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Consumo de eletricidade

Consumo de eletricidade dos carros elétricos

Descobre como é fácil carregar o teu carro elétrico, quais são as vantagens em comparação com o carro a combustão e como podes reduzir o consumo de eletricidade

É por isto que os carros elétricos são eficientes

O carro elétrico marca pontos, entre outras coisas, pela sua eficiência: o motor elétrico converte cerca de 80% da energia que lhe é fornecida em movimento. Se incluir as perdas que ocorrem ao carregar a bateria e a fornecer a eletricidade, obtém uma eficiência de 64%. Isto significa que um carro elétrico é cerca de três vezes mais eficiente do que um veículo com um motor de combustão convencional - a eficiência de um motor a gasolina é apenas cerca de 20% em condições normais de condução. 

Consumo de eletricidade em comparação com o consumo de gasolina

Se puderes carregar o teu carro elétrico de forma mais barata em casa, podes viajar 100 km por um custo bem menor do que com um motor de combustão. Por exemplo, carregar um Opel Corsa-e com uma bateria de 50 kWh custar-te-á cerca de 10€ aos preços atuais da eletricidade (2021) - é assim significativamente mais barato do que reabastecer um carro com motor de combustão. 

Em geral, o carro elétrico é muito mais eficiente do que um carro a gasolina. Este último requer cerca de três vezes mais quantidade de energia para a mesma distância. Isto deve-se principalmente ao facto de os motores de combustão terem uma eficiência muito menor - grande parte da energia gerada durante a combustão no automóvel é simplesmente perdida.

Quanta eletricidade é consumida num posto de carregamento doméstico?

O carregamento num posto de carregamento doméstico tem inúmeras vantagens uma vez que não existem, nem um custo fixo adicional nem custos de medição. No entanto, a parte do carro elétrico no consumo total de eletricidade do agregado familiar não pode ser facilmente contabilizada na respetiva fatura. Por outro lado, podes escolher livremente o teu fornecedor de eletricidade e manter os custos de carregamento o mais baixos possível. Os custos totais a esperar dependem não só da bateria do teu veículo, mas também da tua tarifa de eletricidade.

Quanto custa carregar o teu carro elétrico?

Se carregares o teu carro elétrico numa wallbox só pagas o preço médio por kilowatt-hora de eletricidade doméstica, ou seja, 20 cêntimos (Tarifa simples média em 2021). Nas estações de carregamento público, o preço é mais elevado: o carregamento em corrente alterna (CA) custa cerca de 5 a 10 cêntimos por minuto e numa estação de carregamento rápido de corrente contínua (CC) poderás pagar até 49 cêntimos por minuto.

Otimiza a tua autonomia

Como podes reduzir o consumo de energia do teu carro elétrico?

O consumo de um carro elétrico é apresentado em kilowatt-hora (kWh) por 100 km. Para o Opel Corsa-e, o consumo médio de energia (WLTP) é de 16,5-16,8 kWh/100km e para o Opel Mokka Eletric é de 17,4-17,8 kWh/100 km. 

No entanto, o consumo real depende de vários fatores: do teu estilo pessoal de condução (se fazes acelerações frequentes), da natureza do percurso (estrada de montanha ou estrada plana), da temperatura exterior (inverno ou verão), do uso de aquecimento e ar condicionado e do peso adicional (quantas pessoas vão no carro). 

A vantagem é que se pode ver o consumo atual a qualquer momento durante a viagem e há várias formas de o reduzir e, assim, economizar nos custos da eletricidade. O procedimento WLTP válido na UE - ou os dados da EPA nos EUA - fornecem uma estimativa realista para a autonomia.

Aquecimento e consumo de energia

O aquecimento é um dos principais consumidores de energia num carro elétrico. No inverno, a autonomia pode, por isso, ser reduzida em cerca de 10 a 30%. Em casos extremos ainda mais, especialmente se o carro elétrico frio tiver de ser aquecido várias vezes ao dia para viagens curtas. No entanto, existem alguns truques que podes utilizar para contrariar este efeito: utiliza a aplicação Opel Connect para aqueceres o teu carro elétrico Opel antes de partires, quando ele ainda estiver ligado à rede elétrica - nesse caso a energia do aquecimento não vem da bateria do carro. Utiliza a recirculação de ar ou mesmo apenas o aquecimento do banco durante a condução - consome significativamente menos energia.

Fator decisivo: a bateria

Consumo de eletricidade na produção de baterias

Na produção de carros elétricos, o fabrico da bateria é o fator mais importante. Para além da bateria, os carros elétricos são inegavelmente mais respeitadores do ambiente e do clima do que os veículos a gasolina ou a gasóleo. À medida que a eletricidade verde se generalizar, o equilíbrio energético na produção tornar-se-á cada vez melhor no futuro. A segunda vida útil e posterior reciclagem das baterias também contribui para o seu equilíbrio climático positivo. E se carregares o teu Opel elétrico exclusivamente com eletricidade verde, podes também dar o teu contributo positivo.

Maior densidade energética: bateria de Iões de lítio

A autonomia de um carro elétrico é determinada principalmente pela capacidade da bateria. Todos os carros elétricos da Opel estão equipados com baterias de iões de lítio porque elas têm maior densidade energética em comparação com outras baterias. Isto significa que podem armazenar mais energia por quilograma de bateria. A capacidade das nossas baterias de iões de lítio varia entre 50 e 75 kWh.

Como a densidade energética das baterias de automóveis elétricos duplicou nos últimos 10 anos podemos esperar que os carros elétricos possam andar ainda mais no futuro.

Mais sobre o tema do consumo de energia

Qual o consumo de um carro elétrico por 100 km?

O consumo de energia do teu carro elétrico depende do teu estilo de condução, da temperatura exterior, da natureza do percurso e da carga. No entanto, o valor WLTP, que se baseia nas condições de condução diárias, dá-te uma boa estimativa. O consumo do Opel Corsa-e é de cerca de 16,8 kWh por 100 km (WLTP).

Quanto custa "Encher o depósito" de eletricidade?

Tudo depende de onde carregas o teu carro elétrico: podes carregá-lo de forma particularmente barata em casa, porque aí pagas apenas o preço da eletricidade de 20 cêntimos/kWh (Tarifa simples média em 2021). Carregar totalmente a tua bateria Opel de 50 kWh em casa custar-te-á 10 €. Carregar em postos públicos de carregamento rápido é mais caro. Aqui tens de contar com custos até 40 cêntimos/kWh, o que ronda os 20€ para o carregamento completo da bateria. Mesmo assim é significativamente mais barato do que encher o teu carro a combustão com combustível.

Quantos kw pode um carro elétrico armazenar?

A quantidade de energia que o teu carro elétrico pode carregar depende da capacidade da bateria: a Opel disponibiliza baterias de 50 kW e 75 kW. A forma mais rápida de carregamento é numa estação de carregamento rápido com corrente contínua. Mas, mesmo com corrente alternada, há diferenças de velocidade dependendo da estação de carregamento e também da carga da bateria. Se já estiver carregada entre 20 e 80%, o carregamento é mais rápido e também é mais rápido se a temperatura não se afastar muito dos 20ºC.

Quantos kw um carro elétrico absorve numa única carga? 

Quantos kilowatt um carro elétrico absorve no carregamento depende da fonte de alimentação e do cabo de carregamento correspondente: se carregares numa wallbox monofásica ele absorve 3,7 ou 4,6 kW; numa wallbox trifásica absorve 11 kW ou mesmo 22 kW. Em postos de carregamento rápido, o teu carro elétrico absorve 50 kW ou mesmo mais de 100 kW de corrente contínua - o que significa que a sua bateria é carregada até 80 % em cerca de 30 minutos.