Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Zafira: ‘salão sobre rodas’ sempre conectado

5/Jul/2016

  • ‘Online’: ‘hotspot’ Wi-Fi e novos sistemas de informação e entretenimento com integração de ‘smartphones’
  • Novo tabliê mais ergonómico e habitáculo versátil para sete pessoas
  • Configuração ‘Lounge’ maximiza espaço
  • Novo sistema de faróis AFL com LED
Novo Opel Zafira

Desde que a Opel lançou o seu revolucionário sistema de bancos Flex7 no primeiro modelo Zafira, em 1999, os monovolumes da marca tornaram-se referências quando se trata de versatilidade e de conforto. Até à data, a Opel vendeu mais de 2,7 milhões de Zafira, principalmente a famílias e profissionais em busca de um monovolume espaçoso e versátil apto a proporcionar o máximo conforto em viagens de longa distância.

 

O novo Opel Zafira tem lançamento agendado para o mês de outubro. Mantendo todas as qualidades do modelo anterior, nomeadamente o sistema de bancos Flex7 com configuração ‘Lounge’, os bancos dianteiros certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR, o porta-bicicletas FlexFix e a suspensão FlexRide com amortecimento controlado eletronicamente, o novo Zafira apresenta-se com nova aparência exterior e com um habitáculo redesenhado onde sobressai um ambiente espaçoso e conectividade digital total com o exterior. A mais recente geração do sistema de informação e entretenimento IntelliLink é compatível com Apple CarPlay e Android Auto para garantir a integração de aplicações e funções de ‘smartphones’ de ambos os sistemas operativos iOS e Android. Por seu turno, o sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar faculta um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que permite a ligação à Internet até sete dispositivos em simultâneo[1]. E, pela primeira vez neste segmento de veículos, a Opel estreia a mais recente geração de faróis AFL, compostos exclusivamente de LED.

 

Tudo isto faz do novo Zafira um ‘salão sobre rodas’ especialmente confortável para condutor e passageiros.

 

[1] O ‘hotspot’ Wi-Fi requer um contrato com o operador de telecomunicações parceiro do OnStar. O ‘hotspot’ Wi-Fi está sujeito a tarifas após o período experimental.

Foco na qualidade: novo desenho exterior e habitáculo de classe superior

Novo Opel Zafira

O desenho elaborado dos conjuntos dos faróis dianteiros e a forma como se integram visualmente na grelha dominam a aparência da secção dianteira do novo Zafira. A barra cromada que integra o logótipo da Opel serve de elemento de ligação e contribui para reforçar visualmente a largura do automóvel. A assinatura de ‘asa’ incorporada nas luzes diurnas é agora dupla (a superior tem papel duplo de luz de mudança de direção) e reforça a aparência sólida e dinâmica do novo Zafira.

 

«O desenho da frente do novo Zafira possui elementos que vêm do novo Astra e já são reconhecidos na ‘família’ Opel. Fizemos evoluir esses elementos ao nível da sofisticação, espelhando tudo também no habitáculo. Com um tabliê completamente novo, o interior do novo Zafira está mais arrumado e mais amigo do utilizador», explica Mark Adams, Vice-Presidente da GM Europe para o Design.

 

Antes de tudo, o novo tabliê favorece a visibilidade do condutor e do passageiro para a frente. Igualmente importante é o facto de a colocação do novo ecrã tátil e dos comandos ter sido bem estudada do ponto de vista ergonómico. O ecrã táctil policromático, com diagonal de 7 polegadas, surge no topo da consola central, bem ao alcance da mão direita do condutor. Ao mesmo tempo, os ‘designers’ conseguiram reduzir significativamente o número de teclas de comando. O enquadramento do ecrã, em material galvanizado, tem qualidade superior. Mesmo à frente do condutor, o volante segue um conceito tridimensional, com comando integrados e uma cápsula de ‘airbag’ reduzida.

 

A Opel equipou o novo Zafira com dois aparelhos da mais recente geração IntelliLink. Dependendo do aparelho móvel e do serviço oferecido pelos operadores em cada país, o R4.0 IntelliLink permite integrar telefones ‘inteligentes’ através de Apple CarPlay e Android Auto, dependendo da compatibilidade do aparelho. Num nível superior, o Navi 950 IntelliLink é ideal para quem necessita de um sistema com navegação integrada. O Opel OnStar está também a bordo. Este sistema de assistência em viagem e emergência, com resposta automática em caso de acidente, oferece funcionalidades extremamente úteis, nomeadamente o descarregamento de destinos e respetivas instruções de navegação. Simultaneamente, o Opel OnStar possui um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que faculta ligação até sete dispositivos móveis à Internet - um para cada ocupante - através da rede do automóvel.

Versatilidade e espaço

Novo Opel Zafira

Tal como nas anteriores gerações Zafira, condutor e passageiro da frente podem viajar em bancos certificados pela AGR, uma associação independente de especialistas em ergonomia. Ao centro existe uma consola multifuncional FlexRail que corre ao longo de calhas de alumínio, que possui módulos de arrumação independentes. A segunda fila de bancos pode ser modificada e assumir a configuração ‘Lounge’ graças a mecanismos que rebatem as costas do banco central e levantam confortáveis apoios de braços para os ocupantes dos lugares do lado das portas. Estes mesmos bancos podem deslocar-se ao longo de calhas, para trás e para o centro, passando a oferecer espaço para pernas e ombros que só encontra paralelo em berlinas de luxo. Por seu turno, a terceira fila é formada por dois bancos que rebatem para o interior do piso, criando uma superfície plana numa bagageira de volumetria apreciável. No Zafira, a prioridade vai para o conforto. Os desenhadores conceberam um habitáculo que pode ser visto como uma ‘sala de estar’ para descontrair e desfrutar de um ambiente espaçoso, seja em viagem de lazer ou de negócios.

 

A sensação de bem-estar nas viagens no Zafira é elevada ao máximo expoente com o para-brisas panorâmico e o tejadilho em vidro, os quais ampliam a noção de espaço no habitáculo. O para-brisas estende-se da base junto ao capô dianteiro quase até ao nível dos pilares B, proporcionando aos ocupantes da frente um campo de visão ímpar. O tejadilho de abrir em vidro vai do para-brisas até praticamente à vertical da terceira fila de bancos, o que dá ao habitáculo uma luminosidade rara.

Soluções inteligentes de arrumação

O novo Zafira constitui mais do que uma ‘simples’ forma de viajar em conforto. O ‘salão sobre rodas’ da Opel pode rapidamente transformar-se num veículo com enorme capacidade de transporte de volumes. Na configuração de cinco lugares a capacidade da bagageira é de 710 litros (norma ISO 3932), que aumenta para nada menos que 1860 litros se a segunda fila de bancos for rebatida.

 

Além de tudo isso, o habitáculo do novo Zafira possui mais de 30 espaços e compartimentos para a arrumação de pequenos objetos. O porta-bicicletas FlexFix integrado no para-choques traseiro funciona como uma gaveta e pode transporta até quatro bicicletas (peso total máximo de 80 kg). Com um mecanismo de inclinação, este dispositivo permite abrir o portão traseiro mesmo quando estão instaladas bicicletas no suporte.

Tecnologias de topo

Novo Opel Zafira

Uma vez mais, os engenheiros traduziram em prática a filosofia da Opel de tornar tecnologias inovadoras acessíveis ao maior número de pessoas possível. No novo modelo Zafira, o expoente dessa filosofia é a estreia dos faróis AFL (Adaptive Forward Lighting; Iluminação Dianteira Adaptativa) compostos exclusivamente de LED. O novo sistema ajusta automaticamente os feixes de luz a cada situação de condução para oferecer sempre a melhor visibilidade. O AFL LED opera com nove funções/padrões de iluminação, incluindo luz de cidade, luz de estrada, luz de autoestrada e um modo especial ‘eco’ que ativa a ‘poupança de energia’ quando o automóvel está parado num semáforo vermelho.


A versão mais recente da câmara dianteira Opel Eye constitui a base de funcionamento de uma série de sistemas de apoio à condução, entre as quais se contam a Comutação Automática ‘Médios/Máximos’ dos novos faróis AFL LED e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito. A mesma câmara controla o sistema do Programador de Velocidade Automático e garante o funcionamento do Alerta de Colisão Dianteira Iminente quando deteta uma redução repentina na distância para o veículo que segue à frente. Quando ligado, o sistema de Alerta de Saída de Faixa é ativado automaticamente a velocidades superiores a 60 km/h e avisa o condutor com uma indicação no painel de instrumentos e um alerta sonoro se o automóvel se desviar inadvertidamente da sua faixa.


O Programador de Velocidade Automático e a suspensão FlexRide de amortecimento controlado eletronicamente, com modos ‘Conforto’ e ‘Sport’ são outros dois sistemas que contribuem decisivamente para uma condução mais segura e confortável. Recorrendo a sensores de radar colocados na grelha dianteira, o programador de velocidade consegue manter uma velocidade fixa e, simultaneamente, uma distância fixa para os veículos que seguem à frente, aplicando autonomamente os travões e o acelerador para esse efeito. O condutor pode selecionar uma de três distâncias pré-programadas: longa, média e curta.

Motores: gasolina, Diesel, GPL ou GNC

Novo Opel Zafira

A gama do novo Zafira inclui uma vasta escolha de motores e é a única do segmento a cobrir, à saída da fábrica, um leque completo de opções de combustíveis: gasolina, gasóleo, gás de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido (GNC). As potências vão de 120 cv a 200 cv, com médias de consumo de 4,7 a 9,2 l/100 km e emissões de 129 a 182 g/km de CO2, no ciclo misto, de acordo com a norma EC 715/2007. O motor topo de gama é o 1.6 Turbo a gasolina, com injeção direta e turbocompressor, que debita 200 cv de potência. Com binário máximo de 280 Nm, o Zafira 1.6 Turbo acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos, recupera de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade em apenas 8,3 segundos e consegue alcançar 220 km/h de velocidade máxima. Com caixa manual de seis velocidades, sistema Start/Stop e pneus de baixa resistência ao rolamento, o mais potente dos Zafira apresenta médias de consumo de 8,4 l/100 km na cidade, 5,9 l/100 km em estrada e 6,8 l/100 km em percurso misto (norma EC 715/2007).

 

Os principais motores da nova gama Zafira para Portugal são:

Motores
Potência (cv)
Velocidade máxima (km/h)
Aceleração 0-100 km/h (s)
Consumos (l/100 km)
Emissões CO2 (g/km) Misto
Urbano
Extra-urb.
Misto
2.0 CDTI Gasóleo cx. manual, 6 vel. Start/Stop
170
208
9,8
6,4-6,11)
4,5-4,21)
5,2-4,91)
137-1291)
1.4 Turbo Gasolina cx. manual, 6 vel. Start/Stop
140
202
10,7
8,0-7,61)
5,6-5,31)
6,5-6,11)
152-1441)

1) Com pneus de baixa resistência ao rolamento