Perguntas frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES.

Perguntas Frequentes sobre o Opel Connect.

GERAL

O que é o Opel Connect?

Opel Connect é uma nova forma de permanecer ligado e sentir-se seguro na estrada. Sistemas tecnológicos inteligentes e respetivos serviços associados, sempre disponíveis para ajudá-lo, tornam as suas viagens emocionantes e inesquecíveis.

 

Quais os serviços que estão disponíveis com o Opel Connect?

Chamadas de Emergência e Assistência em caso de avaria, são as primeiras funções disponíveis do novo Opel Connect, disponíveis inicialmente no Grandland X, Crossland X, Combo, Vivaro e Zafira Life.

 

Os veículos que apresentam a função de Chamada de Emergência e Assistência em caso de avaria estão equipados com um botão SOS vermelho e com um botão de serviço preto.

 

Uma Chamada de Emergência é acionada automaticamente com a ativação dos airbags e pré-tensores do cinto de segurança em caso de acidente. Também pode ser acionada manualmente através do botão vermelho SOS. A Chamada de Assistência em caso de avaria só pode ser acionada manualmente através do botão de serviço preto.

 

Mais detalhadamente, a chamada de Emergência inclui:

 

Resposta Automática em Caso de Colisão (“ACN”) fornece assistência quando ocorre um acidente e um airbag é acionado Neste caso, um sinal ACN com informações sobre o cliente e a localização será transmitida automaticamente para os serviços de emergência.

 

A Assistência de Emergência (“EA”) permite que os ocupantes do veículo solicitem assistência de emergência através do botão vermelho, SOS no veículo. Esta ação transmite informações e a localização do veículo para os serviços de emergência,  que vão coordenar o envio da assistência de emergência apropriada.

 

Esta função inclui sempre um Pedido de Posição (PRQ) e um Conjunto de Dados são transmitidos automaticamente aos serviços de emergência: permitem que os serviços de emergência identifiquem a localização exata do veículo, para suportar a Resposta Automática em Caso de Colisão e Chamada de Emergência.

 

Mais detalhadamente, a Chamada de Assistência em caso de avaria inclui:

 

O acesso à Assistência em Viagem (“RSA”) permite que os ocupantes do veículo solicitem assistência, através do Botão de Serviço Preto no veículo. Esta ação vai despoletar uma chamada de voz e transmite automaticamente um conjunto de dados para o serviço de Assistência, que ajudará a coordenar o envio da Assistência Rodoviária adequada ao Cliente.

 

Inclui também um  Pedido de Posição (PRQ) e um conjunto de dados para a Chamada de Assistência a ser transmitido automaticamente ao serviço de assistência em caso de avaria: permite que o serviço de assistência em caso de avaria, identifique a localização exata do Veículo, para suportar a Assistência Rodoviária.

 

Mais serviços, como descarregar um destino de Navegação ou Diagnóstico do Veículo, vão estar disponíveis ao longo de 2019. Assim que os novos serviços forem disponibilizados, a Opel informará, respetivamente, em www.opel.pt/connect.

 

CHAMADA DE EMERGÊNCIA

Em que tipos de emergências posso pressionar o botão SOS?

A função de Chamada de Emergência pode ajudá-lo em todas as situações imagináveis de emergência ou risco de vida. Se tiver um acidente, uma emergência médica ou se testemunhar um acidente na estrada e quiser alertar os serviços de emergência, pode pressionar o botão vermelho do SOS.

 

E se eu pressionar o botão vermelho SOS sem querer?

Às vezes essas coisas acontecem, não há problema. Se pressionou o botão inadvertidamente, pode pressioná-lo uma segunda vez para desligar a chamada, caso contrário, a ligação é feita e pode explicar ao operador dos serviços de emergência, que foi um engano.

 

A função de Chamada de Emergência está disponível em todos os países da UE?

Sim, a função de Chamada de Emergência está disponível em todos os países da UE, incluindo o Reino Unido, Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia.

 

Qual o idioma em que a Chamada de Emergência é atendida?

A Chamada de Emergência é encaminhada para o serviço de emergência mais próximo. O operador vai atendê-lo no idioma local.

 

O que acontece se eu não falar o mesmo idioma que o operador ou se ele não me entender?

Em qualquer caso, quando nenhum passageiro puder falar, por exemplo, devido a lesões ou não puder ser compreendido, o "Conjunto mínimo de dados" será enviado e as equipas de assistência serão enviadas para a localização do veículo. Caso o operador não fale seu idioma, pode tentar falar em inglês.

 

Posso usar o botão vermelho SOS também para outros fins, por exemplo, quando preciso de um conselho ou uma informação?

Não, o botão vermelho SOS é apenas para situações de emergência, como acidentes, emergências médicas ou situações de risco de vida. O uso do botão vermelho SOS para outros fins é considerado como uso indevido e pode ser sujeito a penalizações.

 

CHAMADA EM CASO DE AVARIA E ASSISTÊNCIA EM VIAGEM

O que acontece ao pressionar o botão preto (ao lado do botão vermelho do SOS)?

Se o carro foi adquirido num país onde a Opel disponibiliza o serviço, ao carregar no botão será feita a chamada para o centro de assistência.
Ao mesmo tempo, um SMS com um conjunto de dados é enviado para o centro de assistência para que a equipa de assistência o possa ajudar de forma eficiente.

 

Como funciona a Assistência em Viagem?

Quando pressiona o botão preto, é feita a ligação ao centro de assistência do país onde o veículo foi registado pela primeira vez (país de origem). Se este serviço não for possível através do país de origem, será organizada a assistência com os fornecedores do serviço mais próximos da sua localização.

 

Em que situações devo pressionar o botão preto?

Pode usar a Chamada de Assistência em caso de mau funcionamento do veículo. O mesmo se aplica para danos causados por acidentes, perda de energia da bateria ou bloqueio de chaves.

 

Não são considerados avarias, eventos como campanhas de segurança, verificações regulares e/ou outros serviços de manutenção ou instalação de acessórios. Roubo, incêndio, quebra de vidros, perda de chaves, chaves esquecidas no interior do veículo, troca de combustível, falta de combustível e falta de AdBlue, também não são considerados uma avaria.

 

Posso usar o botão preto também para outros fins, por exemplo, quando preciso de um conselho ou uma informação?

Não, este botão destina-se somente a casos de avaria.

 

QUESTÕES TÉCNICAS E OPERACIONAIS

Como é acionada a Chamada de Emergência automática?

A Chamada de Emergência é automaticamente acionada em caso de acidente. Com a ativação dos airbags ou dos pré-tensores dos cintos de segurança, estabelece-se uma ligação direta e imediata (24 horas por dia, 365 dias por ano) para o respetivo serviço de emergência.

 

Posso fazer uma Chamada de Emergência manualmente?

A Chamada de Emergência também pode ser acionada manualmente com um toque longo no botão vermelho do SOS. Em caso de acidente, ou se vir um acidente, pode solicitar ajuda dos serviços de  emergência.

 

O que acontece se tiver um acidente ou avaria numa localização onde a cobertura de rede é fraca ou indisponível?

Caso a chamada de emergência não possa ser acionada com sucesso, o sistema está equipado com uma função de repetição automática. No entanto, em locais onde não há cobertura de rede disponível, a função Chamada de Emergência ou Chamada de Assistência em caso de avaria pode não estar disponível.

 

A função de Chamada de Emergência ou Assistência em caso de avaria funciona sempre?

A função Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria depende das redes de comunicação sem fios e sistemas de posicionamento por satélite. Pode haver zonas remotas onde estas funções não tenham sinal suficiente para o normal funcionamento do equipamento.

 

A função de Chamada de Emergência funciona com o carro estacionado e com a ignição desligada?

Sim, é possível fazer as chamadas quando a ignição do carro está desligada. A Chamada de Emergência pode ser feita através do botão vermelho SOS e a Chamada de Assistência em caso de avaria através do botão de serviço preto.
A Chamada de Emergência automática é acionada em caso de ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos de segurança. Esta chamada automática só funciona com a ignição ligada.

 

Tenho que emparelhar um dispositivo móvel ou comprar um cartão SIM extra, para ter a função de Chamada de Emergência ou Chamada de Assistência em caso de avaria disponível?

Não, o carro já está equipado com um cartão SIM para a função de Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Quais os dados (pessoais) partilhados quando é acionada a Chamada de Emergência e com que objetivos?

Quando ativado, o sistema de Chamada de Emergência do veículo estabelece uma ligação de voz direta com os serviços de emergência.
Mesmo que nenhum passageiro possa falar, por exemplo devido a lesões, é enviado um 'Conjunto Mínimo de Dados', que inclui a localização exata do local do acidente, o modo de acionamento da chamada (automático ou manual), o número de identificação do veículo, tipo de veículo, tipo de propulsão, data e hora, bem como o sentido da marcha. Estas informações que são valiosas para os operadores de emergência para que a assistência ocorra o mais rápido possível. Dados pessoais como nome ou endereço do proprietário do carro não estão incluídos.

 

Quais os dados (pessoais) partilhados quando é acionada a Chamada de Assistência em caso de avaria e com que objetivos?

Quando o botão de serviço preto é pressionado, um telefonema para o centro de assistência é acionado e, ao mesmo tempo, um SMS com um conjunto de dados é enviado para o centro de assistência, esta informação é valiosa para a equipa de assistência o ajudar da forma eficiente. Este SMS contém, por exemplo, posição do veículo e informações sobre o veículo.

 

Posso impedir que os dados sejam enviados?

No caso de uma Chamada de Emergência ser acionada automaticamente ou manualmente, os dados são enviados automaticamente para os serviços de emergência. A tecnologia está sempre ativa e não pode ser desligada.

 

O veículo está a gravar as minhas viagens e envia dados, isto permite que os outros saibam onde eu estou?

No caso de uma Chamada de Emergência, o veículo enviará o conjunto de dados legalmente requerido contendo a localização do veículo e o sentido da marcha para os serviçoes de emergência. Isso ajudará a proteger a sua vida. O mesmo é válido para a Chamada de Assistência em caso de avaria, o conjunto de dados é enviado automaticamente para o centro de assistência. Para garantir essa funcionalidade, o módulo de Chamada de Emergência e de Assistência em caso de avaria atua como um telemóvel com o cartão SIM ligado à rede móvel de telecomunicações.

 

Quais os dados que são enviados?

Tanto na Chamada de Emergência como na Chamada de Assistência em caso de avaria, um 'Conjunto Mínimo de Dados' que foi padronizado por um Comitê Europeu de Padronização, inclui a localização exata do local do acidente, o modo de ligação (automático ou manual), o número de identificação do veículo, o tipo de veículo, tipo de propulsão, data e hora, bem como o sentido da marcha. Isto é importante especialmente em autoestradas com faixas separadas. Nesta chamada detalhada, também são enviadas informações adicionais sobre o veículo, o que é valioso para a equipa de Assistência o poder ajudar de forma eficiente.

 

Posso decidir quais dados que são enviados?

Não pode decidir sobre o conjunto mínimo de dados enviados com a Chamada de Emergência, estes dados são legalmente determinados e padronizados. Quando a Chamada de Emergência ou de Assistência em caso de avaria é acionada, o conjunto mínimo de dados é enviado automaticamente, conforme determinado para cada caso. Além desses dois conjuntos de dados, não há informações adicionais ou pessoais enviadas.

 

Como são usados os dados?

Os dados serão usados para informar as equipas de assistência, sobre a posição e o estado do veículo, a fim de operar o mais rápido e eficiente possível. Os dados não são partilhados com outras entidades.

COMPRA E CUSTO INERENTES

Como obtenho o Opel Connect - Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria?

Pode adquirir o Opel Connect na compra do veículo. Está disponível como uma opção.

 

Posso ter o serviço de Chamada de Emergência ou Chamada de Assistência em caso de avaria no meu carro atual?

O serviço Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria está previsto ser disponibilizada inicialmente no Crossland X, Grandland X, Combo, Vivaro e Zafira Live e estará disponível em todas os modelos futuros. O serviço Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria nos modelos atuais, faz parte do pacote de serviços OnStar. Todos os serviços da OnStar terminarão em 31 de dezembro de 2020.

 

O serviço Chamada de Emergência ou Chamada de Assistência em caso de avaria têm algum custo associado?

Não é cobrado nenhum pagamento adicional para o serviço Chamada de Emergência ou de Assistência em caso de avaria. O custo do telefonema está coberto em todos os países onde o serviço é prestado.

 

Quem paga pela Assistência em Viagem?

Se o seu veículo estiver dentro do período de garantia e nos termos da apólice de cobertura do Programa de assistência em viagem da Opel, o operador enviará uma equipa de assistência profissional para a localização do veículo gratuitamente. Se estiver fora do período de cobertura, poderão ocorrer custos.
Em qualquer caso, o telefonema para o centro de assistência não tem qualquer custo. 

 

Porque é que este serviço (Chamada de Emergência) é uma opção? Eu li que os veículos devem ter disponível a Chamada de Emergência a partir de abril de 2018.

O novo regulamento da UE determina a Chamada de Emergência como obrigatória para novos veículos homologados após março de 2018. Se a homologação do modelo do seu veículo tiver sido efetuada antes de março de 2018, a função de Chamada de Emergência não é legalmente exigida.

 

Quanto custa o serviço Chamada de Emergência ou Chamada de Assistência em caso de avaria?

O pagamento do serviço Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria é coberto pelo preço da opção na compra do veículo.

 

INICIAR - ONBOARDING

Como faço para adquirir e ativar o serviço Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria no meu veículo?

Com a compra do veículo, tem de aceitar os Termos e Condições e a Declaração de Privacidade com sua assinatura. Assim que recebe o seu veículo, o serviço Opel Connect, Chamada de Emergência e Chamada de Assistência em caso de avaria está disponível e pode ser usado, não é necessária mais nenhuma ação.

 

Tenho que me registrar para obter o serviço Opel Connect, Chamada de Emergência ou Chamada de Assistência em caso de avaria?

Não é necessário qualquer registo. Com a compra do veículo, tem apenas de aceitar os Termos e Condições e a Declaração de Privacidade com sua assinatura.