Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

A estreia mundial da nova geração Opel Astra

A Opel no Salão Internacional de Frankfurt 2015

2/Set/2015

  • Novo Astra e Opel OnStar: o futuro no segmento dos ‘compactos’
  • Opel OnStar garante assistência permanente em viagem e em caso de emergência
  • Integração de ‘smartphones’: novo IntelliLink com Apple CarPlay e Android Auto
  • Há 50 anos, a Opel apresentava em Frankfurt o Kadett B
Novo Opel Astra

O novo Opel Astra tem estreia mundial na edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, que abre portas já no dia 17 de setembro. Este modelo representa um enorme salto qualitativo no segmento dos familiares compactos no que diz respeito a eficiência, conectividade e equipamentos ‘premium’, tudo isso envolto num novo ‘design’ mais elegante que nunca.

 

Subordinado ao tema “Galáxia Astra”, o ‘stand’ da Opel cobre 3300 metros quadrados e está centrado na primeira exposição da nova geração do importante e bem sucedido modelo Astra.

 

O ‘peso leve’ Astra foi criado a partir de uma folha em branco e surge com motores da mais recente geração.

Oferece inúmeros equipamentos de segurança e de conforto que não têm paralelo, ou nem sequer existem, neste segmento de mercado. É o caso dos faróis de matriz de LED IntelliLux, tecnologia que antes só estava disponível em segmentos de luxo.

 

O Astra é também o primeiro modelo novo da Opel a equipar-se com o Opel OnStar logo a partir do lançamento. Este sistema de assistência em viagem e apoio em caso de emergência garante contacto com um centro de comando onde os operadores estão a postos para dar assistência 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

O novo Astra estreia também a nova geração do sistema de infoentretenimento IntelliLink, que permite a integração de funções de telefones ‘inteligentes’ através do Apple Car Play e do Android Auto.

Novo Opel Astra

«O Astra conduz a Opel a uma nova era. Há dois anos, em Frankfurt, apresentámos o protótipo Monza Concept, um estudo sobre eficiência e conectividade. Agora damos a conhecer a nossa novíssima geração Astra, que integra várias tecnologias daquele protótipo. O Astra está mais eficiente, mais leve e mais confortável que nunca. Com a nova geração IntelliLink e o Opel OnStar, eleva os familiares compactos a um novo patamar em termos de conectividade e integração de telemóveis», afirma o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann.

Novo Astra é salto quântico no segmento dos ‘compactos’

Novo Opel Astra

Mais leve, mais económico, mais ágil e mais confortável - assim se define o novo Opel Astra, que é a 11ª geração da linhagem da marca alemã no segmento dos familiares compactos.

 

O novo Astra recebe tecnologias avançadas provenientes do protótipo Monza Concept, apresentado no Salão de Frankfurt em 2013 como um estudo sobre eficiência em que cada componente tinha sido realizado à luz desse princípio. O novo Astra segue a mesma filosofia. Dependendo da versão, pode ser até 200 kg mais leve que o modelo anterior, sobretudo graças ao tipo de construção da sua nova arquitetura. O menor peso traduz-se diretamente em melhor dinâmica e em conforto acrescido.

 

A gama de motores que equipa o novo Astra é exclusivamente formada por unidades da mais recente geração de motores Opel, os quais desempenham um papel importante na dinâmica de referência do novo modelo alemão. O leque de potências vai de 95 cv a 200 cv, abrangendo opções turbodiesel e a gasolina, com cilindradas até 1,6 litros. Estes propulsores aliam elevada eficiência - centrada na economia e na capacidade de resposta - à suavidade e ao silêncio de funcionamento. Um dos destaques no capítulo das motorizações vai para a estreia absoluta do 1.4 Turbo ECOTEC de injeção direta, construído em alumínio. Apresenta-se em duas versões, com 125 cv e 150 cv, conseguindo debitar 245 Nm de binário máximo. O consumo médio da versão mais económica é de apenas 4,9 l/100 km (114 g/km de CO2). O tricilíndrico 1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta, que debita 105 cv, é a opção mais económica na linha de motores a gasolina, com consumo médio tão baixo como 4,2 l/100 km (96 g/km de CO2). No lado dos turbodiesel surgem três versões do 1.6 CDTI, com 95 cv, 110 cv e 136 cv. Todas apresentam níveis de emissões abaixo de 100 g/km e a mais económica reduz o consumo de gasóleo a apenas 3,4 l/100 km e as emissões de CO2 a 90 g/km.

 

A eficiência é também mote na área do ‘design’. A nova evolução da filosofia de ‘design’ da Opel dá ao modelo uma aparência mais elegante e esguia. À frente, destaca-se a barra dupla na grelha, que flui sem separações para os novos faróis de matriz de LED. A assinatura de ‘design’ porventura mais inesperada surge no pilar C, que cria a impressão de um tejadilho flutuante, desligado da carroçaria, ao mesmo tempo que alonga e baixa visualmente o automóvel. Com um comprimento total de 4,37 metros, o novo Astra é quase 5 centímetros mais curto que o antecessor, ao mesmo tempo que a altura foi reduzida em 2,5 centímetros, para 1,48 metros. Com esta carroçaria mais esguia, o novo Astra exibe um notável coeficiente aerodinâmico Cd de apenas 0,285.

Mais pequeno por fora, maior por dentro

Novo Opel Astra

Aos engenheiros da Opel cabe o mérito de terem feito, com sucesso, a quadratura deste círculo. Por comparação com o anterior modelo, os passageiros de trás ganham nada menos que 35 milímetros de espaço para pernas. E o habitáculo também ganha em eficiência, nomeadamente com a redução de teclas na consola central (muitas funções passam a ser comandadas através do grande ecrã tátil do IntelliLink). O sistema IntelliLink está colocado no topo da consola central, bem ao alcance da vista e da mão direita do condutor.

 

O novo Astra inova igualmente nas tecnologias de conectividade, conforto e segurança. Este é o primeiro modelo novo da Opel a disponibilizar, logo desde o lançamento, os serviços de assistência em viagem, e de apoio em caso de emergência, associados ao sistema Opel OnStar. Por seu turno, o sistema de infoentretenimento IntelliLink estreia duas novas versões que permitem a integração de funções de ‘smartphones’ através do Apple CarPlay e do Android Auto.

 

Outra inovação de especial destaque são os faróis IntelliLux de matriz de LED, que constituem a mais recente tecnologia em iluminação e são estreia absoluta no segmento pela mão do novo Astra. Estes faróis funcionam em ‘máximos’ permanentes, sem encandear os outros utilizadores da estrada.

 

O Astra oferece ainda evoluídas funções de assistência à condução, as quais assentam na câmara dianteira Opel Eye: o reconhecimento de sinais de trânsito (agora mais preciso e alargado); uma nova função de manutenção de faixa de rodagem (com correção automática da direção); e alerta de colisão iminente com travagem autónoma; entre muitos outros. A nova geração de bancos certificados pela associação alemã de especialistas em ergonomia AGR passa a oferecer uma combinação única de regulação do apoio lateral, massagem nas costas, ventilação e memórias de posicionamento.

Ligação permanente Opel OnStar

Novo Opel Astra com Opel OnStar

O novo Astra representa uma nova era para a Opel e constitui um avanço importantíssimo em conectividade do automóvel com o mundo exterior.

 

O Opel OnStar garante serviços permanentes de apoio em viagem e em caso de emergência. O sistema está a ser progressivamente integrado em toda a gama de modelos da Opel. A marca disponibiliza desde já estes serviços em 13 países europeus, incluindo Portugal, alargando-os em breve a outros mercados.

 

O Opel OnStar assegura um vasto leque de importantes serviços, desde a resposta automática em caso de acidente ao apoio 24 Horas em caso de emergência, passando por assistência em viagem, assistência em caso de roubo do veículo, e ligação Wi-Fi 4G à Internet. Os serviços OnStar são gratuitos no primeiro ano de utilização após o registo.

 

O Opel OnStar faculta contacto direto com um operador, 24 horas por dia, 365 dias por ano, bastando premir uma tecla. O centro de comando identifica o idioma do condutor através das configurações do sistema de infoentretenimento do automóvel. O utilizador pode ainda recorrer à aplicação de ‘smartphone’ MyOpel para efetuar várias operações à distância, como a recolha de informação sobre o estado do veículo, a localização do automóvel ou o fecho ou abertura do sistema centralizado de fechaduras. O Opel OnStar é, exclusivamente, um serviço de assistência e de emergência, sem qualquer função de monitorização. O utilizador pode premir a tecla ‘Privacidade’, ‘mascarando’ a localização do veículo. Mas se ocorrer o despoletamento de um ‘airbag’ essa máscara é automaticamente levantada, já que a prontidão da assistência passa a merecer prioridade.

Inovação há 50 anos

Novo Opel Astra

Tornar tecnologia mais acessível a um leque cada vez mais alargado de pessoas - esta missão têm longa tradição na Opel. Há exatamente 50 anos - meio século antes da estreia do Astra mais eficiente de sempre - a Opel fez sensação em Frankfurt ao apresentar o Kadett B, modelo que se pode considerar o precursor do Astra moderno.

 

O primeiro ‘compacto’ novo da Opel após a II Guerra Mundial teve sucesso imediato. A gama era composta por três variantes de carroçaria: berlinas de duas e quatro portas, ‘station wagon’ CarAvan, e um elegante coupé. Nos anos seguintes, foram comercializados 2,6 milhões de unidades. E o carisma do modelo viria a aumentar com uma carreira de sucesso em provas de rali.