de acordo com o WLTP.