Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

OPEL/VAUXHALL ADERE A INICIATIVA PARA
A MOBILIDADE A HIDROGÉNIO NO REINO-UNIDO.

23/Jan/2012

  • Programa UK H2 Mobility prevê a criação de infraestruturas de hidrogénio na Grã-Bretanha;
  • Opel/Vauxhall partilha experiências bem sucedidas dos testes de pilha de combustível que está a realizar na Europa em condições reais.
Iniciativa para a mobilidade a hidrogénio no Reino-Unido

A Opel/Vauxhall vai conjugar esforços com a iniciativa UK H2 Mobility no sentido de promover a produção e utilização de veículos alimentados a hidrogénio na Grã-Bretanha. O programa UK H2 Mobility tem em preparação um plano de ação orientado para tornar o Reino Unido líder a nível global no campo dos veículos alimentados a hidrogénio. A iniciativa, apoiada pelo governo britânico e pela indústria local, surge para a Opel/Vauxhall em complemento aos testes que está a levar a cabo com automóveis a pilha de combustível a hidrogénio em condições de utilização real na Alemanha, no âmbito do programa Clean Energy Partnership (CEP).


Os parceiros industriais que integram o projeto britânico vão desde empresas ligadas à energia e a infraestruturas, bem como fabricantes de automóveis. O objetivo a longo prazo é tornar viável a mobilidade a hidrogénio, tendo em vista a redução das emissões de carbono e proporcionando simultaneamente benefícios económicos. O grupo UK H2 Mobility deverá elaborar um documento no final do ano como orientação para o arranque comercial a partir de 2014.


Na assinatura do memorando de entendimento entre o governo britânico e os 13 representantes da indústria, o diretor da Vauxhall para os Assuntos Governamentais, Bill Parfitt, afirmou: «No seguimento do foco que a Opel/Vauxhall tem colocado no desenvolvimento da pilha de combustível a hidrogénio, o sucesso do lançamento de automóveis com esta tecnologia está agora dependente da disponibilidade do hidrogénio na vida real, junto do consumidor. Por isso, aplaudimos esta iniciativa oportuna para estabelecer uma estratégia adequada ao desenvolvimento futuro da tecnologia do hidrogénio no Reino Unido e que reúne vários parceiros sob a égide do governo.»


Os automóveis a pilha de combustível possuem todas as vantagens dos veículos elétricos convencionais, acrescendo a vantagem de poderem ser reabastecidos com maior rapidez e terem grande autonomia. O investimento da Opel/Vauxhall nesta nova tecnologia tem mais de uma década.


A frota de testes de automóveis a hidrogénio da Opel/Vauxhall conta agora com 30 protótipos a circular na Alemanha. No conjunto, a frota global da Opel/Vauxhall de testes com este tipo de veículos integra mais de uma centena de protótipos que são utilizados diariamente em condições reais, tendo acumulado desde 2008 cerca de três milhões de quilómetros percorridos. Estes testes colocam a Opel/Vauxhall numa posição privilegiada em matéria de conhecimento alargado sobre a mobilidade a hidrogénio. A Opel/Vauxhall prevê que a tecnologia esteja pronta para lançar no mercado em 2016.


A Opel/Vauxhall é pioneira em tecnologias de propulsão alternativa que, para além de automóveis alimentados a hidrogénio, ainda contempla fontes como a eletricidade, o gás natural comprimido (GNC) e o gás petrolífero liquefeito (GPL). No programa da Opel para a mobilidade elétrica o destaque vai para o revolucionário Ampera, o primeiro automóvel elétrico que pode ir a qualquer lado em qualquer altura, recém-nomeado finalista para o título europeu de Carro do Ano de 2012.


O Reino Unido é amplamente considerado como um dos países com grande potencial para o desenvolvimento de tecnologias para veículos de emissões ultra-baixas.