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Otimizar Autonomia

Como ires ainda mais longe no teu carro elétrico

Há muitas pequenas coisas que podes fazer para alargar a autonomia do teu carro elétrico. E mesmo que não possas influenciar tudo, encontrarás algumas sugestões úteis aqui. 

Estilo de condução

Dois fatores em particular influenciam a autonomia do teu carro elétrico Opel: a velocidade da tua condução e as acelerações frequentes. Como regra geral, se duplicares a velocidade, reduzes metade da tua autonomia. E cada vez que aceleras, o teu carro consome energia.

 

Como podes aumentar a tua autonomia:

  • Conduz devagar e evita acelerações desnecessárias.
  • Olha para a frente e antecipa as situações para evitares travagens desnecessárias.
  • Não uses o modo desportivo se não precisares.
  • Na autoestrada, tenta conduzir a uma distância segura atrás de outro veículo que viaje a uma velocidade constante. 
  • Tenta evitar subidas grandes e íngremes quando planeares a tua rota.

 

Mais sugestões? Tens a ferramenta de e-aconselhamento da Opel a qual vai transformar-te num profissional de e-condução.

 
Peso extra

O peso no teu carro tem um efeito direto na autonomia. Verifica o peso desnecessário, o que podes facilmente fazer antes de começar a viagem:

 

  • Certifica-te de que não há nada no compartimento das bagagens ou nos bancos traseiros que não precises. 
  • Remove acessórios desnecessários .
  • Tens uma grelha de tejadilho? Remove-a quando não a usares porque ela aumenta a resistência ao ar. 
 
Pressão dos pneus

Pneus com pressão baixa significam mais trabalho do motor (qualquer que seja o tipo) porque há mais contacto com a estrada. No que diz respeito a carros elétricos, vais notar o grande impacto que isso tem na autonomia. 

 

  • Verifica a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de fazer viagens longas. 
  • Se necessário, enche-os com os valores recomendados na estação de serviço mais próxima.

 

Vai resultar!

 

Que mais podes fazer

Velocidade
A velocidade tem o maior impacto na autonomia. De acordo com o procedimento WLTP, por exemplo, se conduzires a uma velocidade constante de 130 km/h, a autonomia do teu veículo totalmente elétrico é reduzida em metade. Se a tua velocidade duplicar, a resistência ao ar quadruplica. Resumindo: conduzires rápido gasta mais energia.  
Uma abordagem cautelosa
A velocidade é um fator importante no que diz respeito à autonomia, tal como as acelerações e travagens constantes. É por isso que é melhor escolher o modo de condução ECO. Um estilo de condução pró-ativo e economizador de energia combinado com o sistema de travagem regenerativa do teu carro elétrico pode dar-te até 15% mais de autonomia.  
Se está a chegar a um engarrafamento, há também algumas formas de poupar energia. Se puder, ajuste a temperatura interior para um valor mais baixo ou utilize o aquecimento mais económico do assento. Pode desligar consumidores de energia desnecessários como o aquecedor de janelas dianteiro/traseiro, limpa para-brisas e faróis médios, mas as luzes de estacionamento devem permanecer sempre acesas por razões de segurança. 
Aquecimento
A energia para o aquecimento provém diretamente da bateria do veículo, o que pode afetar a autonomia do teu carro elétrico até 35%, dependendo da estação do ano. Sugestão útil: pré-aquece o teu carro elétrico - por exemplo através da app - enquanto ele ainda está ligado à rede. Se fizeres isto, não vais gastar depois a bateria. 
Quer estar mais quente no caminho? Utilize o modo de recirculação porque utiliza menos energia para elevar a temperatura interior para o valor desejado. A propósito, apesar dos rumores em contrário, a bateria do seu carro elétrico pode funcionar a temperaturas confortáveis durante várias horas em engarrafamentos, mesmo em condições de temperaturas frias e gelo.
A autonomia restante, tal como é mostrada no painel de instrumentos, é sempre uma estimativa baseada no seu estilo de condução. Se conseguir reduzir o consumo de energia seguindo as sugestões acima mencionadas, o valor no ecrã ajusta-se automaticamente ao seu novo comportamento de condução.