Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Opel apresenta quatro estreias mundiais no Salão de Paris.

24/Set/2014

  • Quinta geração do ‘bestseller’ Corsa inicia produção antes do final do ano
  • ADAM S com motor 1.4 Turbo de 150 cv consegue superar os 200 km/h
  • Sofisticado turbodiesel 2.0 CDTI de 170 cv vai dar novo fôlego ao Insignia
  • Economia e dinâmica: Mokka recebe o turbodiesel 1.6 CDTI da nova geração
Quinta geração do ‘bestseller’ Opel Corsa inicia produção antes do final do ano

A Opel tem presença destacada no Salão Mundial do Automóvel de Paris (4 a 19 de Outurbo), onde revela quatro novidades mundiais.

 

A nova geração Corsa concentra, sem dúvida, a maior parte das atenções, mas a marca alemã desvenda também a versão mais desportiva da gama ADAM, o novo motor 2.0 CDTI de 170 cv que vai passar a equipar o Insignia, e o Mokka turbodiesel que contará com o 1.6 CDTI da nova geração de motores da Opel.

 

«Estas quatro estreias comprovam a consistência do caminho que estamos a seguir na renovação dos nossos modelos e motores», afirma o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann. «O novo Corsa e o novo ADAM S são produtos atraentes que vêm completar a nossa oferta, ao mesmo tempo que continuamos a lançar motores avançados que estão na linha da frente da atual tecnologia Diesel».

Corsa reforçado com tecnologia avançada

Quinta geração do ‘bestseller’ Opel Corsa inicia produção antes do final do ano

A quinta geração Corsa surge com habitáculo totalmente novo, onde sobressaem conceitos inovadores de qualidade e de espaço, e onde é possível encontrar a mais recente tecnologia de infoentretenimento e múltiplos sistemas de assistência à condução. A segunda geração da câmara Opel Eye, com funções de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Aviso de Saída de Faixa, Comutação Automática Médios/Máximos, Indicador da Distância para o Veículo da Frente e Alerta de Colisão Dianteira, eleva o patamar de segurança a níveis inéditos nesta classe de automóveis.

 

Além da qualidade e da sofisticação do habitáculo, outras grandes novidades do Corsa são o motor 1.0 Turbo de três cilindros, a caixa manual de seis velocidades, a nova configuração da suspensão e a direção otimizada para garantir elevados níveis de conforto e precisão. O novo 1.0 Turbo ECOTEC, com injeção direta de gasolina, é um expoente em eficiência e já cumpre a futura norma de emissões Euro 6. À saída da fábrica, este evoluído motor está disponível em duas variantes, com potência diferentes: 90 cv e 115 cv. Ambos alcançam um binário máximo de 170 Nm logo a partir das 1800 rpm. A quinta geração Corsa foi concebida para dar continuidade ao percurso bem sucedido do modelo ao longo de 32 anos num segmento tão competitivo como o dos utilitários. A produção inicia-se no final deste ano nas fábricas de Saragoça, em Espanha, e Eisenach, na Alemanha.

O mais dinâmico dos ADAM tem letra ‘S’

Opel ADAM S com motor 1.4 Turbo de 150 cv

O ADAM S adota um visual discreto para um desportivo mas não esconde a vocação dinâmica.

 

O motor 1.4 Turbo ECOTEC confere-lhe carácter de elevadas ‘performances’, no que é acompanhado por um chassis que recebeu novas afinações e por um sistema de travagem especial desenvolvido pelo Opel Performance Center.

 

Com potência máxima de 150 cv e binário de 220 Nm, a nova versão especial do motor 1.4 Turbo ECOTEC do ADAM S tem potência específica superior a 100 cv/litro, estando conjugada com uma caixa manual de seis velocidades. O ADAM S acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e consegue uma velocidade máxima superior a 200 km/h. O carácter desportivo está patente no exterior, com saias laterais e ‘spoiler’ traseiro, bem como no interior, onde podem ser colocados bancos ‘bacquet’ Recaro.

 

O ADAM S está equipado de série com o elogiado sistema de informação e entretenimento IntelliLink, que permite integrar funções e aplicações de dispositivos móveis ‘inteligentes’. O dispositivo é totalmente compatível com sistemas operativos Android e Apple iOS, o que permite aos condutores permanecerem ligados ao exterior com tecnologia que é simples de utilizar.

 

O ADAM S estará disponível a partir do início de 2015.

Novo 2.0 CDTI de 170 cv: eficiência maximizada

Novo turbodiesel 2.0 CDTI da Opel para o Zafira Tourer e Insignia

Com chegada agendada para o início de 2015, o novo turbodiesel 2.0 CDTI da Opel preenche exigentes requisitos no capítulo da eficiência.

A potência máxima de 170 cv e o elevadíssimo binário de 400 Nm são valores que falam por si.

 

Este motor substitui o atual 2.0 CDTI de 163 cv e vai equipar o topo de gama Insignia, bem como o monovolume de sete lugares Zafira Tourer, oferecendo mais potência e binário, ao mesmo tempo que reduz consumo e emissões.

 

Igualmente importantes são o silêncio e a suavidade de funcionamento. A nova cabeça em alumínio e um novo sistema de injeção direta de elevada pressão contribuem decisivamente para este desempenho.

 

Desenvolvida a pensar na eficiência, a nova geração de propulsores a gasóleo da Opel já cumpre a norma de emissões Euro 6. Na verdade, o novo 2.0 CDTI apresenta um funcionamento tão limpo quanto o de um motor a gasolina.

 

O sistema da Opel de redução catalítica seletiva (SCR) com BlueInjection assegura o cumprimento da norma de emissões Euro 6. O BlueInjection é um sistema de tratamento de gases de escape capaz de eliminar óxidos de azoto (NOx). Recorre a minúsculas injeções de AdBlue® - uma mistura não nociva de ureia e água - no fluxo de gases de escape, logo após o filtro de partículas e antes da panela de redução catalítica do SCR. A solução converte-se de imediato em amónia (NH3) que é absorvida pelo catalisador SCR. Os óxidos de azoto presentes no fluxo de gases são seletivamente reduzidos a inofensivo azoto e a vapor de água através da reação química com a amónia.

Novo 1.6 CDTI agora também no Mokka

Novo motor 1.6 CDTI do Opel Mokka

O modelo Mokka recebe o turbodiesel intermédio da nova geração de motores da Opel, na variante mais potente de 136 cv.

 

Esta unidade compacta e muito silenciosa, construída em alumínio, substitui o 1.7 CDTI, oferecendo mais 6 cv e mais 20 Nm de binário. Isso permite ao Mokka superar os 190 km/h.

A versão de 136 cv atinge uma elevada potência específica de 85 cv/litro, facto que não tem rival no segmento.

 

Com menor cilindrada e tecnologia mais evoluída, o novo 1.6 CDTI apresenta consumos de combustível reduzidos. Com caixa manual de seis velocidades e sistema Start/Stop, ambos de série, o Mokka 1.6 CDTI precisa de apenas 4,1 l para percorrer 100 km em ciclo misto, emitindo apenas 109 g/km de CO2. Isto representa quase menos 0,5 l/100 km e menos 11 g/km de CO2 por comparação com o anterior 1.7 CDTI.

 

O motor da nova geração cumpre a norma de emissões Euro 6 graças a tecnologia sofisticada como a turbina de geometria variável e a injeção direta ‘common rail’ de alta pressão. Recorrendo a múltiplas simulações em CAE (Computer Aided Engineering), os engenheiros conseguiram conceber um motor que se destaca pela positiva também em áreas como o ruído, as vibrações e o refinamento.