Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

O novo Opel Insignia Grand Sport

7/Dez/2016

  • Aerodinâmica referencial na elegância de um grande ‘coupé’
  • Peso baixa 175 quilogramas face ao anterior modelo
  • Novo sistema de tração integral com vectorização de binário
  • Nova caixa automática de oito velocidades
  • Nova geração de faróis IntelliLux LED® e Câmara 360º
  • Bancos ergonómicos AGR e aquecimento disponível em quatro lugares
  • Opel OnStar passa a incluir serviço de “Assistente Pessoal”
  • Estreia mundial no Salão de Genebra, em março de 2017
Opel Insignia Grand Sport

A designação Grand Sport que a Opel escolheu para a nova geração Insignia diz muito sobre as opções que o fabricante alemão seguiu, tanto na forma como no conteúdo, para criar o seu novo topo de gama. A Opel concebeu o novo Insignia Grand Sport sobre uma arquitetura completamente nova, com longa distância entre eixos. Deu forma a uma carroçaria com proporções inéditas na marca, permitindo desde logo realizar um habitáculo mais espaçoso e desenhar linhas especialmente elegantes que se traduzem, entre outros, em aerodinâmica referencial nesta classe de veículos. O novo Insignia Grand Sport não parece apenas mais dinâmico - é, na verdade, mais dinâmico. Tal como no processo de desenvolvimento do Astra, a palavra de ordem para os engenheiros foi “eficiência”. E o resultado, uma vez mais, é notável.

 

O recurso a materiais leves e a aplicação dos mais modernos conceitos de ‘packaging’ deram um contributo importante para alcançar uma poupança de peso da ordem de 175 kg, permitindo que tecnologias de topo como a ultramoderna tração integral com vectorização de binário, ou a nova caixa automática de oito velocidades, façam valer todo o seu potencial.

Opel Insignia Grand Sport

O novo Opel Insignia Grand Sport está dotado de uma série de novas tecnologias que tornam a condução realmente mais segura e mais confortável do que antes. Sistemas como a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED®, o alerta de saída de faixa com correção autónoma da direção, o ‘head-up’ display e a câmara 360º, a par de equipamentos de conforto como os bancos ergonómicos certificados pela AGR, o aquecimento dos bancos da frente e de trás, ou o para-brisas aquecido, para mencionar apenas alguns dos dispositivos mais avançados, são exemplos da sofisticação da nova geração Insignia. Na linha do que a Opel tem implementado nos seus produtos mais recentes, a conectividade digital com o exterior está na ordem do dia, através de sistemas de informação e entretenimento de topo, nomeadamente o IntelliLink e o Opel OnStar. Com o lançamento do novo Insignia, o OnStar passa a incluir um novo serviço de “Assistente Pessoal” na vasta lista. No novo topo de gama da Opel, até a segurança dos peões sobe vários patamares graças à instalação de um capô ativo em alumínio, que surge pela primeira vez num Opel.

 

«Com o Insignia Grand Sport, a Opel dá um novo e importante passo em frente. Integrámos na nova geração Insignia todas as virtudes do bem sucedido irmão Astra e elevámo-las vários níveis. Nenhum outro automóvel neste segmento de mercado consegue apresentar tantas novas tecnologias como o novo Insignia. Com isso, e com uma excecional combinação de elegância e eficiência, o nosso novo topo de gama atinge patamares mais altos. Trata-se de um Grand Sport na verdadeira e melhor aceção do termo», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.

 

Com estreia mundial marcada para o próximo Salão de Genebra, em março de 2017, o novo Insignia Grand Sport sucede ao ‘best seller’ Insignia da primeira geração, eleito Carro do Ano em 2009, do qual foram vendidas mais de 900 mil unidades.

Inspiração no ‘Monza Concept’

Opel Insignia Grand Sport

Logo à partida, o Opel Insignia Grand Sport é eficiente em todas as vertentes. Não é por acaso que o largamente elogiado protótipo Monza Concept serviu de inspiração no desenho do interior e do exterior. Mantendo o comprimento total praticamente inalterado face ao modelo anterior, a nova geração consegue reduzir peso em cerca de 60 quilogramas só na carroçaria. No total, dependendo das versões, o novo Insignia pesa até menos 175 kg por comparação com o anterior. Os ‘designers’ baixaram a altura do modelo em 29 milímetros e aumentaram as vias em 11 mm. As projeções da carroçaria foram consideravelmente reduzidas, ao mesmo tempo que a distância entre eixos cresceu 92 mm. Indubitavelmente, estas novas proporções conferem ao novo Insignia Grand Sport uma atitude dinâmica e elegante, quase como um ‘coupé’.

 

A grelha proeminente e os faróis esguios sublinham a postura horizontal da secção dianteira, que lhe dá uma aparência destacada. Por comparação com o atual Insignia, a grelha está posicionada num plano mais baixo, para sublinhar a imagem de robustez. O dinamismo é também a tónica no ‘design’ dos perfis laterais, com painéis de portas moldados com formas invulgarmente vincadas, as quais remetem, uma vez mais, para o protótipo Monza Concept.

Opel Insignia Grand Sport

A linha suave do tejadilho produz um efeito visual de ‘empurrar o automóvel para baixo’, ao mesmo tempo que o alonga. O formato em cunha das linhas das portas dirige automaticamente o olhar para a secção traseira, onde as linhas simples dão o mote, pondo em evidência grupos óticos desenhados ao mais pequeno pormenor, e cuja assinatura de ‘dupla asa’ ajuda a reforçar a aparência de largura. Uma das novidades está na luz central de travagem, que surge integrada na linha limite do tejadilho. A intenção é dar ao novo Insignia uma imagem marcadamente ‘high-tech’, até superior à de produtos de marcas ‘premium’. No seu conjunto, as formas suaves da carroçaria do Insignia Grand Sport constituem um contributo decisivo para o notável coeficiente aerodinâmico de 0.26, que torna o novo topo de gama da Opel num dos automóveis mais aerodinâmicos de sempre nesta classe de veículos.

 

«Nas proporções e em todos os detalhes, quisemos que o novo Insignia transmitisse qualidade superior», explica o Vice-Presidente do ‘Design Europe’, Mark Adams. «Cada forma, cada pormenor, reflete um lado técnico e uma invulgar precisão. O Insignia Grand Sport é uma excelente proposta com a aura de um automóvel ‘premium’ de segmentos superiores».

 

A atenção a cada detalhe é patente igualmente no habitáculo. Linhas simples, superfícies suaves e materiais e acabamentos de alta qualidade dão o mote num ambiente que reflete a filosofia de ‘design’ da Opel “arte escultural aliada à precisão alemã”. O tabliê possui superfícies subtilmente esculpidas, com uma orientação clara para o condutor e uma disposição aberta na horizontal. Tudo isto espelha eficiência, precisão e espaço.

Interior do Opel Insignia Grand Sport

Os ocupantes do banco de trás beneficiam especialmente do novo desenho e das novas proporções. A distância entre eixos alongada é apenas uma das características que permite oferecer a esses passageiros mais 25 mm de espaço para pernas por comparação com o anterior modelo, além de maior largura e altura. O volume da bagageira também se destaca, podendo ir de 490 a 1450 litros consoante a configuração dos bancos.

 

Todos os comandos estão bem alinhados com o condutor, cujo banco possui regulações mais amplas do que antes. A posição mais baixa, por exemplo, ganha uns expressivos três centímetros. Na prática, isto integra melhor o condutor com o automóvel, o que proporciona uma experiência de condução mais envolvente e intensa. A generosa consola central reforça o ambiente especialmente requintado que se vive no Insignia Grand Sport. Os acabamentos cuidados e os materiais de elevada qualidade, com toque suave nas zonas que estão ao alcance dos ocupantes, são contributos decisivos para a elegância e para o bem-estar, sem perder de vista a simplicidade e a utilização intuitiva.

 

Os desenhadores dedicaram particular atenção aos comandos e ao interface dos sistemas de informação e entretenimento. A sofisticação está bem patente no grande ecrã tátil colocado no topo da consola central. Para simplificar, é possível comandar a maior parte das funções através deste painel digital. Na realidade, foram criadas três zonas funcionais para permitir operações intuitivas: uma superior para os principais comandos de informação e entretenimento, uma intermédia para as regulações da climatização, e uma inferior para os controlos dos componentes de assistência à condução. Esta solução evita que o condutor precise de selecionar múltiplos menus e submenus para encontrar as funções mais essenciais.

Dinâmica e prazer de condução

Opel Insignia Grand Sport

A nova geração Insignia oferecerá à escolha uma gama alargada de motores a gasolina e a gasóleo, todos com turbocompressor. No capítulo das transmissões sobressai a estreia de uma caixa automática de oito velocidades especialmente eficiente. As mudanças são efetuadas de forma praticamente impercetível e, com relações mais curtas, as recuperações de velocidade são facilitadas, mesmo a partir de baixas velocidades. A nova caixa de oito velocidades foi otimizada do ponto de vista do atrito e estará disponível, na fase inicial de lançamento, em conjugação com tração integral.

 

O novo sistema ‘inteligente’ de tração às quatro rodas é outra das tecnologias de relevo na nova geração Insignia. Em vez de um diferencial convencional, o eixo traseiro possui duas embraiagens multidiscos que são controladas com comandos elétricos. Pela primeira vez num Opel, o sistema de tração integral possui vectorização de binário para obter a máxima eficácia na transmissão de potência às rodas, otimizando a tração seja qual for a condição do piso. O sistema recebe informação permanente sobre a posição do volante da direção, sendo capaz de fazer variar o binário que é transmitido a cada roda do eixo posterior. Por exemplo, em curva é aplicado maior binário na roda traseira exterior, o que permite ao automóvel efetuar a trajetória com maior facilidade e precisão. O sistema reage em frações de segundo à posição do acelerador.

 

Por seu turno, o sistema de componentes de chassis FlexRide da Opel recebeu melhoramentos destinados ao novo Insignia Grand Sport. A pressão dos amortecedores, a assistência da direção, o curso do acelerador e os pontos de troca de velocidades (nas transmissões automáticas) são ajustados de acordo com três modos de funcionamento - ‘Standard’, ‘Sport’ e Tour -, os quais podem ser selecionados pelo condutor. Dependendo do modo, a suspensão torna-se mais suave ou mais ‘dura’, a resposta do acelerador e da direção torna-se mais ou menos direta e o programa eletrónico de estabilidade intervém mais ou menos tarde. Este sistema adaptativo é controlado por uma nova central eletrónica ‘Drive Mode Control’ que analisa em permanência a informação proveniente de vários sensores e consegue atuar automaticamente, de forma seletiva, quando o estilo de condução muda.

Sistemas de assistência à condução

Jantes do Opel Insignia Grand Sport

O novo Insignia Grand Sport possui equipamentos da mais recente geração também no que se refere à assistência à condução e ao conforto. Nenhum outro modelo neste segmento de mercado oferece um leque tão abrangente de tecnologias ‘inteligentes’ como a nova série do topo de gama da Opel.

 

No topo da lista surge a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED®. Por comparação com o sistema do Astra, o número de segmentos de LED duplica. Instalados em faróis mais esguios, são agora 32 segmentos que permitem obter ainda maior precisão na reação dos diferentes padrões de luz ao tráfego em circulação, incluindo transições mais suaves entre os vários modos. Tanto a intensidade como a qualidade da distribuição da luz melhoram consideravelmente no novo sistema. Para maximizar a visibilidade em percursos sinuosos, os engenheiros acrescentaram uma nova função que aumenta a intensidade dos LED do lado de dentro da curva de acordo com o ângulo da direção. Além disso, a nova geração IntelliLux LED® integra uma função ‘spotlight’, na posição total de ‘máximos’, capaz de projetar luz até 400 metros de distância.

 

A nova geração Opel Insignia possui ainda outros sofisticados sistemas de assistência à condução:

 

  • O ‘Head-up Display’ projeta no para-brisas, no campo de visão do condutor, informação sobre velocidade, sinais de trânsito e indicações de navegação. Desta forma, o condutor não precisa de tirar os olhos da estrada para consultar estas informações-chave.
  • O sistema Câmara 360º consiste em quatro câmaras, uma colocada em cada lado do automóvel. Permite obter imagens de todos os ângulos, facilitando as manobras de estacionamento.
  • O Programador de Velocidade Adaptativo (ACC) mede a distância para o veículo que circula à frente e ajusta a velocidade do Insignia em conformidade. O sistema aciona a travagem autónoma de emergência se a distância se reduzir abruptamente.
  • O sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e Aviso de Saída de Faixa atua autonomamente na direção para corrigir, com suavidade, potenciais desvios de trajetória.
  • O Alerta de Tráfego em Aproximação assenta em sensores instalados no para-choques traseiro que conseguem detetar veículos que se aproximam, da esquerda e da direita, a uma distância de 20 metros.

No topo do conforto e do infoentretenimento

A Opel continua a ser dos raros fabricantes de automóveis que oferecem bancos certificados pela agência alemã de especialistas em ergonomia AGR. Estes bancos de elevada qualidade dispõem de múltiplas regulações, incluindo do apoio lateral, além de massagem, ventilação e memória de posicionamento. Os passageiros de trás também beneficiam de maior conforto, com o Insignia a proporcionar aquecimento nos lugares junto às portas. Por seu turno, nos dias muito frios, o para-brisas aquecido é decisivo para manter boa visibilidade. Registe-se que o sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’ é de série em todos os novos Insignia Grand Sport.

 

Entretenimento de topo e máxima conectividade com o exterior - algo que já é habitual em qualquer Opel - são assegurados pelos mais recentes sistemas IntelliLink, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Muitas funções do ‘smartphone’ são integradas no IntelliLink, ao mesmo tempo que a bateria do aparelho móvel pode ser carregada através de sistema sem fios. O sistema Opel OnStar, pelo seu lado, faculta um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G para ligação até sete dispositivos à Internet, ao mesmo tempo que garante variados serviços providenciados por operadores num centro de comando e operações, entre os quais a resposta automática em caso de acidente e a localização e bloqueio do veículo em situação de furto. Com a nova geração Insignia é lançado um novo serviço de “Assistente Pessoal” que permite aos utilizadores, por exemplo, solicitarem a seleção de hotéis e respetivas reservas aos operadores do centro de operações OnStar.

 

A nova geração Opel Insignia tem estreia agendada para o Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em março de 2017.