Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

ESTREIA MUNDIAL DA STATION WAGON ASTRA SPORTS TOURER.

A Opel no Mondial de l’Automobile 2010.

30/Set/2010

  • Visual elegante e dinâmico;
  • Grande funcionalidade: bagageira de elevada qualidade;
  • Vasto leque de opções: gama de motorizações alargada vai incluir Start/Stop.

A nova carrinha Astra Sports Tourer traz elegância, funcionalidade e novas tecnologias ao segmento compacto. Partilhando com a station wagon Insignia o ADN de design Opel e a denominação Sports Tourer, a Astra Sports Tourer coloca também um foco idêntico na qualidade e na funcionalidade.

 

As formas esculpidas da carroçaria encontram reflexo num habitáculo que possui todos os atributos amplamente elogiados do Astra de dois volumes, a que acresce, agora, a ampla capacidade de bagageira. A mala foi desenhada para rentabilizar o espaço.

 

Com uma elevada capacidade até 1.550 litros, está equipada com dispositivos engenhosos, próprios de segmentos superiores, nomeadamente os novos bancos traseiros FlexFold - um sistema que rebate as costas dos bancos traseiros com um simples toque numa tecla.

 

O visual elegante da Astra Sports Tourer é reforçado por uma experiência de condução dinâmica e confortável. A nova carrinha tem em comum com o modelo de dois volumes a suspensão traseira inovadora com ligação Watt e o chassis mecatrónico FlexRide. Outras características de topo, como o sistema AFL+ de iluminação dianteira adaptativa e os bancos dianteiros aprovados por especialistas em ergonomia, acrescentam conforto e segurança ao prazer de condução.

 

Uma vasta gama de motorizações composta por nove unidades de baixo consumo disponibiliza um leque de potências entre os 95 cv e os 180 cv. A tecnologia Start/Stop, economizadora de combustível, será introduzida primeiro no motor CDTI de 1,3 litros (95 cv) no início do próximo ano, traduzindo-se num nível de emissões de CO2 de apenas 109 g/km.

 

Para além da redução das despesas de combustível, os engenheiros da Opel lideram o sector em matéria de redução de custos de reparação de danos resultantes de colisões a baixa velocidade – as mais frequentes, segundo as seguradoras. Como consequência, os proprietários do novo Astra poderão contar, em muitos países, com alguns dos prémios de seguro anuais mais baixos do sector.

 

A Opel foi dos primeiros construtores automóveis da Europa a lançar o formato de carroçaria wagon no início da década de 50 do Séc. XX. A nova Astra Sports Tourer beneficia, assim, de mais de 50 anos de experiência da marca alemã em matéria de concepção e construção de carrinhas.

 

A Astra Sports Tourer aproveitará o impulso gerado pelo grande sucesso de vendas do seu parceiro de dois volumes, para o qual foram até agora recebidas cerca de 200.000 encomendas. Nos últimos anos, aproximadamente 25 por cento dos Astra vendidos na Europa eram carrinhas.

 

Concebido e desenvolvido no International Technical Design Center da Opel, em Rüsselsheim, a Astra Sports Tourer será construído na fábrica de Ellesmere Port, no Reino Unido. A comercialização arranca no final deste ano.

Nova linguagem de design Opel faz a sua estreia no segmento das carrinhas compactas

A Astra Sports Tourer foi desenhada à luz da nova e atraente linguagem de design da Opel – ‘arte escultural aliada à precisão alemã’.

 

Concebida em paralelo com o seu parceiro de dois volumes, a variante wagon possui uma identidade autónoma muito própria. As proporções bastante volumosas e equilibradas conferem-lhe uma presença única, tornando-a em algo mais do que uma simples versão wagon da base de dois volumes.

 

Dos pilares B para trás, a carroçaria é totalmente nova. O carácter musculado da Astra Sports Tourer é definido sobretudo pelo grafismo único de janela inclinada na direcção do pilar D e por uma robusta linha de cintura que culmina em ópticas traseiras amplas desenhadas com grande rigor.

 

O visual elegante é acentuado pelas barras longas do tejadilho que fluem na direcção de um spoiler de tejadilho largo integrado na parte superior da porta traseira. O ângulo inclinado contribui para criar um perfil dinâmico em perfeito equilíbrio com o visual amplo da dianteira. O motivo ‘lâmina’ do Astra, esculpido nos flancos, à frente das rodas traseiras, confere à Astra Sports Tourer uma inegável imagem de movimento.

Bagageira espaçosa com rebatimento automático de bancos

A carroçaria elegante e requintada alberga um compartimento de carga surpreendentemente espaçoso. Funda e de flancos planos, a bagageira inteiramente alcatifada não apresenta quaisquer esquinas redutoras de espaço nem intrusões das cavas das rodas.

 

A Astra Sports Tourer é o primeiro modelo de carrinha compacta fora do segmento premium a disponibilizar a função de rebatimento remoto dos bancos.

 

Este elemento ergonómico de comodidade assegurado pelo sistema de bancos traseiros FlexFold permite um aumento da capacidade de carga de 500 para 1.550 litros mediante um simples toque numa tecla. Cada uma das partes das costas dos bancos traseiros rebatíveis a 60/40 é automaticamente desbloqueada e baixada.

 

Deixa de ser necessário dar a volta ao automóvel para baixar separadamente as costas de cada banco. Os engenheiros da Opel conceberam igualmente o sistema por forma a que este funcione sem ter de afastar os cintos de segurança para fora das costas dos bancos. Com as costas dos bancos rebatidas, o deck de carga aumenta para um notável comprimento de 1.835 mm -- mais 28 mm do que no Astra Station Wagon actual.

 

A Astra Sports Tourer junta-se aos compactos de topo de gama ao disponibilizar a tampa de bagageira de dois toques. Com um ligeiro movimento, a tampa Easy Access Cover desliza para cima, permitindo o acesso para a colocação ou remoção dos objectos mais pequenos. Para volumes maiores, a tampa recolhe completamente para o respectivo compartimento imobilizando-se suavemente. Quando não é necessário, o conjunto completo pode ser facilmente removido e guardado sob o piso de carga da bagageira.

 

Na versátil bagageira da Astra Sports Tourer destacam-se:

 

  • Forro multicamadas da bagageira, que protege a alcatifa do piso, a abertura do portão traseiro, o pára-choques traseiro e as costas dos bancos;
  • Sistema de arrumação adaptável FlexOrganizer da Opel, composto por redes e divisórias que permitem aos proprietários personalizar a configuração do espaço de carga.
  • Estará igualmente disponível, no próximo ano, uma nova geração do inovador porta-bicicletas integrado FlexFix da Opel.

 

O sistema electrónico Trailer Stability Assist (TSA) da Opel é activado quando se aplica no veículo um engate de reboque aprovado pela Opel. O sofisticado dispositivo de segurança recorre ao Controlo Electrónico de Estabilidade de série para contrariar qualquer instabilidade que venha a ocorrer ao rebocar um atrelado ou caravana.

Habitáculo muito confortável e versátil

A Astra Sports Tourer ostenta a elevada qualidade de habitáculo que tem sido tão elogiada na variante de dois volumes/cinco portas. O tabliê envolvente, desenhado em forma de asa, descreve um arco no habitáculo em direcção à parte superior das molduras das portas, criando um ambiente acolhedor e convidativo.


O espaço e a sensação de movimento são sublinhados ainda por uma elegante consola central, montada em plano inclinado, que flui do painel de instrumentos até à alavanca da caixa de velocidades. Os pormenores decorativos – como os instrumentos com aros cromados, os comandos e moldura da consola central – são combinados com materiais de toque suave e uma subtil iluminação ambiente que se traduzem numa apresentação de elevada qualidade.

Estão disponíveis quatro níveis de acabamentos do habitáculo. A versão Cosmo exibe uma nova decoração em tons quentes e atmosfera elegante, utilizando diversas tonalidades de chocolate em alternativa ao preto.


O habitáculo tem tanto de prático como de requintado. Nenhuma outra carrinha compacta dispõe de tanto espaço de arrumação acessível no habitáculo – um total de 25 litros, o dobro do modelo da actual geração. Na Astra Sports Tourer encontram-se agora variados locais de arrumação bem situados, nomeadamente bolsas nas portas com capacidade para garrafas de 1,5 litros, uma consola central adaptável que permite múltiplas configurações, um porta-luvas de dimensões consideráveis e um pequeno porta-luvas do lado do condutor.

Elevado conforto em trajectos longos

Muitos condutores da Astra Sports Tourer irão utilizar a carrinha para deslocações que envolvam grandes distâncias, pelo que se prevê que efectuem quilometragens superiores às distâncias anuais habitualmente percorridas pelos condutores europeus. A Astra Sports Tourer oferece várias caracetrísticas essenciais para optimizar o conforto e a segurança em trajectos longos.


Os bancos dianteiros disponibilizam o maior curso de ajuste longitudinal. O equipamento pode incluir os inéditos bancos dianteiros ergonómicos certificados por peritos independentes especializados em ergonomia da organização alemã Aktion Gesunder Rücken (AGR).


O conforto e a segurança são reforçados pelo sistema de Iluminação Dianteira Adaptativa (AFL+) de terceira geração da Opel. Este sistema assegura nove funções de iluminação que são automaticamente accionadas de acordo com as condições do piso, da velocidade do veículo e das condições meteorológicas. Os condutores podem dispor ainda do Opel Eye, um sistema baseado numa câmara de alta velocidade capaz de reconhecer sinais de trânsito (limitação de velocidade e proibição de ultrapassagem), que também alerta o condutor no caso de o veículo sair inadvertidamente da sua faixa de rodagem – uma função particularmente útil em viagens longas, mais cansativas. Com o modelo Astra, estas duas tecnologias avançadas são disponibilizadas, pela primeira vez, no segmento compacto.

Dinâmica apurada graças a tecnologia de chassis extremamente avançada

A Astra Sports Tourer herda a configuração de chassis e toda a apurada dinâmica da variante de dois volumes do Astra.

 

O eixo traseiro beneficia de uma combinação inovadora de eixo de torção composto com paralelogramo de Watt.

 

Este conceito engenhoso e economizador de espaço suporta as forças laterais no eixo, dotando o Astra de um comportamento em estrada referencial, sem comprometer a estabilidade nem o conforto.

 

O comportamento do chassis pode ser ainda melhorado através do sofisticado sistema de suspensão adaptativa FlexRide, com controlo electrónico. Este sistema serve-se da tecnologia de chassis mecatrónico, integrando funções mecânicas com comandos electrónicos, constituindo uma verdadeira raridade no segmento compacto.

 

O FlexRide adapta-se continuamente às alterações das condições do piso e ao tipo de condução adoptado. No modo Standard, totalmente automático, o sistema proporciona toda a amplitude de ajustes disponível. Nos modos Sport e Tour, a seleccionar pelo condutor, o sistema aplica a gama de regulações mais desportiva ou mais confortável. O modo Sport imprime ainda uma maior sensibilidade às respostas do acelerador e da direcção - bem como à gestão electrónica da transmissão automática.

Gama de motorizações alargada: Redução das emissões de CO2 para 109 g/km

A extensa gama de motorizações da Astra Sports à saída da fábrica inclui quatro opções turbodiesel, cinco a gasolina e uma a GPL, oferecendo um leque de potências que vai de 95 cv a 180 cv.


A gama Diesel inclui unidades de 1,3, 1,7 e 2,0 litros - todas equipadas com injecção múltipla common-rail, turbocompressor de geometria variável (VGT) e filtro de partículas isento de manutenção. Todas estas unidades cumprem as normas Euro 5.


A tecnologia Start/Stop, recentemente introduzida nos Opel Agila e Corsa, estará disponível no início do próximo ano para o Astra 1.3 CDTI (95 cv). Permitirá obter um consumo excepcionalmente baixo de 4,1 l/100 km no ciclo misto e emissões de CO2 de apenas 109 g/km.


O CDTI de 1,7 litros é proposto em dois níveis de potência: 110 cv e 260 Nm ou 125 cv e 280 Nm de binário. O consumo no ciclo misto, em ambos os casos, é de 4,5 l/100 km, e o nível de emissões de CO2 de 119 g/km.


O topo de gama CDTI de 2,0 litros estará disponível com transmissão manual ou automática de seis velocidades. Debitando 160 cv e um elevado binário de 350 Nm logo a partir das 1.750 rpm, a Astra Sports Tourer cumpre a aceleração de zero a 100 km/h em menos de dez segundos. O consumo no ciclo misto, com transmissão manual, é de 5,1 l/100 km, apresentando um nível de emissões de CO2 de 134 g/km.


A gama de motorizações a gasolina compreende unidades de 1,4 e 1,6 litros, nas variantes ‘atmosférica’ e sobrealimentada, com um leque de potências entre 100 cv e 180 cv. O comando de válvulas de variação contínua, nos lados de admissão e de escape, está presente em todos os motores excepto no 1.6 Turbo.


A mais recente geração Astra estreou uma nova unidade 1.4 Turbo, a gasolina. Este motor surge em duas versões, com diferentes níveis de potência. A versão de 140 cv substituiu a anterior unidade ‘atmosférica’ de 1,8 litros com potência idêntica. No âmbito da estratégia de redução de cilindradas (downsizing) adoptada pela Opel, o propulsor permite obter uma redução de quase 15 por cento no consumo de combustível e um acréscimo de 14 por cento de binário, para um consumo no ciclo misto de apenas 6,1 l/100 km. O 1.4 Turbo está disponível com transmissão manual ou automática de seis velocidades. A nova versão de 120 cv tem acoplada uma uma caixa manual de seis velocidades, com o consumo médio a cifrar-se em 6,1 l/100 km.


A unidade de entrada na gama, o 1.4 a gasolina, debita 100 cv e apresenta no ciclo misto um excepcional consumo de 5,9 l//100 km e 139 g/km de CO2. A unidade 1.6 Turbo, com 180 cv de potência e 230 Nm de binário, completa a gama de motores a gasolina.


As caixas manuais de seis velocidades equipam de série os motores a gasolina 1.4 Turbo e 1.6 Turbo, e as unidades 1.7 CDTI e 2.0 CDTI. Os motores ‘atmosféricos’ de 1,4 e 1,6 litros e os propulsores turbodiesel 1.3 CDTI são equipados com transmissões de cinco velocidades. Está disponível em opção uma nova transmissão automática de seis velocidades para os motores 1.6, 1.4 Turbo (140 cv) e 1.6 Turbo, e ainda para o 2.0 CDTI.

O melhor custo total de utilização

A Astra Sports Tourer é uma escolha natural para frotas, que se prevê venham a superar os 50% das vendas do modelo em mercados como a Alemanha.


Dado que os custos de utilização assumem uma importância crescente, os designers e engenheiros da Opel concentraram-se na contenção dos custos de reparação em caso de acidente. Embora muitas colisões ocorram a velocidades relativamente baixas, causam geralmente danos dispendiosos na carroçaria e nos componentes. Essencial para a vantagem competitiva do Astra Sports Tourer é o desenho dos pára-choques e as secções dianteira e traseira da carroçaria: os baixos custos de reparação traduzem-se em prémios de seguro baixos, podendo a poupança cifrar-se em algumas centenas de euros por ano.


Valores residuais elevados do novo Astra já estão a ser indicados pelas vendas das unidades de dois volumes usadas que começam a aparecer no mercado. Os peritos do sector prevêem que a novo Astra Sports Tourer venha a ter um sucesso semelhante.


Tomados todos os factores em consideração, a Astra Sports Tourer oferece o melhor custo total de utilização da sua categoria, o que a torna numa oferta verdadeiramente competitiva para o cliente empresa.