Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

A Opel no Salão de Comerciais de Birmingham:
Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano.

29/Abr/2014

  • Novo modelo Vívaro tem ‘design’ apelativo e motores turbodiesel eficientes
  • Movano com novos motores: melhorias significativas em consumos e emissões
  • Segurança: controlo de estabilidade evoluído e espelho com ‘grande angular’
  • Reforço da aposta em Veículos Comerciais Ligeiros: Steffen Raschig é o novo responsável desta área na Opel
Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

A Opel levou ao Salão de Veículos Comerciais de Birmingham (29 de Abril a 1 de Maio), no Reino Unido, dois importantes destaques: a nova geração do furgão Vívaro e a nova gama do modelo Movano dotada de propulsores mais potentes e mais económicos.

 

O novo Opel Vívaro está mais prático, eficiente e apelativo do que nunca. A segunda geração Vívaro foi concebida para aliar a funcionalidade de um veículo comercial ligeiro com as características de um escritório sobre rodas, dotado de conforto e de design equiparável ao de um automóvel de passageiros.

 

As diversas versões de carroçaria são mais longas por comparação com o modelo anterior, o que permite obter maior capacidade de carga. Na cabina, assume especial destaque a avançada tecnologia de informação e entretenimento IntelliLink, com o mais recente sistema de navegação, bem como outros equipamentos que transformam rápida e facilmente o Vívaro num escritório móvel. Sob o capô surgem novos motores turbodiesel, de elevado nível de eficiência, que conseguem uma redução de consumo de combustível para apenas 5,7 l/100 km e de emissões de CO2 para 149 g/km. Estes valores passam a ser os melhores da classe, produzindo efeito sensível nos custos de operação.

Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

O Vívaro é o modelo comercial da Opel com maior sucesso e desempenha um papel importante no plano DRIVE! 2022 de crescimento da marca. Para o lançamento do Vívaro, a Opel investiu 95 milhões de euros na fábrica de Luton, no Reino Unido, e reorganizou a área de Veículos Comerciais Ligeiros. O novo responsável é Steffen Raschig.

 

Se a nova geração Vívaro promete custos de utilização mais baixos, a entrada de motores mais eficientes na gama Movano vai produzir uma renovação importante deste modelo, tornando-o ainda mais competitivo. Os novos motores Diesel possuem a mais recente tecnologia BiTurbo de dupla sobrealimentação, capaz de reduzir significativamente os consumos e as emissões, refletindo-se nos custos de utilização. Tal como o Vívaro, o Movano recebe também melhorias no capítulo da segurança. O controlo eletrónico de estabilidade (ESC) faz parte do equipamento de série, bem como um completo conjunto de sistemas de ajuda à condução onde se inclui o detalhe de um espelho de ‘grande angular’ colocado na pala de sol do lado do passageiro.

Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

«O renovado Movano consegue consumir menos 1,5 litros aos cem quilómetros e oferece mais potência. Esta eficiência acrescida representa um ganho muito apreciável em economia de utilização», afirma o novo responsável de Veículos Comerciais Ligeiros da Opel, Steffen Raschig. «Além disso, o nosso modelo tem de série equipamentos de segurança que antes faziam parte das listas de extras opcionais. A nova série Movano pode começar a ser encomendada a partir de Junho e vai oferecer maior valor do que nunca».

Motores BiTurbo a gasóleo debitam até 163 cv de potência e reduzem consumos

Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

A nova gama de motores do Movano é formada por cinco unidades 2.3 turbodiesel, passando a incluir dois BiTurbo completamente novos. Com dois turbocompressores, estes propulsores aliam a ‘performance’ à economia de combustível e às baixas emissões de CO2. O BiTurbo de 136 cv e 340 Nm consegue reduzir emissões de CO2 em oito por cento (15 gramas) para 180 g/km, também graças ao sistema Start/Stop, que é de série.

 

A variante 2.3 BiTurbo CDTI de topo, com 163 cv e 360 Nm, sobe a fasquia de potência em 13 cv e oferece mais 10 Nm de binário face à gama anterior. A redução de emissões chega a 39 g/km de CO2, reflexo do consumo de gasóleo inferior em nada menos que 1,5 l/100 km. Estes são números que resultam em poupanças importantes na utilização em estrada e na minimização do impacte no ambiente.

Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

O motor turbodiesel 2.3 da versão de entrada da nova gama Movano vê a potência aumentar 10 cv, para 110 cv. A par da outra variante 2.3 CDTI, com 125 cv, mantém inalterados os valores de consumo de gasóleo, ao mesmo tempo que oferece melhorias muito importantes em ‘performances’.

 

Registe-se que o Movano de 125 cv melhorou em algo como 3,5 segundos a recuperação de 80 a 120 km/h em sexta velocidade. No mesmo parâmetro, o 2.3 CDTI de 110 cv melhora em cinco segundos. O facto de as transmissões apresentarem uma sexta velocidade de relação mais curta contribui igualmente para estes resultados.

Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

Também nas combinações de chassis e carroçarias há novidades a assinalar.

 

Por exemplo, o furgão Movano com chassis mais longo (L4), que só estava disponível com rodado traseiro duplo, passa a oferecer também a opção de rodado simples, em qualquer uma das alturas de carroçaria.

O rodado simples proporciona diversas vantagens, nomeadamente na largura aumentada entre cavas das rodas (mais 300 mm). O veículo torna-se igualmente mais leve, o que se reflete em consumos mais baixos, e mais poupado nos custos de utilização graças ao menor número de pneus que é necessário trocar a espaços.

 

Outro fator de relevo que contribui para baixar os custos operacionais é a extensão dos intervalos entre revisões para dois anos, em toda a nova gama Movano.

Segurança é prioridade no equipamento de série

Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

A par da economia, a segurança é tão importante na renovada gama Movano como na nova geração Vívaro.

 

Todas as versões incluem no equipamento de série a mais recente geração de Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e outras tecnologias que se destinam a tornar a utilização do Movano mais fácil e mais segura.

 

É o caso do sistema de assistência ao arranque em planos inclinados, o qual aplica automaticamente os travões durante cerca de dois segundos para facilitar as manobras com ponto de embraiagem. O Programa de Estabilidade de Atrelados é mais um dispositivo de segurança, capaz de medir movimentos de oscilação e de aplicar travões de forma seletiva se a estabilidade do conjunto estiver em causa. Finalmente, o controlo de tração melhorado permite que o Movano enfrente pisos escorregadios com redobrada confiança.

Estreias mundiais do novo Vívaro e da renovada gama Movano

Também com o objetivo de simplificar a condução, tornando-a mais segura, os Movano passam a oferecer um grande espelho convexo colocado na pala de sol do lado do passageiro. Este espelho proporciona ao condutor um ângulo de retrovisão alargado, que inclui o chamado ‘ponto cego’ do lado direito.

 

Na qualidade de ‘escritório móvel’, o Movano oferece ainda um sistema de informação e entretenimento com sistema mãos-livre Bluetooth e dupla entrada de USB.