Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

PRIMEIRO AUTOMÓVEL ELÉCTRICO
QUE VAI A QUALQUER LADO A QUALQUER HORA.

25/Jul/2011

  • Revolucionário: Ampera cria um novo segmento no mercado automóvel europeu;
  • Sem limites: Veículo Eléctrico (VE) sem restrições à autonomia ou à funcionalidade;
  • Eléctrico todos os dias: 40 a 80 km de condução eléctrica sem emissões;
  • Eficiente: menos de 40 g/km CO2 de acordo com a norma ECE R101;
  • Bateria recarrega em quatro horas numa tomada doméstica normal;
  • Visual moderno, habitáculo de quatro lugares, versatilidade de cinco portas;
  • Potente: propulsor eléctrico de 150 cv debita o equivalente a 370 Nm de binário;
  • Ecrãs tácteis substituem mostradores e interruptores.
Opel Ampera vai a qualquer lado a qualquer hora

A Opel continua a introduzir avanços ao nível da mobilidade e honra o seu compromisso: o Opel Ampera, revolucionário, aerodinâmico e prático, é o primeiro automóvel eléctrico da Europa que pode “ir a qualquer lado em qualquer altura”.


As primeiras entregas das unidades de produção em série serão efectuadas antes do final deste ano.


As rodas do Ampera são sempre movidas a electricidade.

A bateria de iões de lítio de 16 kWh de capacidade, com características inéditas, alimenta uma avançada unidade motriz eléctrica de 111 kW/150 cv de potência que permite, com uma carga completa da bateria, percorrer 40 a 80 quilómetros exclusivamente a electricidade, sem emissões.


O intervalo de quilometragem deve-se a factores óbvios que desde sempre intervêm na autonomia: o tipo de percurso, o tipo de condução e a temperatura.


De acordo com a regulamentação ECE R101 relativa à medição do consumo e das emissões de CO2 , o Ampera consome menos de 1,6 l/100 km e emite menos de 40 g/km CO2 (dados preliminares).


O sistema de propulsão eléctrica Voltec assegura performances dinâmicas e proporciona uma experiência de condução ímpar. O binário instantâneo de 370 Nm, obtido logo a partir das primeiras rotações do motor, permite uma aceleração de zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos e uma velocidade máxima de 161 km/h. O Ampera oferece uma condução praticamente silenciosa quando alimentado pela bateria, e um desempenho extremamente confortável em termos de ruídos e vibrações, mesmo no modo de condução de autonomia alargada.


Graças ao avançado sistema de autonomia alargada do Ampera, os condutores beneficiam de grande tranquilidade visto que sabem que nunca ficarão parados na estrada com a bateria descarregada. O Ampera oferece todos os benefícios ambientais e a dinâmica silenciosa de um veículo movido a bateria, sem nenhum dos inconvenientes.


Embora estudos elaborados por entidades independentes demonstrem que a autonomia do Ampera em modo de funcionamento exclusivamente eléctrico, com bateria e zero emissões, é suficiente para satisfazer as necessidades diárias de 80 por cento dos condutores europeus, o novo Opel eléctrico assegura uma autonomia total superior a 500 quilómetros graças ao motor a gasolina de extensão da autonomia. Este motor é ligado automaticamente sem transições perceptíveis a fim de gerar electricidade, se e quando a bateria atingir o seu estado de carga mínimo.

Design atraente do Opel Ampera

Tão revolucionário como o sistema de propulsão eléctrica Voltec é o design atraente do Ampera. As formas elegantes e eficientes do ponto de vista aerodinâmico envolvem um habitáculo que substitui os mostradores e instrumentos convencionais por monitores policromáticos de alta definição com funcionalidade táctil.


O Ampera é, igualmente, um automóvel de utilização prática. O formato de carroçaria de cinco portas oferece acomodação confortável para quatro adultos. Os bancos traseiros são totalmente rebatíveis e a capacidade da bagageira é de 310 litros.


Com o início da comercialização agendada para o final deste ano, o Ampera renova a tradição da Opel de oferecer tecnologia avançada com vantagens práticas a preços realistas. O Ampera é apoiado por uma garantia de oito anos/160.000 km para o sistema de baterias.


O Ampera será comercializado na Europa ao preço recomendado de 42.900 euros (incluindo todos os impostos). Devido a eventuais diferenças dos níveis de equipamentos de mercado para mercado, os preços praticados em cada país poderão apresentar variações. Ao contrário da prática de outros fabricantes, o preço do Ampera não suscita confusões ao enunciar sempre o custo total do carro e da bateria.


O Opel Ampera tem sido entusiasticamente recebido. Foi eleito como vencedor de numerosos prémios atribuídos pela imprensa e pelo público. O eléctrico da Opel está igualmente a mobilizar milhares de ePioneers em toda a Europa. Trata-se de potenciais clientes que já efectuaram um test drive com o Ampera. Mais de 5.000 potenciais clientes aderiram já à comunidade ePioneer em www.opel-ampera.com. A Opel estima que as vendas do Ampera em 2012 alcancem as 10.000 unidades.


«Ao contrário dos veículos eléctricos convencionais, o Opel Ampera pode ser o automóvel único que um automobilista necessita de possuir», refere Alain Visser, Vice-Presidente da Opel para as Vendas, Marketing e Após-Venda. «O Ampera tem tudo: motorização revolucionária, design moderno, segurança de elevado nível, alta qualidade e funções de fácil utilização, tudo isto combinado com uma extraordinária dinâmica de condução.»


O Ampera é mais do que um fascinante produto de alta tecnologia com grande valor ambiental. Visser acrescenta: «Transforma as visões em realidade, interpretando assim a filosofia e os valores da marca Opel de uma forma avançada e pioneira. O Ampera representa o pensamento mais ecológico, mais positivo e mais criativo da empresa, que nos permite enfrentar os desafios do futuro.»


O Ampera assume o papel de precursor no arranque do programa de produtos de mobilidade eléctrica da Opel. O programa inclui automóveis de pequenas dimensões alimentados exclusivamente a bateria para a condução citadina e o desenvolvimento de automóveis com pilha de combustível alimentada a hidrogénio que geram a sua própria alimentação de electricidade a bordo.

Sistema revolucionário de propulsão elétrica Voltec

Sistema revolucionário de propulsão eléctrica Voltec

A unidade de propulsão eléctrica, localizada sob o capot, consiste num motor eléctrico de tracção, num gerador/motor eléctrico e num conjunto epicicloidal de engrenagens planetárias que melhora a eficiência geral do sistema ao reduzir a velocidade rotacional combinada dos motores eléctricos. Ao contrário do que acontece num motor convencional, não existem engrenagens multiplicadoras (caixa de velocidades).


No modo de autonomia alargada, que é activado sempre que a bateria tiver atingido o seu estado de carga mínimo, a electricidade produzida pelo gerador instalado a bordo é dirigida, sem transições perceptíveis, para a unidade eléctrica de tracção. O gerador é accionado por um motor a gasolina de 1,4 litros, 63 kW/86 cv extremamente eficiente.


A Opel prevê que em 90 por cento do tempo, os condutores seleccionem um dos dois modos de condução principais: Normal e Sport. O modo Sport aumenta a sensibilidade do pedal do acelerador. Existem dois modos adicionais para situações de condução especiais: O modo Montanha assegura a disponibilidade de energia suficiente da bateria para uma condução sustentada em percursos com subidas prolongadas. O modo de Retenção de Carga preserva a electricidade armazenada na bateria activando o motor-gerador a gasolina – uma função útil para tirar todo o partido da autonomia do Ampera quando for necessário reservar a electricidade da bateria para circular em zonas em que haja restrições às emissões, especialmente em centros urbanos.


O conjunto de células, que constitui uma bateria em forma de ‘T’, pesa 198 kg e tem uma capacidade de 16 kWh. A bateria está posicionada sob o túnel central do Ampera , apoiada e protegida por calhas ultra-resistentes produzidas em martensite. A bateria é constituída por 288 células prismáticas de iões de lítio e está configurada para performance e durabilidade optimizadas. Constituindo uma estreia no sector, o conjunto recorre a um sistema de gestão térmica através de líquido, tratando-se da única bateria produzida em grande volume que pode ser aquecida ou arrefecida. O Centro de Propulsão Alternativa da Opel em Mainz-Kastel, próximo de Rüsselsheim, desempenhou um papel crucial na engenharia avançada do sistema da bateria.


O recarregamento da bateria do Ampera é simples de operar e está dotado de um cabo de carga de seis metros, que pode ser arrumado num compartimento específico localizado na bagageira. Utilizando uma tomada normal do tipo doméstico de 230V/16A, a bateria do Ampera é totalmente recarregada em menos de quatro horas. O sistema permite programar as horas de carga para aproveitar as tarifas de electricidade mais baixas fora dos horários de pico de consumo.

Visual eletrizante do Opel Ampera

Design exterior e interior: visual electrizante

Aerodinâmico e moderno: o Ampera transporta a premiada linguagem de design da Opel para o segmento dos veículos eléctricos (VE), combinando a ‘arte escultural com a precisão alemã’. As proporções minuciosamente equilibradas são combinadas com uma postura rebaixada e vias amplas, o que confere ao Ampera uma aparência dinâmica. Os VE nunca tiveram um visual tão atraente como agora.


O formato dos faróis, a lembrar um boomerang – um novo elemento da linguagem de design Opel – são um claro identificador do Ampera, como são também a grelha proeminente que integra o emblema Opel em destaque. Todos os aspectos deste veículo revolucionário foram concebidos e analisados quando à eficiência. O Ampera é um dos automóveis mais aerodinâmicos do mercado.


O habitáculo reflecte a tecnologia avançada do sistema de propulsão. Os dois monitores interactivos policromáticos de alta definição revelam o estatuto único do Ampera na gama de produtos Opel. Estes ecrãs estão integrados num tabliê envolvente com assinatura Opel.


Substituindo os instrumentos convencionais normalmente colocados à frente do condutor, o Ampera dispõe do Centro de Informação do Condutor (DIC), um monitor gráfico configurável. Concebido para garantir a maior facilidade de utilização, o DIC é complementado por um ecrã táctil policromático localizado no topo da consola central, que constitui a interface principal de todas as funções de informação e entretenimento, navegação e controlo do ar condicionado, bem como da utilização de energia e funções de recarregamento.


Para além da indicação da velocidade do veículo, o ecrã em frente do condutor informa em permanência sobre a eficiência de condução, apresentando uma esfera rotativa que se desloca para cima ou para baixo e muda de cor de acordo com a velocidade, aceleração e travagem do automóvel. O posicionamento da esfera no centro do visor indica a utilização ideal da energia.


O habitáculo oferece o espaço, o conforto e a comodidade que seriam de esperar de um automóvel compacto de qualidade: versatilidade das cinco portas, lugar confortável para quatro adultos e uma bagageira com 310 a 1005 litros de capacidade, com os bancos em posição normal/rebatidos, respectivamente. A bateria está situada em posição baixa no centro do automóvel, o que permite o rebatimento dos bancos traseiros até à horizontal.

Equipamento vasto do Opel Ampera

Equipamento vasto: opções avançadas de informação e entretenimento

Para além da climatização com comando electrónico e do rádio com comandos no volante, está disponível um sistema de som Bose® de alta fidelidade em conjunto com um sistema de navegação.


O sistema de som Bose® da série Energy Efficient foi desenhado para ir ao encontro das maiores exigências em qualidade de som, mas consumindo menos 50 por cento de energia que um sistema convencional de categoria idêntica. Inclui um amplificador hi-fi com seis altifalantes e um sub-woofer; um disco rígido de 60 GB com 30 GB de capacidade de armazenamento de música; navegação por satélite com orientação dinâmica em tempo real; comandos no volante; reconhecimento de voz e conectividade de telefone mãos-livres Bluetooth.


O sistema de aquecimento eléctrico do habitáculo e de ar condicionado, integrando aquecimento dos bancos dianteiros, assegura conforto através de um vasto leque de programações. O Ampera disponibiliza três regulações principais de climatização – Ventilador, Eco ou Conforto – que ajustam o efeito do sistema de climatização na autonomia eléctrica ou na economia de combustível.


Chassis desenvolvido para as exigências europeias

Apesar de se constituir, de uma série de pontos de vista, como um automóvel revolucionário, o Ampera comporta-se como uma berlina dinâmica de afinação precisa. Desenvolvido pelos engenheiros da Opel em Rüsselsheim, o chassis do Ampera possui características que foram ajustadas às expectativas de clientes exigentes.


A suspensão dianteira é composta por conjuntos mola/amortecedor McPherson com braços de comando inferiores e casquilhos hidráulicos. A suspensão traseira semi-independente apresenta um eixo de torção composto (barra de torção) que combina as vantagens de economia de espaço com o baixo peso e o controlo constante do camber das rodas.


O sistema de direcção de pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável, incorpora componentes ZF de elevada qualidade. Dispõe de dois pinhões, um para manobrar e outro para acrescentar assistência conferindo progressividade à direcção.


O avançado sistema de travagem, com regeneração, maximiza a energia produzida durante a travagem. A travagem regenerativa é maximizada através do motor eléctrico. Recarrega a bateria e acciona os travões de fricção quando o pedal é accionado com mais força – tudo isto de forma imperceptível para o condutor.


Máxima segurança passiva

A estrutura do Ampera garante um excelente nível de rigidez e de comportamento em caso de colisão. Foram realizados mais de 50 testes de colisão a várias velocidades durante o desenvolvimento dos sistemas de segurança do Ampera, incluindo impactos frontais, laterais e traseiros, bem como capotamentos.


Foram também efectuados múltiplos testes destinados a garantir a segurança do sistema de bateria de iões de lítio, incluindo a sua estanquidade para enfrentar estradas molhadas ou inundadas. Numa emergência, a bateria pode ser facilmente desligada pelos serviços de assistência em estrada.


O Ampera é produzido na fábrica da General Motors de Hamtramck, em Detroit. A bateria provém da unidade de montagem de baterias da GM em Brownstown, próximo de Detroit, a primeira fábrica do género construída nos EUA por um grande construtor automóvel.