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Carregamento e Autonomia

Carregamento e autonomia do seu carro elétrico

Carregamento flexível na estrada ou em casa

Tudo o que precisa de saber sobre o carregamento do seu carro elétrico

Carregue o seu conhecimento aqui

Como se manter em movimento com o seu carro elétrico? Muito simples: carregando a bateria regularmente! Quão fácil é, que diferentes opções estão disponíveis, o que precisa considerar, quantas vezes deve carregar e quanto tempo deve planear para isso? Obtenha todas as respostas aqui. 
Diferença entre corrente contínua e corrente alternada

Quase todos os nossos eletrodomésticos são alimentados por corrente alternada, porque esta é a corrente fornecida pela rede europeia. No entanto, os dispositivos com baterias incorporadas devem ser carregados com corrente contínua. Isto inclui os telemóveis e também os carros elétricos.

 

A rede de energia elétrica europeia baseia-se em corrente alternada uma vez que este tipo de energia elétrica é transportado de forma mais eficiente em longas distâncias - neste caso o fluxo de eletricidade muda constantemente de direção.

 

No entanto, a bateria de iões de lítio no seu carro elétrico não necessita de corrente alternada, mas de corrente contínua. Independentemente de esta corrente ser proveniente de uma tomada doméstica ou de uma wallbox - deve primeiro ser convertida em corrente contínua no interior do veículo utilizando o carregador de bordo. E isso leva tempo. O carregamento é, portanto, mais rápido numa estação de carregamento de corrente contínua. A corrente alternada da rede é convertida em corrente contínua e pode alimentar diretamente a bateria. Atualmente, os postos de carregamento rápido de corrente contínua só estão disponíveis em áreas públicas, mas aí pode carregar o seu carro elétrico mais rapidamente do que em qualquer outra fonte de energia. 

 
O que são fases? e porque é que três fases é melhor?
Na Europa, a energia elétrica é distribuída através de uma rede trifásica que exige três linhas para transportar a corrente elétrica. Cada uma das linhas transporta uma fase (3 fases no total). Para a maioria dos aparelhos domésticos, uma fase é suficiente, razão pela qual todas as tomadas domésticas convencionais têm só uma fase.  

Os aparelhos elétricos maiores como os utilizados na indústria - mas também eventualmente o forno de cozinha elétrico - estão geralmente ligados a corrente alternada trifásica. Esta energia elétrica mais "pesada" permite uma potência superior. 

 

Em alguns países (por exemplo, França), os lares domésticos só estão ligados a uma rede de uma única fase (monofásica). Outros, como a Alemanha, estão ligados a uma corrente alternada trifásica que, naturalmente, também pode ser usada para carregar o seu carro elétrico. A velocidade de carregamento com energia trifásica aumenta significativamente em comparação com o carregamento monofásico. 

O que significa kW e kWh?
A unidade Kilowatt (kW) descreve a produção de energia: ou seja, a quantidade de energia que se consome ou gera num dado momento. Em comparação, o kilowatt-hora é uma medida da quantidade de energia que é consumida ou gerada com um determinado nível de energia durante um determinado período de tempo.  
Não importa se é uma televisão ou um aquecedor elétrico: o consumo de quase todos os aparelhos domésticos é referenciado em kilowatt (kW). Um kilowatt-hora (kWh) corresponde à energia que um dispositivo elétrico (por exemplo, uma máquina, uma lâmpada) com uma potência de 1.000 Watt absorve ou emite numa hora. É por isso que a capacidade da bateria de um carro elétrico também é medida em kilowatt-hora (kWh). Por exemplo, um Opel Corsa tem uma bateria de 50 kWh. E o consumo de energia por 100 km também é dado em kWh. 

Pode carregar o seu carro elétrico praticamente em qualquer lugar

Sistemas de carregamento para qualquer necessidade

Só carrega o seu carro elétrico Opel em casa - ou carrega muitas vezes em viagem? Pode sempre disponibilizar tempo para carregar ou tem de o fazer rapidamente? Apresentamos os acessórios que se adequam às suas necessidades individuais e os locais onde pode obtê-los. 

Mais sobre o carregamento: custos, tempo e consumo

Porque é que há carregamentos CA e CC, e qual a diferença entre eles - e como é que isso afeta o tempo e os custos de carregamento? Compare os tempos de carregamento das diferentes opções de carregamento e descubra muito mais! 
Energia solar
Com um sistema fotovoltaico no seu telhado, torna-se independente das tarifas de eletricidade ou dos postos de carregamento públicos. No entanto, se quiser carregar com energia solar pura, o seu sistema fotovoltaico deve ser grande o suficiente para ser capaz de fornecer pelo menos 1,4 kW de energia solar para além do seu consumo de energia atual. Se produzir menos eletricidade, o que faltar é automaticamente retirado da rede pública durante o processo de carregamento.  
Carregar o carro no emprego
É possível carregar o seu carro particular elétrico ou híbrido plug-in no seu local de trabalho? Por que não pergunta? Se os colaboradores puderem carregar os seus carros numa instalação permanente da empresa, a corrente de carregamento é isenta de impostos. Se o seu empregador ainda não oferece isto, vale a pena perguntar. Ele não só marca pontos em termos de proteção ambiental e sustentabilidade - como pode até ganhar dinheiro se disponibilizar o serviço ao público.  
E as trovoadas?
Pode carregar o seu carro elétrico à chuva e mesmo com trovoada. Mesmo quando estacionado no exterior, o carro está equipado com um dispositivo de proteção contra sobretensões - tal como as estações de carregamento particular e público. Portanto, não há perigo, mesmo no caso altamente improvável de que um raio atinja a estação de carga ou o seu carro. No entanto, deve manter a prudência habitual durante uma trovoada.  

Autonomia que dura

Carros elétricos opel: perfeitos para o uso diário

A média das deslocações para o trabalho é de cerca de 34 km/dia. E 95% de todas as viagens diárias são inferiores a 50 km. Como pode ver, sabemos tudo sobre autonomia e os nossos carros elétricos são todos absolutamente adequados para o uso diário.

Mais sobre carregamento e autonomia

Como funciona o carregamento do carro elétrico?

Todos os carros elétricos modernos são alimentados por uma bateria de iões de lítio. Esta bateria armazena corrente contínua (CC). No entanto, a rede elétrica europeia apenas fornece corrente alternada (CA), razão pela qual o carregador de bordo do veículo executa a conversão para corrente contínua. Isto é diferente numa estação de carregamento rápido em CC: aqui, a corrente alternada da rede é convertida diretamente em corrente contínua - razão pela qual o processo de carregamento é muito mais rápido.

Como posso carregar o meu carro elétrico em casa?

Para o carregamento em casa, recomendamos a instalação de uma wallbox CA. Mesmo com uma taxa de transferência de energia até 11 kW, o carregamento é muito mais rápido do que numa tomada doméstica que não é realmente concebida para uma saída elétrica tão elevada durante um período prolongado. Mas pode ser útil se estiver na casa do amigo e precisar de carregar o seu carro para a viagem de regresso. 

Como pode carregar um carro elétrico numa tomada da rede?

Tudo o que precisa para carregar o seu carro elétrico numa tomada convencional é o cabo de carregamento padrão tipo 2 que vem com o seu Opel. Com uma tomada de energia tem sempre uma opção de carregamento por perto, por exemplo, quando visita amigos ou familiares. No entanto, a melhor maneira de carregar o seu carro elétrico em casa é com uma wallbox trifásica. Torna o carregamento mais seguro e também significativamente mais rápido. 

Quanto custa carregar um carro elétrico?

Pode carregar o seu carro elétrico de uma forma particularmente económica numa wallbox em casa porque aí paga o preço de eletricidade atual por kilowatt-hora. Numa estação de carregamento pública, os custos dependem da tarifa do fornecedor de energia e também de estar a carregar em corrente alternada ou contínua. Numa estação de carregamento rápido em CC, pode carregar a sua bateria até 80% em cerca de 30 minutos - mas isso custa significativamente mais.