Opel Connect - perguntas frequentes
Geral
Questões gerais
O que é o Opel Connect?
Opel Connect é uma nova forma de permanecer ligado e sentir-se seguro na estrada. Sistemas inteligentes de tecnologia e outros serviços relacionados, sempre disponíveis para tornar as suas viagens emocionantes e inesquecíveis.
Quais os serviços disponíveis com o Opel Connect?
As chamadas Emergência e Avaria, são as primeiras funções disponíveis do novo Opel Connect e inicialmente vão estar disponíveis no Grandland X, no Crossland X, no Combo, no Vivaro e no Zafira Life.
Os veículos que apresentam a função de Chamada de Emergência e Avaria estão equipados com um botão SOS vermelho e com um botão de serviço preto.
A Chamada de Emergência é acionada automaticamente com a ativação dos airbags e pré-tensores do cinto de segurança em caso de acidente. Também pode ser acionada manualmente através do botão vermelho SOS. A Chamada de Avaria só pode ser acionada manualmente através do botão de serviço preto.
Mais detalhadamente, a chamada de emergência (e-call) inclui:
A notificação de falha automática (“ACN”) fornece assistência quando ocorre um acidente e um airbag é acionado Neste caso, um sinal ACN com informações sobre o cliente e a localização será transmitida automaticamente para os serviços de emergência (PSAP).
A Chamada de Emergência (“EA”) permite que os ocupantes do veículo solicitem assistência de emergência através do botão vermelho, SOS no veículo. Esta ação transmite informações e a localização do Veículo aos serviços de emrgência, que auxiliam na coordenação do envio da assistência de emergência apropriada.
Esta função inclui sempre um pedido de posição (PRQ) e um conjunto de dados são transmitidos automaticamente aos serviços de emergência: permite a identificação e a localização exata do Veículo, para suportar à notificação automática de acidente e a assistência de emergência.
Mais detalhadamente, a Chamada de Avaria (b-call) inclui:
O acesso à Assistência em viagem (“RSA”) permite que os ocupantes do veículo solicitem assistência, através do botão de serviço preto no veículo. Esta ação vai despoletar uma chamada de voz e transmite automaticamente um conjunto de dados para o serviço de Assistência, que ajudará a coordenar o envio da Assistência Rodoviária adequada ao Cliente.
Inclui também uma solicitação de posição (PRQ) e um conjunto de dados para chamanda de Avaria (b-call) a ser transmitido automaticamente ao fornecedor do serviço: permite que o fornecedor do serviço identifique a localização exata do Veículo, para suportar a Assistência Rodoviária.
Espera-se que mais serviços, como Navegação em tempo real ou Estado e Informações do Veículo, estejam brevemente disponíveis.
Chamada de Emergência e Avaria
Chamada de Emergência
Em que tipos de emergências posso pressionar o botão SOS?
A função de Chamada de Emergência pode ajudá-lo em todas as situações imagináveis de emergência ou risco de vida. Se tiver um acidente, uma emergência médica ou se testemunhar um acidente na estrada e quiser alertar os serviços de emergência, pode pressionar o botão vermelho do SOS.
E se eu pressionar o botão vermelho SOS sem querer?
Às vezes essas coisas acontecem, não há problema. Se pressionou o botão inadvertidamente, pode pressioná-lo uma segunda vez para desligar a chamada, caso contrário, a ligação é feita e pode explicar ao operador dos serviços de emergência, que foi um engano.
A função de Chamada de Emergência está disponível em todos os países da UE?
Sim, a função de Chamada de Emergência está disponível em todos os países da UE, incluindo o Reino Unido, Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia.
Qual o idioma em que a Chamada de Emergência é atendida?
A Chamada de Emergência é encaminhada para o serviço de emergência mais próximo. O operador vai atendê-lo no idioma local.
O que acontece se eu não falar o mesmo idioma que o operador ou se ele não me entender?
Em qualquer caso, quando nenhum passageiro puder falar, por exemplo, devido a lesões ou não puder ser compreendido, o "Conjunto mínimo de dados" será enviado e as equipas de assistência serão enviadas para a localização do veículo. Caso o operador não fale seu idioma, pode tentar falar em inglês.
Posso usar o botão vermelho SOS também para outros fins, por exemplo, quando preciso de um conselho ou uma informação?
Não, o botão vermelho SOS é apenas para situações de emergência, como acidentes, emergências médicas ou situações de risco de vida. O uso do botão vermelho SOS para outros fins é considerado como uso indevido e pode ser sujeito a penalizações.
Chamada de avaria e Assistência em Viagem
O que acontece ao pressionar o botão preto (ao lado do botão vermelho do SOS)?
Se o carro foi adquirido num país onde a Opel disponibiliza o serviço de chamada de Avaria, ao carregar no botão será feita a chamada para o centro de assistência, para acesso à Assistência em Viagem.
Ao mesmo tempo, um SMS com um conjunto de dados é enviado para o centro de assistência para que a equipa de assistência o possa ajudar de forma eficiente.
Como funciona a Assistência em Viagem?
Quando pressiona o botão preto, é feita a ligação ao centro de assistência do país onde o veículo foi registado pela primeira vez (país de origem). Se o pedido de assistência não ocorrer no país de origem, será organizada a assistência com os fornecedores do serviço mais próximos da sua localização.
Em que situações devo pressionar o botão preto?
Pode usar a chamada de Avaria em caso de mau funcionamento do veículo. O mesmo se aplica para danos causados por acidentes, perda de energia da bateria ou bloqueio de chaves.
Não são considerados avarias, eventos como campanhas de segurança ou campanhas de melhoria de produto, verificações regulares e/ou outros serviços de manutenção ou instalação de acessórios. Roubo, incêndio, quebra de vidros, perda de chaves, bloqueio, troca de combustível, falta de combustível, falta de AdBlue também não são considerados uma avaria.
Posso usar o botão preto também para outros fins, e. g. quando preciso de um conselho ou uma informação?
Não, este botão destina-se somente a casos de avaria.
Questões técnicas e operacionais
Como é acionada a Chamada de Emergência automática?
A Chamada de Emergência é automaticamente acionada em caso de acidente. Com a ativação dos airbags ou dos pré-tensores dos cintos de segurança, estabelece-se uma ligação direta e imediata (24 horas por dia, 365 dias por ano) para o respetivo serviço de emergência.
Posso fazer uma Chamada de Emergência manualmente?
A Chamada de Emergência também pode ser acionada manualmente com um toque longo no botão vermelho do SOS. Em caso de acidente, ou se vir um acidente, pode solicitar ajuda dos serviços de emergência.
O que acontece se tiver um acidente ou avaria numa localização onde a cobertura de rede é fraca ou indisponível?
Caso a chamada de emergência não possa ser acionada com sucesso, o sistema está equipado com uma função de repetição automática. No entanto, em locais onde não há cobertura de rede disponível, a função Chamada de Emergência ou Chamada de Assistência em caso de avaria pode não estar disponível.
A função de Chamada de Emergência ou Avaria funciona sempre?
A função Chamada de Emergência e Chamada de Avaria depende das redes de comunicação sem fios e sistemas de posicionamento por satélite. Pode haver zonas remotas onde estas funções não tenham sinal suficiente para o normal funcionamento do equipamento.
A função de Chamada de Emergência funciona com o carro estacionado e com a ignição desligada?
Sim, é possível fazer as chamadas quando a ignição do carro está desligada. A Chamada de Emergência pode ser feita através do botão vermelho SOS e a Chamada de Assistência em caso de avaria através do botão de serviço preto.
A Chamada de Emergência automática é acionada em caso de ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos de segurança. Esta chamada automática só funciona com a ignição ligada.
Tenho que emparelhar um dispositivo móvel ou comprar um cartão SIM extra, para ter a função de Chamada de Emergência ou Chamada de Avaria disponível?
Não, o veículo já está equipado com um cartão SIM para a função de Chamada de Emergência e Chamada de Avaria.
Política de Privacidade
Quais os dados (pessoais) partilhados quando é acionada a Chamada de Emergência e com que objetivos?
Quando ativado, o sistema de Chamada de Emergência do veículo estabelece uma ligação de voz direta com os serviços de emergência.
Mesmo que nenhum passageiro possa falar, por exemplo devido a lesões, é enviado um 'Conjunto Mínimo de Dados', que inclui a localização exata do local do acidente, o modo de acionamento da chamada (automático ou manual), o número de identificação do veículo, tipo de veículo, tipo de propulsão, data e hora, bem como o sentido da marcha. Estas informações que são valiosas para os operadores de emergência para que a assistência ocorra o mais rápido possível. Dados pessoais como nome ou endereço do proprietário do carro não estão incluídos.
Quais os dados (pessoais) partilhados quando é acionada a Chamada de Avaria e com que objetivos?
Quando o botão de serviço preto é pressionado, um telefonema para o centro de assistência é acionado e, ao mesmo tempo, um SMS com um conjunto de dados é enviado para o centro de assistência, esta informação é valiosa para a equipa de assistência o ajudar da forma eficiente. Este SMS contém, por exemplo, posição do veículo e informações sobre o veículo.
Posso impedir que os dados sejam enviados?
No caso de uma chamada ser acionada automática ou manualmente, os dados são enviados automaticamente para os serviços de emergência ou centro de assistência, respectivamente.
Pode definir as configurações de privacidade do serviço chamada de Avaria (b-Call) no seu veículo. Isso afetará o conjunto de dados enviados caso uma chamada de Avaria (b-Call) seja acionada. Isso suprimirá o envio da geolocalização ou o conjunto completo de dados para o b-Call. Essas configurações do veículo para o b-Call podem não estar disponíveis em todas as áreas geográficas.
A chamada de emergência (e-call) não é afetada pelas configurações de privacidade. Portanto, devido ao caráter obrigatório do serviço da chamada de emergência (e-Call), não pode desativar esse recurso nas suas configurações de privacidade.
Como posso alterar as configurações de privacidade?
Pode alterar as configurações de privacidade no veículo pressionando o botão preto de serviço e o botão SOS simultaneamente por menos de 1 segundo. Caso seu veículo esteja equipado com um sistema de navegação, pode alterar a privacidade no menu de configurações. Para os sistemas de navegação do Crossland X (todos) e Grandland X (produzidos antes de outubro de 2019) e serviços de Navegação em Tempo Real ativados, pode alterar a privacidade no menu de configuração. Caso contrário, a função de pressão dupla aplica-se.
Caso você possua um Combo, Vivaro ou Zafira Life e seu veículo esteja equipado com o sistema Multimedia, você pode alterar as configurações de privacidade também através do menu de configurações no ecrã tátil.
O veículo está a gravar as minhas viagens e envia dados, isto permite que os outros saibam onde eu estou?
No caso de uma Chamada de Emergência, o veículo enviará o conjunto de dados legalmente requerido contendo a localização do veículo e o sentido da marcha para os serviços de emergência. Isso ajudará a proteger a sua vida. O mesmo é válido para a Chamada de Avaria, o conjunto de dados é enviado automaticamente para o centro de assistência. Para garantir essa funcionalidade, o módulo de Chamada de Emergência e de Avaria atua como um telemóvel com o cartão SIM ligado à rede móvel de telecomunicações.
Quais os dados que são enviados?
Tanto na Chamada de Emergência como na Chamada de Avaria, um 'Conjunto Mínimo de Dados' que foi padronizado por um Comitê Europeu de Padronização, inclui a localização exata do local do acidente, o modo de ligação (automático ou manual), o número de identificação do veículo, o tipo de veículo, tipo de propulsão, data e hora, bem como o sentido da marcha. Isto é importante especialmente em autoestradas com faixas separadas. Nesta chamada detalhada, também são enviadas informações adicionais sobre o veículo, o que é valioso para a equipa de Assistência o poder ajudar de forma eficiente.
Posso decidir quais dados que são enviados?
Não, não pode decidir sobre o conjunto mínimo de dados para a Chamada de Emergência, estes dados são legalmente determinados e padronizados. Quando a Chamada de Emergência ou de Assistência em caso de avaria é acionada, o conjunto mínimo de dados é enviado automaticamente, conforme determinado para cada caso. Além desses dois conjuntos de dados, não há informações adicionais ou pessoais enviadas.
Como são usados os dados?
Os dados serão usados para informar as equipas de assistência sobre a posição e o estado do veículo, a fim de operar o mais rápido e eficiente possível. Os dados não são partilhados com outras entidades.
Compra e custo inerentes
Como obtenho o Opel Connect - Chamada de Emergência e Chamada de Avaria?
Pode adquirir o Opel Connect na compra do veículo. Está disponível de série ou como uma opção.
Posso ter o serviço de Chamada de Emergência ou Chamada de Avaria no meu veículo atual?
O serviço Chamada de Emergência ou Chamada de Avaria está disponível no Crossland X, Grandland X, Combo, Vivaro, Zafira Live e Corsa e estará disponível em todas os modelos futuros. O serviço Chamada de Emergência nos modelos atuais faz parte do pacote de serviços OnStar. Todos os serviços da OnStar terminarão em 31 de dezembro de 2020.
O serviço Chamada de Emergência ou Chamada de Avaria têm algum custo associado?
Não é necessário efetuar nenhum pagamento adicional para o serviço Chamada de Emergência ou de Avaria. O custo do telefonema está coberto em todos os países onde o serviço é prestado.
Quem paga pela Assistência em Viagem?
Se o seu veículo estiver dentro do período de garantia e nos termos da apólice de cobertura do Programa de assistência em viagem da Opel, o operador enviará uma equipa de assistência profissional para a localização do veículo gratuitamente. Se estiver fora do período de garantia, poderão ocorrer custos.
Em qualquer caso, o telefonema para o centro de assistência não tem qualquer custo adicional.
Porque é que o serviço de Chamada de Emergência é uma opção? Eu li que os veículos devem ter disponível a Chamada de Emergência a partir de abril de 2018.
O novo regulamento da UE determina a Chamada de Emergência como obrigatória para novos veículos homologados após março de 2018. Se a homologação do modelo do seu veículo tiver sido efetuada antes de março de 2018, a função de Chamada de Emergência não é legalmente exigida.
Quanto custa o serviço Chamada de Emergência ou Chamada de Avaria?
O pagamento do serviço Chamada de Emergência e Chamada de Avaria é coberto pelo preço da opção no momento da compra do veículo. Nenhum pagamento adicional é necessário.
Começar
Como faço para adquirir e ativar o serviço Chamada de Emergência e Chamada de Avaria no meu veículo?
Com a compra do veículo, tem de aceitar os Termos e Condições e a Declaração de Privacidade com sua assinatura. Assim que recebe o seu carro, o serviço Opel Connect, Chamada de Emergência e Chamada de Avaria está disponível e pode ser usado, não é necessária mais nenhuma ação.
Tenho que me registrar para obter o serviço Opel Connect, Chamada de Emergência ou Chamada de Avaria?
Não, não é necessário qualquer registo. Com a compra do veículo, tem apenas de aceitar os Termos e Condições e a Declaração de Privacidade com sua assinatura.