Ir Para O Conteúdo
Novo motor 1.5 turbodiesel para o Opel Crossland X

Novo motor 1.5 turbodiesel para o Opel Crossland X

24 de outubro de 2018

Novo 1.5 Turbo D em versões de 102 e 120 cv, também com caixa automática

A gama Opel Crossland X está prestes a receber um novo motor 1.5 Turbo D da mais recente geração. Disponível em duas versões, de 102 cv e de 120 cv de potência, este propulsor de quatro cilindros também pode ter acoplada uma caixa automática de seis velocidades, o que preenche uma lacuna da anterior oferta do modelo. Assim, o popular SUV da Opel passa a ter a opção de transmissão automática tanto em motor a gasolina (1.2 Turbo, 110 cv) como turbodiesel (1.5 Turbo D, 120 cv). O novo motor cumpre a exigente norma de emissões Euro 6d-TEMP. O sistema Start/Stop faz parte do equipamento de série.

 

O novo 1.5 Turbo D destaca-se pela eficiência. A versão de 102 cv (75 kW) debita um elevado binário máximo de 102 Nm logo às 1750 rpm, permitindo obter recuperações vigorosas. Com este motor, que tem associada caixa manual de seis velocidades, o Crossland X consegue acelerar de zero a 100 km/h em 11,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 178 km/h. O consumo misto de gasóleo é de apenas 4,0 l/100 km, com emissões de CO2 de 105-104 g/km (valores WLTP convertidos para NEDC). Na versão de 120 cv, reservada à caixa automática de seis velocidades, o binário máximo é de uns expressivos 300 Nm. Tal como no 1.5 Turbo D de 102 cv, o consumo misto fixa-se em 4,0 l/100 km. A emissão de CO2, no mesmo ciclo, é de 105 g/km (valores WLTP convertidos para NEDC).

 

O novo 1.5 Turbo D possui cabeça e cárter construídos em alumínio. As quatro válvulas por cilindro são acionadas por dois veios de excêntricos à cabeça. No evoluído sistema de alimentação, com turbocompressor, surge um sistema de injeção direta ‘common rail’ de alta pressão, capaz de funcionar a 2000 bar, com injetores de oito orifícios.

 

O sistema de tratamento de gases de escape possui catalisador passivo de oxidação/absorção de óxidos de azoto (NOx), injeção de AdBlue, panela catalítica de redução seletiva (SCR) e filtro de partículas - tudo agrupado numa unidade compacta localizada o mais próximo possível do motor. O catalisador de absorção de NOx desempenha a sua função principal a temperaturas mais baixas, reduzindo as emissões quando o SCR ainda não está à temperatura ideal.

 

Com preços a partir de 18.310 euros, gama Crossland X é formada por três níveis de equipamento: Edition, Innovation e Ultimate. O novo motor 1.5 Turbo D é proposto a partir de 23.810 euros, na versão Edition, com 102 cv de potência. A alternativa de caixa automática surge com preços a partir de 26.360 euros, desde a versão Innovation com 120 cv.