Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

AMPERA CHEGA AO MERCADO EUROPEU NO PRÓXIMO ANO.

1/Jun/2010

  • Automóvel eléctrico com autonomia para mais de 500 quilómetros;
  • Custo de utilização seis vezes inferior ao de um automóvel convencional;
  • Cinco portas, quatro lugares e bagageira espaçosa: conforto e equipamento expectáveis num automóvel do Século XXI;
  • Fase de pré-produção do Ampera já arrancou;
  • Opel abre registos no seu sítio de Internet para garantir prioridade a potenciais clientes.

O automóvel eléctrico com extensor de autonomia Opel Ampera, equipado com uma inovadora tecnologia de motorização eléctrica que anula as preocupações com a autonomia, é a proposta que a marca alemã Opel se prepara para trazer ao mercado em 2011.

 

Trata-se de um automóvel de cinco portas, com quatro lugares e bagageira volumosa, que possui todas as características para substituir qualquer automóvel convencional sem impor limitações, podendo constituir-se, desta forma, como o automóvel único de um agregado familiar.

 

A tracção do Opel Ampera é sempre eléctrica, a qualquer momento e a qualquer velocidade. Em viagens até 60 quilómetros, o motor é alimentado exclusivamente pela electricidade armazenada na bateria de iões de lítio de 16 kWh, garantindo uma utilização totalmente isenta de emissões.

Quando a carga da bateria atinge o mínimo, entra automaticamente em funcionamento um motor-gerador instalado a bordo capaz de produzir electricidade para prolongar a autonomia do Ampera para mais de 500 quilómetros. A bateria do Ampera pode ser recarregada através de qualquer tomada eléctrica doméstica de 220/230 V. A operação de recarga completa dura cerca de três horas.


O sistema de propulsão do Ampera, que é praticamente silencioso, debita 370 Nm de binário instantâneo, o equivalente a 150 cv de potência. Este Opel eléctrico consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 161 km/h.

«O nosso automóvel eléctrico assegura mobilidade diária livre de emissões, não coloca problemas ao nível da autonomia, é dinâmico e reduz em seis vezes os custos com a energia para ser locomovido. Por tudo isto, e uma vez que não põe em causa a utilização prática no dia-a-dia, o nosso revolucionário sistema de motorização eléctrica é o tipo de tecnologia inovadora capaz de responder aos desafios energéticos e ambientais com que a indústria e o mercado se vão confrontar», afirma Guillermo Sarmiento, Director-Geral da Opel Portugal.


A Opel estima que o custo para recarregar completamente a bateria do Ampera durante a noite será inferior a 1 euro. O automóvel fica, assim, preparado para circular até 60 quilómetros com alimentação exclusivamente eléctrica, isenta de emissões e com um custo estimado de apenas 2 cêntimos por quilómetro.

Uma carga completa da bateria do Ampera através da rede de electricidade terá um custo inferior ao consumo de um computador e respectivo monitor a funcionar durante um dia.


Vários estudos europeus e americanos revelam que cerca de 80 por cento dos condutores percorrem distâncias inferiores a 50 quilómetros no seu dia-a-dia. A autonomia de 60 quilómetros do Opel Ampera em modo exclusivamente eléctrico é, assim, suficiente para a mobilidade diária, isenta de emissões, da vasta maioria dos utilizadores de automóveis.

«A contagem decrescente para o lançamento do Opel Ampera já começou. A fase de préprodução arrancou e os testes decorrem dentro do calendário previsto. Perante o enorme interesse que o nosso modelo eléctrico tem suscitado, decidimos criar um espaço no nosso sítio de Internet onde os potenciais clientes se podem registar, aos quais garantiremos prioridade na eventual aquisição quando o Ampera inicializar a comercialização em Portugal», explica Guillermo Sarmiento.

 

Todos os interessados em receberem informação regular sobre o Opel Ampera e em serem contactados com prioridade imediatamente antes da fase de lançamento do modelo em Portugal, com vista à aquisição do automóvel eléctrico da marca alemã, podem registar-se em:

O início de produção do Opel Ampera está agendado para o final de 2011. Os preços do modelo eléctrico da Opel ainda não foram anunciados.

Opel Ampera: Características técnicas provisórias

Gerais

Lotação
4 lugares
Tipo de veículo
Hatchback de 5 portas com tracção às rodas dianteiras
Categoria
Veículo eléctrico com extensor de autonomia (E-REV)
Chassis

Suspensão dianteira McPherson independente, suspensão traseira com barra de torção composta, travões de disco nas quatro rodas, sistema de travagem totalmente regenerativa para maximizar a recuperação de energia, direcção assistida eléctrica

Performances

Autonomia total
superior a 500 km
Velocidade máxima
161 km/h
Aceleração 0-100 km/h
9 segundos
Autonomia EV (modo eléctrico)
60 km (ciclo MVEG)
Dimensões

Volume da bagageira
301 litros
Distância entre eixos
2685 mm
Comprimento
4404 mm
Largura
1798 mm
Altura
1430 mm
Sistema da bateria

Capacidade energética
16 kWh
Tipo
Iões de lítio
Sistema de propulsão eléctrica

Binário
370 Nm
Potência
111 kW (150 cv)
Exterior

Rodas e pneus
Pneus especiais de baixa resistência ao rolamento; jantes de 17” em liga leve