Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

O CORSA MAIS POTENTE DE SEMPRE: OPC 'NÜRBURGRING EDITION'.

27/Abr/2011

  • 210 cv de potência – binário máximo aumentado para 280 Nm;
  • Diferencial autoblocante mecânico multidiscos no eixo dianteiro;
  • Suspensão de elevada performance desenvolvida em parceria com a Bilstein;
  • Sistema de travagem Brembo de alto desempenho.
Opel Corsa OPC Nürburgring Edition

Com a edição limitada ‘OPC Nürburgring’ o Corsa apresenta-se na sua versão mais potente de sempre. O novo desportivo da Opel insere-se na recém-renovada gama Corsa e, com produção prevista de apenas 500 unidades, oferecerá uma rara combinação de pura performance e dinâmica.


A potência acrescida do OPC ‘Nürburgring Edition’ é obtida através de modificações operadas ao nível da gestão electrónica do motor e do turbocompressor, bem como pelo novo escape de contrapressão reduzida e pela conversão para combustível de índice de octano 98.


A potência máxima do motor 1.6 Turbo OPC passa de 192 cv para 210 cv, valor que se traduz agora num valor de potência específica de 131,4 cv por litro, excepcional nesta categoria de veículos.


O binário máximo (230-266 Nm na versão OPC de 192 cv) também aumenta para 250 Nm e para 280 Nm quando a função ‘overboost’ da sobrealimentação é activada.


Para optimizar a tracção e garantir que a potência é eficazmente transmitida à estrada, o novo Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’ está equipado com diferencial autoblocante mecânico de discos múltiplos. Este componente, muito utilizado na competição automóvel, transfere binário para a roda com maior apoio quando o automóvel descreve curvas em aceleração. Evitando a ‘patinagem’ de uma roda isolada por acção do acelerador e assim minimizando perdas de tracção, o autoblocante garante um acréscimo substancial na eficácia do automóvel em curva.

Opel Corsa OPC Nürburgring Edition

O chassis deste Corsa topo de gama também recebeu evoluções.


A altura ao solo foi reduzida e a suspensão adopta agora novos conjuntos mola/amortecedor desenvolvidos em parceria com a Bilstein.


O sistema de travagem passa a integrar discos dianteiros de baixo peso, provenientes dos especialistas Brembo, com pinças e pastilhas de elevado rendimento.


Os algoritmos de comando para os sistemas de ABS, Controlo de Tracção (TC) e Controlo Electrónico de Estabilidade (ESC) foram recalibrados pelos especialistas do Opel Performance Center para corresponderem à nova configuração do automóvel.


Os destaques visuais do novo Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’ incluem duas novas cores exclusivas – verde ‘Grasshopper’ e vermelho ‘Henna’ – bem como novas jantes de alumínio forjado de 18 polegadas pintadas em cinza escuro brilhante, calçadas com pneus 225/35 R 18 V.


Outras características que distinguem o ‘Nürburgring Edition’ do actual Corsa OPC são o spoiler dianteiro e a dupla ponteira de escape em aço inoxidável, bem como os logótipos ‘Nürburgring’ colocados nos pilares B.


O habitáculo revela o lettering Nürburgring a preto e vermelho colocado nas embaladeiras. Os forros dos bancos, do travão de mão e da alavanca da caixa de velocidades apresentam pespontos decorativos a branco. Nos bancos-bacquets dianteiros Recaro está gravado o logótipo ‘Nürburgring’ e a armação central do volante possui acabamento em preto lacado.

Opel Corsa OPC Nürburgring Edition

Performance e prazer de condução


Os valores de performance dão apenas uma ideia do que é conduzir um Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’.


Este modelo cumpre a clássica aceleração de 0 a 100 km/h em escassos 6,8 segundos, exibindo enorme elasticidade e vigorosas subidas de regime.


A recuperação de 80 para 120 km/h, em 5ª velocidade, é feita em apenas 6,2 segundos.


Com estes valores, e a capacidade de atingir 230 km/h de velocidade máxima, o Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’ é um dos automóveis de performances mais elevadas da sua categoria.


O Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’ sublinha a ligação da Opel ao mítico circuito de 21 quilómetros desenhado nas montanhas Eifel, perto de Nürburg, na Alemanha.


O Corsa mais potente de sempre teve de provar todas as suas capacidades durante os longos testes que o Opel Performance Center realizou naquela que é, reconhecidamente, a mais exigente pista de competição do mundo. Mas o prazer de condução não se restringe à velocidade e à precisão do comportamento dinâmico. O entusiasmo é acrescido por uma emocionante experiência auditiva: o ruído emanado do novo sistema de escape de elevado rendimento acompanha o carácter deste Corsa super-desportivo.


A essência do Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’ é eloquentemente resumida pelo piloto, embaixador da marca Opel e instrutor do Opel Race Camp OPC, Joachim Winkelhock: «Guiamos, guiamos, guiamos – e não nos apetece parar».


A nova edição limitada ‘Nürburgring Edition’ do Corsa OPC vai ser comercializada em Portugal a partir do próximo mês de Setembro, podendo desde já ser encomendada nos distribuidores da rede Opel.