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Tecnologia BlueInjection

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O QUE É A TECNOLOGIA OPEL BLUEINJECTION?

BlueInjection é a tecnologia de ponta SCR diesel da Opel que usa AdBlue®* para reduzir o nível de óxido nitroso e, consequentemente, reduzir as emissões.

 

*AdBlue® é uma marca registada por Verband der Automobilindustrie e.V.

Opel, AdBLue, Benefícios

O QUE BENEFICIA
O AMBIENTE,
BENEFICIA-O A SI.

Ao ter um carro com tecnologia BlueInjection está a ajudar a reduzir as emissões nocivas de óxido nitroso (NOx) e, consequentemente, a reduzir a sua pegada ecológica.

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  • Opel, AdBlue, Quando tem de re-abastecer

    QUANDO TEM DE RE-ABASTECER?

    Carros equipados com o sistema BlueInjection precisam de re-abastecimento de AdBlue® também entre intervalos de manutenção recomendados. Mas não se preocupe: um indicador no painel de instrumentos irá informá-lo quando o nível estiver baixo.

  • Opel, AdBlue, Como re-abastecer

    COMO RE-ABASTECER ADBLUE®?

    Graças à vasta escolha de garrafas disponível, a escolha é sua. Ou pode simplesmente visitar o seu Concessionário ou Reparador Opel para fazer o re-abastecimento.

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  • QUANDO TEM DE RE-ABASTECER?

  • COMO RE-ABASTECER?

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AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE BLUEINJECTION E ADBLUE®.

O que é AdBlue®?

AdBlue® (também designado por Fluido de escape diesel) é um fluido limpo, não-tóxico, não-inflamável e inodoro, que consiste em 32,5% de ureia e 67,5% de água.
Como é na sua maioria composto por água, congela a -11oC (uma concentração de 32,5% oferece o mais baixo ponto de congelação de uma solução de ureia e água), permitindo que o carro circule em todas as condições. Todos os depósitos de AdBlue® são equipados com um aquecedor que irá descongelar líquido suficiente para a redução de emissões.

O que é a tecnologia SCR?

SCR significa redução catalítica seletiva (no inglês, Selective Catalytic Reduction) e é uma tecnologia que permite reduzir o óxido nitroso (NOx) dos gases de escape nos motores a diesel. É baseada no AdBlue® (também designado por Fluido de escape diesel), uma solução de 32,5% de ureia em água purificada, que é injetada no tubo de escape. A ureia no AdBlue® liberta amónia (NH3), quando exposta às altas temperaturas do tubo de escape, e a amónia reage com os óxidos nitrosos (NO e NO2), no conversor catalítico, para gerar vapores de nitrogénio (N2) e água (H2O) inofensivos.

Há alternativas à tecnologia SCR?

As tecnologias SCR são a tecnologia de vanguarda no caminho para cumprir com os requisitos de emissões futuros. É esta a razão pela qual a Opel decidiu implementar a BlueInjection (a tecnologia SCR da Opel) a toda a gama a diesel, a partir de 2018.

O que acontece se não re-abastecer?

Se o depósito de AdBlue® ficar vazio, o carro não irá iniciar após ser desligado! Isto não é uma falha, mas sim uma funcionalidade legalmente obrigatória do sistema. Se este nível for atingido, o sistema precisa de um re-abastecimento completo antes que o carro possa ser reiniciado.

A que devo prestar atenção quando compro AdBlue®?
  • Deve prestar atenção à marca registada AdBlue® e ao standard ISO 22241-1 assim como ao DIN 70070.
  • Recomendamos fortemente que use somente garrafas ou vasilhas que tenham um interface selado com o tubo de abastecimento (geralmente com um adaptador de aparafusar). Desta forma irá minimizar o risco de derrame.
  • Uma vez que o AdBlue® tem uma duração limitada, verifique a data de validade antes de re-abastecer.
Uma vez que o AdBlue® é já usado em veículos comerciais, pode o AdBlue® ser re-abastecido em estações de serviço para camiões?

Não recomendamos que abasteça em bombas de abastecimento AdBlue® que existem em muitas estações de serviço para veículos comerciais (camiões e autocarros), pois o quociente de vazão é muito alto para um carro de passageiros. Adicionalmente, a maioria dos bocais de camiões precisam de ser libertos com a inserção de um íman, o que não existe em nenhum veículo de passageiros da Opel.

 

As boas notícias é que já existe um número cada vez maior de estações de serviço, por toda a Europa, que oferecem bombas de abastecimento de fluxo baixo de AdBlue®, para veículos de passageiros. Re-abastecer numa dessas bombas é tão fácil como re-abastecer com combustível.

O que devo fazer se entornar AdBlue® no meu carro e/ou roupas?

Se pequenas quantidades de AdBlue® entrarem em contacto com a pintura do carro, por exemplo, limpe e se necessário passe água.
Se entornar AdBlue® nas suas roupas e/ou mãos, passe simplesmente com água.

Há possibilidade de ter um depósito maior de AdBlue®?

Os carros da Opel não têm esta opção. Para cada veículo há apenas um tamanho de depósito, o qual foi concebido para otimizar o transporte de bagagem e as restrições de peso.

Quem é o fabricante de AdBlue®?

AdBlue® é uma marca registada da VDA, com a qual a General Motors (a casa-Mãe da Opel) tem uma licença mundial, que cobre todas as marcas. É fabricado por empresas do setor químico, e apenas fabricantes licenciados e distribuidores podem usar a designação "AdBlue®".

Opel, AdBlue, Veículos Comerciais

Informação para os Veículos Comerciais

Opel, AdBlue, Clientes

Já tem um Opel a diesel com BlueInjection?

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  • A porta para re-abastecimento está localizada ao lado do bocal de abastecimento de diesel.
  • A tampa do bocal tem cor e pode ser retirada com a mão.
  • O re-abastecimento pode ser feito com todas as garrafas e bocais compatíveis com veículos de passageiros, disponíveis em muitas estações de serviço e outlets. Ou pode usar uma das bombas de re-abastecimento AdBlue® disponível em algumas estações de serviço especialmente concebidas para veículos de passageiros. Não use bombas de AdBlue® para veículos pesados / veículos comerciais.
  • Graças à vasta escolha de garrafas disponível, a escolha é sua. Ou pode simplesmente visitar o seu Concessionário ou Reparador Opel para fazer o re-abastecimento.
  • Se uma pequena quantidade de AdBlue® entrar em contacto com a carroçaria do carro, limpe e se necessário passe com água.
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Cada depósito de AdBlue® está equipado com sensores que despoletam uma série de mensagens, quando o nível do fluido está baixo.

 

Haverá três intervalos:

  • Quando a autonomia remanescente for igual a 2.400 kms (ou abaixo, dependendo do consumo) - um aviso visual irá surgir no seu computador de bordo.
  • Quando a autonomia remanescente for inferior a 1.750 kms - um aviso irá surgir e ser repetido de cada vez que liga o carro.
  • Quando a autonomia remanescente for igual a 900 kms - um aviso irá piscar continuamente até que re-abasteça.

 

Tenha atenção! Se o depósito de AdBlue® estiver vazio, o sistema irá precisar de um re-abastecimento completo antes que o carro possa ser re-iniciado.

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  • A inovadora tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction): BlueInjection encontra-se em parte do sistema de tratamento de gases de escape da Opel.
  • A tecnologia BlueInjection injeta diretamente AdBlue® no escape, despoletando uma reação química que reduz as emissões nocivas de óxido nitroso, convertendo-as em nitrogénio e vapor de água, que são inofensivas para o ambiente.
  • AdBlue® é um fluido limpo, não-tóxico, não-inflamável e inodoro, que consiste em 32,5% de ureia e 67,5% de água.