Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo MOKKA X:
Na aventura ou na estrada, sempre ligado ao mundo exterior

14/Set/2016

  • Novo ‘design’ exterior e habitáculo mais refinado;
  • Tração integral adaptativa;
  • Gama alargada: caixa automática associada ao sistema 4x4;
  • Mais tecnologia: faróis AFL de LED e a mais recente câmara dianteira Opel Eye;
  • Novos sistemas de infoentretenimento com integração de telefones e Opel OnStar.
Opel MOKKA X

O novo Opel MOKKA X pode ser pequeno em comprimento (apenas 4,28 metros) mas assenta numa base de enorme popularidade. A primeira geração Mokka registou mais de 600 mil encomendas desde o lançamento do modelo em 2012. O sucesso inquestionável do SUV subcompacto da Opel no mercado europeu deveu-se a um ‘design’ especialmente atraente, a uma gama de motores modernos, à tecnologia avançada em múltiplas áreas de segurança e conforto, e à conectividade digital com o exterior. Obviamente, estes foram ingredientes que a Opel decidiu preservar no novo MOKKA X, acrescentando argumentos decisivos para tornar este ‘best seller’ ainda mais desejado.

‘Design’: robusto, ousado e refinado

Opel MOKKA X

A aparência exterior do Opel MOKKA X exibe uma atitude ousada. A nova frente está alinhada com a mais recente linha de ‘design’ seguida pela Opel, incluindo uma grelha dianteira horizontal em formato de “asa” e a assinatura marcante de “asa dupla” assumida pelas luzes diurnas integradas nos faróis dianteiros. Toda a seção dianteira possui agora linhas traçadas com maior precisão e superfícies moldadas com mais elegância. No conjunto, as profundas alterações que a Opel introduziu refletem-se numa aparência de maior largura e de maior solidez. O mesmo sucede na traseira, nomeadamente com novos grupos óticos que também exibem um efeito de luz de dupla “asa”, na versão com LED. Por seu turno, os painéis laterais mantêm as formas elegantes e as linhas vincadas que sempre deram ao modelo Mokka o porte atlético tão apreciado por tantas pessoas. O MOKKA X recebe novas cores, como o “Laranja Amber” ou o “Vermelho Absolute”, bem como um novo ‘kit’ OPC Line com para-choques especiais e saias laterais.

 

No habitáculo, a Opel optou por redefinir profundamente formas e ambientes. O tabliê é totalmente novo e está organizado em secções horizontais. Tem uma aparência mais simples e, simultaneamente, mais sofisticada graças a uma execução exemplar de desenho e montagem. Na zona central destaca-se um enorme ecrã tátil de 7 ou 8 polegadas, consoante a versão da nova geração IntelliLink de infoentretenimento. O desenho elegante sobressai também nesta consola, onde surgem menor número de teclas e comandos. Na verdade, muitos controlos de variadas funções são acedidos agora a partir de comandos virtuais no ecrã tátil. Este ecrã, nas suas diferentes versões, possui excelente definição ao incorporar nova tecnologia de iluminação clara LCD.

4x4: tração integral adaptativa e caixa automática de seis velocidades

Opel MOKKA X

O novo SUV subcompacto da Opel está disponível com um sofisticado sistema de tração integral com controlo eletrónico, o mesmo que permitiu que o anterior modelo Mokka fosse eleito por duas vezes “All Wheel Drive Car of the Year” na Alemanha. O sistema, que assenta num diferencial multidisco controlado eletronicamente, consegue fazer de forma contínua, e impercetível, a distribuição de binário entre os eixos dianteiro e traseiro, de 100:0 a 50:50, consoante a situação de condução. Sublinhe-se que o sistema faz o MOKKA X funcionar como um puro tração dianteira na maior parte das condições normais de utilização no dia-a-dia, sempre com a economia em mente. A tração integral é ativada automaticamente em situações que o sistema deteta superfícies escorregadias, ao menor sinal de falta de tração. Dependendo das condições do automóvel e da estrada, o binário do motor é transferido para as rodas traseiras. Isto significa que mesmo por breves momentos, quando o MOKKA X passa sobre um buraco ou uma pequena placa de gelo, a tração adicional que o sistema transfere para o eixo traseiro representa um contributo decisivo para maximizar tração e estabilidade.

 

O sistema de tração 4x4 está disponível em associação com o bem conhecido motor a gasolina 1.4 Turbo de 140 cv de potência (consumos no ciclo NEDC: urbano 8,3-8,2[1] l/100 km, extraurbano 5,6-5,51 l/100, misto 6,5-6,41 l/100 km; 152-1491 g/km de CO2) e o silencioso turbodiesel 1.6 CDTI de 136 cv (consumos no ciclo NEDC: urbano 5,2-5,01 l/100 km, extraurbano 4,4-4,21 l/100, misto 4,7-4,51 l/100 km; 124-1191 g/km de CO2). Ambos os motores surgem de série com caixa manual de seis velocidades.

 

Com o seu novo modelo a Opel também cobre a faixa de clientes que procuram uma solução de transmissão automática associada a um evoluído sistema de tração integral. Para esta alternativa o MOKKA X apresenta uma opção aliada ao novo 1.4 Turbo de topo de gama, com injeção direta de gasolina e 152 cv de potência (consumos no ciclo NEDC: urbano 7,9-7,81 l/100 km, extraurbano 5,7-5,61 l/100, misto 6,5-6,41 l/100 km; 150-1481 g/km de CO2) que se estreou há poucos meses na nova geração Opel Astra.

Segurança: faróis AFL LED e a mais recente câmara dianteira Opel Eye

Opel MOKKA X

No desenvolvimento do novo MOKKA X os engenheiros da Opel voltaram a aplicar a estratégia de tornar tecnologia inovadora disponível a uma larga base de pessoas. É assim que surgem neste modelo os novos faróis Adaptive Forward Lighting compostos exclusivamente por LED. O sistema AFL LED ajusta automaticamente os feixes de luz de acordo com as condições de circulação, maximizando a visibilidade a cada momento sem causar encandeamento dos outros utilizadores da via. Os novos faróis possuem nove modos de funcionamento, desde luz de cidade até luz de estrada, e constituem um avanço significativo face aos anteriores AFL+ bi-xénon. Por um lado, a luz de qualidade emitida pelos LED permite que os objetos reflitam a sua cor ‘verdadeira’, beneficiando o conforto visual. Além disso, não existe qualquer operação mecânica nos módulos das lâmpadas, o que torna a reação mais rápida e aumenta a fiabilidade. Finalmente, os LED necessitam de menos energia, pelo que são mais económicos.

 

Outro componente do MOKKA X que melhora a segurança e o conforto é a câmara dianteira Opel Eye que possui agora maior resolução e maior capacidade de processamento das imagens. Estes são fatores que têm reflexos positivos em variadas funções onde a câmara intervém, como a comutação automática de médios/máximos e o sistema AFL LED. Graças a esta câmara da mais recente geração e ao apoio que recebe do sistema de navegação, a função de Reconhecimento de Sinais de Trânsito surge consideravelmente melhorada. Outros sistemas como a Indicação de Distância para o Veículo da Frente e o Alerta de Colisão Dianteira Iminente fazem igualmente uso da câmara. O alerta de colisão ganha um avisador luminoso composto por LED vermelhos que são refletidos no para-brisas, que piscam quando a distância para o veículo da frente diminui demasiado rapidamente. Este aviso é acompanhado de um alerta sonoro. Também com recurso à câmara dianteira, o sistema de Alerta de Saída de Faixa é ativado automaticamente a velocidades superiores a 60 km/h e avisa o condutor com um sinal sonoro se o automóvel sair inadvertidamente da faixa de rodagem.

Conectividade e conforto: do mais recente IntelliLink aos bancos ergonómicos

Opel MOKKA X

Tal como na restante gama Opel, o novo MOKKA X disponibilizará o sistema Opel OnStar de assistência em viagem e em emergência. No campo do infoentretenimento, o novo modelo apresenta duas versões da linha mais recente IntelliLink, que assim se estreiam no segmento dos SUV. Registe-se que os aparelhos IntelliLink fazem a integração de várias funções de telefones ‘smartphones’ através dos sistemas de projeção Apple CarPlay e Android Auto.

 

Além de ser um dos automóveis com maior grau de conectividade do segmento, o MOKKA X pode reclamar também o título de um dos mais confortáveis. Tal como em muitos modelos Opel, os bancos certificados pelos especialistas alemães em ergonomia da AGR são únicos no segmento, tornando viagens em autoestrada ou incursões fora de estrada em exercícios que não excluem a comodidade. Outro equipamento que facilita realmente a utilização do MOKKA X é o sistema ‘Open and Start’ de fechaduras e ignição sem chave. O condutor não necessita de carregar em teclas no comando, bastando manter esse comando no bolso, ou na bolsa, aproximar-se do automóvel e carregar em qualquer das pequenas teclas que existem em cada manípulo de porta para abrir ou fechar as fechaduras. O sistema contempla ainda uma função de fecho automático de todas as portas quando o condutor se afasta com o comando.

 

Com capacidade para circular em todo-o-terreno, gama de motores alargada, conectividade avançada, múltiplos equipamentos de conforto e de segurança e ‘design’ profundamente renovado, o novo Opel MOKKA X está em posição de dar continuidade ao indubitável sucesso do modelo que vem substituir, ao mesmo tempo que atrairá novos clientes para a marca.