Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

CEO DA OPEL CONDUZ AMPERA ATÉ AO SALÃO DE GENEBRA.

1/Mar/2010

  • Entre Rüsselsheim (Alemanha) e Genebra (Suíça): automóvel eléctrico da Opel completou com sucesso o primeiro teste de longa distância;
  • Preparação está em dia para início de produção em série no final de 2011.

O primeiro protótipo de produção do Opel Ampera completou com sucesso a viagem de longa distância, por estrada, entre Rüsselsheim e Genebra, onde se realiza, a partir de dia 4 de Março, o Salão Internacional do Automóvel. O último troço do percurso de cerca de 600 quilómetros foi realizado pelo Presidente Executivo da Opel/Vauxhall, Nick Reilly, que assumiu o volante do Ampera para comprovar pessoalmente a qualidade e a fiabilidade do novo automóvel eléctrico com extensor de autonomia da Opel.


Em Rüsselsheim, antes de partir para Genebra, a bateria de 16 kWh do Ampera foi carregada no posto eléctrico recém-instalado nas instalações da sede da Opel. Gherardo Corsini, Director de Implementação de Veículos Eléctricos, arrancou daí utilizando energia eléctrica fornecida exclusivamente pela bateria de iões de lítio.


Percorridos cerca de 60 quilómetros, já perto de Heidelberg, o sistema de alimentação eléctrica ligou automaticamente o motor/gerador de bordo, a gasolina, para continuar a fornecer electricidade ao motor eléctrico que propulsiona o Ampera. À chegada a Genebra, a bateria foi de novo ligada a uma tomada de corrente para ser recarregada.

«Uma vez que 80 por cento dos condutores percorrem diariamente menos de 60 quilómetros, só em situações excepcionais é que o motor de combustão/gerador entrará em funcionamento», disse Nick Reilly à chegada ao centro de exposições Palexpo, onde se realiza o Salão Automóvel de Genebra. «Obviamente, queremos ter a certeza de que o Opel Ampera também funciona sem problemas em viagens longas. Os resultados positivos extraídos desta primeira experiência de grande distância demonstram-nos que estamos dentro do calendário para podermos arrancar com a produção em série no final do próximo ano. Apresentámos o design de produção há um ano. Hoje, mostramos o primeiro protótipo de produção em série do novo Ampera.»

Nick Reilly e Gherardo Corsini destacaram aspectos da viagem, nomeadamente o entusiasmo de conduzirem um automóvel silencioso com motor eléctrico de 111 kW (150 cv) capaz de oferecer um binário de 370 Nm contínuo logo desde a primeira rotação. O avançado sistema de propulsão eléctrica consegue acelerar o Ampera de zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos, permitindo-lhe ainda atingir a velocidade máxima de 161 km/h.


A primeira viagem longa do Ampera em condições reais de utilização foi acompanhada pelos ‘bloggers’ ligados à Opel, que fizeram relatos em directo da estrada. O ‘blog’ continua activo até ao dia 3 de Março, em: