Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Sete estreias mundiais da Opel no Salão de Frankfurt.

Sete estreias mundiais da Opel no Salão de Frankfurt: do Insignia OPC ao "Monza Concept".

2/Set/2013

  • Nova estrela entre as berlinas de performance: Opel Insignia OPC no palco do IAA;
  • Lazer sofisticado: nova família do Insignia inclui versão Country Tourer;
  • O futuro: ‘Monza Concept’ antecipa novo design e mais conetividade automóvel;
  • Personalização: ADAM está ‘mais ligado’ com versões Black Link e White Link;
  • Classe superior: Novos motores combinam mais refinamento e potência com consumo inferior
Sete estreias mundiais da Opel no Salão de Frankfurt

A Opel prepara o futuro e apresenta sete novidades em estreia mundial no 65.º Salão Internacional do Automóvel (IAA) de Frankfurt, patente ao público entre 12 e 22 de setembro. Num stand com área superior a 3200 m2, o fabricante de Rüsselsheim mostrará o novo Opel Insignia OPC, que tem evoluções ao nível do chassis, visual renovado e um novo sistema de infoentretenimento. O motor 2.8 V6 Turbo de 325 cv, com binário máximo de 435 Nm, acelera o topo de gama da Opel de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Para além da versão OPC o renovado Insignia mostra toda a gama, desde o Country Tourer às variantes hatchback, notchback e Sports Tourer, exibindo todos um novo design, um sistema de informação e entretenimento inovador e os melhores motores da sua classe.

 

Noutra área, com a estreia do ‘Monza Concept’ – o protótipo que constitui a visão da Opel para uma mobilidade mais conectada e eficiente – a marca mostra ao público como irá ser a mobilidade do futuro. Ao mesmo tempo, a Opel demonstra aquilo que os seus modelos mais modernos têm para oferecer ao nível de modelos inovadores e novas soluções de infoentretenimento, como os ADAM Black Link e White Link. O foco está também em novas gerações de motores. Em Frankfurt o fabricante revela o novo motor 1.6 SIDI turbo de 200 cv para o descapotável Cascada e a nova família de motorizações a gasolina de baixa cilindrada, a par de uma nova caixa de seis velocidades.

 

«Temos produtos muito competitivos que recolocarão a Opel na senda do sucesso. E mostramos conceitos inovadores que apontam a direção do futuro do automóvel. Com a nossa vasta série de modelos e tecnologias capazes de definir tendências, estamos agora melhor posicionados do que nunca», adianta o CEO da Opel, Karl‑Thomas Neumann.

Novo Insignia OPC

Novo Insignia OPC: estreia mundial da versão de performance do topo de gama

Com 325 cv de potência e 435 Nm de binário máximo, o Insignia OPC é o modelo cimeiro da Opel no capítulo da performance. Faz a sua estreia no IAA com um novo visual.

 

O novo estilo da dianteira e da traseira, onde continuam a pontuar elementos de design da linha OPC como os “dentes de sabre” à frente e a dupla saída de escape integrada na retaguarda, tornam esta variante ainda mais elegante.

 

O chassis do Insignia OPC surge com novas evoluções, destacando-se a ponte traseira revista – tal como nos restantes membros da família do novo Insignia –, onde cerca de 60 por cento dos componentes foram modificados pelos engenheiros. Além disso, os níveis de ruído e vibrações foram melhorados com variadas medidas de aperfeiçoamento. O novo software do sistema ESP permite obter uma dinâmica ainda mais apurada, em especial na reação às tendências de subviragem. A reprogramação do software do sistema FlexRide de controlo eletrónico da suspensão otimiza a dinâmica do Insignia. As regulações específicas dos modelos OPC permitem respostas mais rápidas e precisas em diferentes manobras e condições de estrada. O Insignia OPC acelera de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos (Sports Tourer: 6,3 segundos) e pode atingir a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Na versão que não possui este limite de velocidade, o OPC com caixa manual alcança uma velocidade máxima de 270 km/h (Sports Tourer: 265 km/h). O sistema de travagem Brembo de alta performance garante uma desaceleração rápida com o máximo de estabilidade, mesmo em utilização muito intensiva.

 

O habitáculo do OPC tem um ambiente vincadamente desportivo. Os bancos Recaro, disponíveis em couro e com função de memorização, o punho da alavanca da caixa e o painel de instrumentos principal e a consola central totalmente novos transmitem, no seu conjunto, o elevado nível de sofisticação deste automóvel. Além das informações habituais, o painel do Insignia OPC mostra dados como a pressão e a temperatura do óleo, a tensão da bateria, posição do acelerador, a força de travagem e a aceleração lateral em curva, num ecrã de 8 polegadas.

 

O novo volante (com aquecimento, em opção) integra patilhas de comando da caixa de velocidades quando o modelo está equipado com transmissão automática. Este tipo de comando permite ao condutor selecionar mudanças manualmente, de forma extremamente rápida, mesmo em modo automático. Quando as patilhas não são utilizadas durante pelo menos 12 segundos, o veículo circula normalmente em modo automático. Assim, o novo Insignia OPC combina comodamente as vantagens dos modos de condução manual e automático.

Novo Insignia e Insignia Sports Tourer

Novo Insignia e Insignia Sports Tourer: revolução na informação e entretenimento

O novo Opel Insignia cumpre a sua estreia mundial no Salão de Frankfurt com três versões de carroçaria: quatro portas, cinco portas (não disponível no mercado português) e station wagon Sports Tourer. O renovado modelo topo‑de‑gama da Opel sobressai com um estilo interior e exterior ainda mais atraente, que eleva a premiada filosofia de design da marca (“arte escultural aliada à precisão alemã”) a um novo patamar. O destaque especial vai para a introdução de um sistema de informação e entretenimento de nova geração, capaz de integrar muitas funções de telefones inteligentes e podendo ser utilizado de forma simples e intuitiva por intermédio de um ‘touchpad’, ou de um ecrã táctil, ou de comandos do volante, ou ainda de comando vocal.

 

A Opel reviu também a gama de motores para o Insignia. Sob o capô destaca-se um ultra-eficiente motor turbodiesel 2.0 CDTI com 99 g de emissões de CO2. Este valor excecionalmente baixo coloca as versões de 120 cv e 140 cv deste motor na classe de eficiência energética A+ na Alemanha. Na variante de quatro portas com caixa manual de seis velocidades e função “Start/Stop”, ambas as versões de potência consomem apenas 3,7 l de gasóleo a cada 100 km no ciclo misto, emitindo apenas 99 g/km de CO2 (de acordo com a norma [CE] n.º 715/2007). Por seu turno, o Insignia Sports Tourer regista um consumo de 3,9 l/100 e emissões de 104 g/km de CO2. Assim, o Opel Insignia 2.0 CDTI torna-se no Diesel mais eficiente da sua classe.

 

Os engenheiros tornaram a carroçaria do novo Insignia ainda mais aerodinâmica. Com valores de coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd) excecionalmente baixos (0,25 e 0,28, respetivamente), o Insignia hatchback é o automóvel de cinco portas mais aerodinâmico do mundo, sendo o Sports Tourer a station wagon de produção em série mais aerodinâmica do mercado.

Opel Insignia: Country Tourer

Novo Insignia Country Tourer: a versão mais preparada para a aventura

A terceira estreia mundial da Opel é o Insignia Country Tourer. Enquanto a congénere Sports Tourer será uma elegante station wagon para a vida familiar e profissional, o novo Insignia Country Tourer deixa perceber alguma aptidão para a aventura. Está preparado para algumas incursões em todo‑o‑terreno, graças a uma altura ao solo mais elevada, permitindo superar barreira que o espaço urbano e as estradas de asfalto não colocam. O Insignia Country Tourer possui elementos específicos como proteções sob a carroçaria à frente e atrás, combinadas com arcos de rodas mais salientes e revestimento especial da parte inferior da carroçaria, todos eles complementados por um sistema de escape duplo. O avançado sistema de tração integral garante aderência e maneabilidade extras em quaisquer condições de condução. Esta nova variante Insignia pode ser equipada com potentes motorizações sobrealimentadas, como o 2.0 SIDI Turbo com injeção direta, de 250 cv, ou o motor 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv, ambos capazes de gerar um elevadíssimo binário máximo de 400 Nm.

Monza Concept

‘Monza Concept’: Concept-car visionário mostra a mobilidade do futuro

Com linhas especialmente elegantes e tecnologia inédita, nomeadamente ao nível da conceção modular de sistemas de propulsão sustentáveis por excelência, o Opel ‘Monza Concept’ é estilo e eficiência ultramoderna sobre quatro rodas.

 

Este concept‑car visionário faz também a sua estreia mundial no IAA, mostrando ao público o que a Opel está a projetar para o futuro.

 

O desenvolvimento da próxima geração de modelos da Opel está centrado na conetividade e na eficiência. Assim, o ‘Monza Concept’ constitui uma interessante antevisão daquilo que a marca tem nos planos. Para espelhar maior eficiência, este protótipo apresenta uma evolução da atual filosofia de design da Opel “Arte escultural aliada à precisão alemã”. Mais do que formarem um porte musculado, os contornos da carroçaria são suaves e elegantes. Em termos de conetividade, o ‘Monza Concept’ oferece possibilidades que representam um enorme salto no domínio do desenvolvimento de sistemas de informação e entretenimento. Todas as informações são mostradas através de uma inovadora tecnologia de projeção embutida num painel de instrumentos que se estende de porta a porta – uma novidade absoluta no setor automóvel. Igualmente revolucionária é a conceção modular do ‘Monza Concept’, que maximiza a flexibilidade na escolha dos sistemas de propulsão.

Opel ADAM

ADAM, o campeão da personalização, com mais escolhas e melhor conetividade

Com estilo original, o ADAM não é apenas o expoente máximo da personalização, mas também o citadino com melhor conetividade no mercado. Isto é de novo demonstrado pelas versões especiais Black Link e White Link, que possuem de série o sistema de infoentretenimento IntelliLink e o controlo por voz Siri Eyes Free. Ambos fazem a estreia no Salão de Frankfurt. Serão produzidos em série limitada de 2000 unidades e possuirão uma aparência inspirada em dispositivos de comunicação móvel, com superfícies lacadas a negro ou branco e aplicações em alumínio escovado. Estes ADAM são especialmente atraentes pela conjugação perfeita entre sistemas de comunicação ultramodernos e design guiado pelo lado técnico.

 

A Opel planeia, nos próximos meses, reforçar a posição do ADAM de líder em personalização. Novas cores de carroçaria e tejadilho, novos desenhos de jantes e novos elementos decorativos aumentam também as possibilidades de personalização. No interior, o ADAM brilha com novas cores e desenhos para o painel de instrumentos, a consola central e as portas, bem com novos estofos para os bancos e mais forros para o teto do habitáculo. Todas estas novidades aumentam grandemente as possibilidades de personalização, permitindo que os clientes do ADAM componham o automóvel com que sonharam.

Motor 1.0 SIDI turbo de 85 kW/115 cv

Motor 1.0 SIDI turbo de 85 kW/115 cv: Novos padrões com três cilindros

Com três novas famílias de motores e o lançamento de 13 novas unidades motrizes até 2016, a Opel prepara-se para renovar a maior parte da gama de motorizações. O novo motor tricilíndrico 1.0 SIDI Turbo (SIDI: ignição por faísca e injeção direta) com 115 cv de potência, mostra-se pela primeira vez ao mundo na edição deste ano do Salão de Frankfurt.

 

Este motor a gasolina produz emissões baixíssimas e vem estabelecer um novo padrão de referência em matéria de refinamento de motores de três cilindros, com níveis de ruído e vibrações que conseguem ser mais baixos que em muitos motores de quatro cilindros. O 1.0 SIDI Turbo debita ainda um elevado binário em baixo regime (166 Nm na faixa de 1800 a 4700 rpm). Fará a sua estreia, no próximo ano, no Opel Adam, acoplado a uma nova caixa manual de seis velocidades.

Opel Cascada

Cascada 1.6 SIDI turbo de 200 cv: performance a céu aberto

Pertencente a outra nova geração de motores Opel, a versão de elevada performance do novo 1.6 SIDI Turbo, com 200 cv de potência e 300 Nm de binário, faz a estreia mundial no Opel Cascada.

 

Este motor está integrado numa geração totalmente nova de propulsores de quatro cilindros de cilindrada intermédia da Opel, com injeção direta de gasolina e turbocompressor. Seguindo-se ao 1.6 SIDI Turbo de 170 cv, esta segunda versão corresponde a uma versão de performance do bloco 1.6 da Opel, sendo o expoente máximo da classe no que diz respeito a débito de binário.