Ir Para O Conteúdo
Cabos de carregamento e tomadas

O cabo certo para o seu carro elétrico

Tem inúmeras opções para carregar o seu carro elétrico - desde pontos de carregamento em casa até estações de carregamento rápido em CC que estão cada vez mais disponíveis nos postos de carregamento

A solução livre: uma tomada de rede

1,8 kW

 

O carregamento numa tomada doméstica convencional é a solução de carregamento mais simples: não é necessária nenhuma instalação e o cabo de carregamento de modo 2 correspondente (Tipo 2, até 1,8 kW) vem de série com o seu carro elétrico. Vantagem: está sempre disponível. Desvantagem: as tomadas e, especialmente, os cabos não foram concebidos para o carregamento permanente de um carro elétrico.

 

A comunicação entre o veículo e a porta de carregamento é possível através da chamada Caixa de Controlo Integrada no Cabo de Carregamento (ICCB). Ela garante a segurança durante todo o processo de carregamento. 

 

Esta solução de carregamento é a certa para si se...

... não encontra uma estação de carregamento pública e tem de carregar em casa de um amigo, por exemplo.

... possui um Híbrido Plug-In (PHEV) que pode ser carregado durante a noite2.  

 

No entanto, para o carregamento regular do seu carro elétrico, recomendamos uma das nossas wallboxes.

Carregamento otimizado de potência: o sistema Green-up da Legrand

3,7 kW

 

A tomada Green-up da Legrand é uma tomada otimizada para potência e oferece um desempenho máximo com tempos de carregamento reduzidos para uma corrente de carregamento máxima de 16 A e, dependendo da variante, potências de carregamento de 3,7 a 22 KW. As estações de carregamento podem ser operadas através de app e Bluetooth.

 

Para poder utilizar a potência total desta tomada, também precisa de um cabo de carregamento otimizado para potência3. Esta é a única forma de garantir a máxima potência de carregamento e garantir um carregamento rápido e seguro sem sobreaquecimento. 

 

O nosso parceiro Etra Portugal terá todo o gosto em cuidar da instalação completa para si. 

Contacte o seu concessionário para saber tudo.

 

Esta solução de carregamento é a certa para si se...

... normalmente conduz menos de 200 km por dia. 

... carrega o seu carro menos vezes em casa do que, por exemplo, no trabalho. 

... possui um híbrido plug-in (PHEV) que pode ser carregado em 4 horas2.

Carregamento acelerado: em casa ou na estrada

7,4 kW / 11 kW

 

Quer carregar o seu carro elétrico mais rápido em casa? Então uma wallbox é a solução certa para si. Pode ser instalada na parede ou num suporte.

 

A Opel oferece uma escolha de wallboxes e wallboxes inteligentes que funcionam com a unidade de carregamento do seu carro elétrico (carregador de bordo, OBC) - podem ser monofásicas ou trifásicas.

 

A propósito: o nosso parceiro Eyssa-Tesis não é apenas a melhor escolha para fazer a instalação, ele também oferece o serviço perfeito para a sua solução de carregamento.

 

Sugestão: as wallboxes geralmente vêm com um cabo de carregamento Modo 3 instalado permanentemente. Assim, também pode carregar o seu carro elétrico quando precisar numa estação de carregamento CA pública, por isso, é melhor ter sempre este cabo consigo.

 

Pode encontrar a nossa vasta rede de estações de carregamento em toda a Europa aqui: Serviços Free2Move.

 

Esta solução de carregamento é a certa para si se ...

 

... carregar regularmente um carro elétrico em casa ou na estrada.

... quer repor durante a noite a energia usada durante o dia.

Carregamento rápido público
As estações de carregamento rápido em CC encontram-se frequentemente em estações de serviço de autoestrada e nos centros das grandes cidades. Imagine fazer uma pausa de café de 30 minutos enquanto nesse tempo a bateria do Corsa-e é carregada até 80%1!  

O cabo de carregamento de Modo 4 está instalado permanentemente na estação de carregamento rápido em CC. Pode fazer o pagamento com o cartão de carregamento Free2Move

 

Nota: apenas os nossos veículos totalmente elétricos (BEV) têm acesso ao carregamento em estações de carregamento rápido em CC (Sistema de Carregamento Combinado, CCS4). Devido à fraca capacidade da bateria, não é possível carregar os nossos híbridos plug-in (PHEV) nessas estações. 

 

Esta solução de carregamento é a certa para si se... 

... conduz em distâncias mais longas e precisa de carregar no caminho. 

O sistema completo: o Carregador Universal

1,8 kW - 22 kW

 

Com o Carregador Universal tudo é possível: pode carregar em tomadas domésticas, tomadas industriais (instalação necessária) e postos de carregamento público em CA.

 

O carregador universal oferece uma potência até 22 kW - desde que tenha uma tomada industrial trifásica (CEE16, corrente trifásica). Se o ligar a uma tomada doméstica convencional, oferece a potência de um cabo de carregamento modo 2.

 

Sugestão: o Carregador Universal é o ideal para carregar no exterior! Os adaptadores para diferentes tipos de tomadas podem ser encontrados no nosso catálogo de acessórios Opel+.

 

Os adaptadores para diferentes tipos de tomadas estão disponíveis no catálogo de acessórios online Opel+.

 

Esta solução de carregamento é a certa para si se ...

 

... pode carregar confortavelmente durante a noite em casa.

... aproveita ao máximo a autonomia do seu carro elétrico e depois carrega-o em casa.

... usa o cabo de carregamento universal em casa como uma wallbox.

... às vezes viaja em distâncias maiores e quer levar o cabo de carregamento universal consigo para carregar onde quer que encontre uma tomada adequada.

 

Sugestão: se carrega regularmente na estrada, recomendamos uma wallbox para casa e um cabo de carregamento Modo 3 para a estrada.

Acessórios de carregamento Opel para carros elétricos

Para manter a sua flexibilidade, é importante poder carregar o seu carro elétrico sempre que possível. As opções vão desde as tomadas convencionais, os postos de carregamento instalados permanentemente como as wallboxes, até às estações de carregamento rápido. Explicamos quais os diferentes cabos de carregamento disponíveis e onde pode comprá-los.

Tudo sobre cabos de carregamento e fichas

Informação atualizada sobre cabos de carregamento e fichas

Todos os carros elétricos da Opel vêm com um cabo de carregamento Tipo 2 de série - garantindo um carregamento fácil desde o início. Uma vez que diferentes soluções de carregamento se adequam a diferentes perfis de mobilidade, pode encontrar uma seleção de diferentes tipos de cabos de carregamento no nosso catálogo de acessórios Opel. Explicamos exatamente quais os cabos de que realmente precisa. 

Qual o cabo de carregamento mais adequado e para quê?

O cabo doméstico básico (Tipo 2) é o ideal para um carregamento simples numa tomada doméstica. No entanto, só deve carregar desta forma se não houver outra opção.

O cabo doméstico estendido (3,7 kW) é uma boa opção para carregar em casa - especialmente se conduz menos de 200 km por dia e tende a carregar o seu carro na estrada.

Estes dois cabos básicos também servem para os híbridos plug-in, pois as suas baterias com menor capacidade podem ser totalmente carregadas em apenas 4 horas.

Cabos monofásicos ou trifásicos Tipo 3 são os ideais se depender de estações de carregamento público, por exemplo, porque não pode instalar um carregador em casa. O cabo trifásico permite um carregamento mais rápido.

Os cabos de carregamento universal com adaptadores podem ser usados em qualquer lugar - na estrada, em tomadas domésticas ou industriais.

O que é um cabo de carregamento tipo 2?

O cabo doméstico básico (Tipo 2) é fornecido de série com o seu carro elétrico Opel. Pode ser ligado a qualquer tomada, por isso é o ideal se não tiver outra maneira de chegar a uma estação de carregamento. O cabo de carregamento do Tipo 2 não pode converter a corrente alternada em corrente contínua como a wallbox. Esta conversão acontece, assim, dentro do próprio carro elétrico e, portanto, o carregamento leva mais tempo. Os cabos de carregamento Tipo 2 também são adequados para híbridos plug-in porque a bateria tem menor capacidade e pode ser carregada durante a noite. Também podem ser ligados a uma wallbox.

Como posso carregar o meu carro elétrico?

Independentemente de carregar o seu carro elétrico numa wallbox em casa ou numa estação de carregamento rápido na estrada, deve considerar os seguintes aspetos durante cada processo de carregamento.

 

  1. Desligue o motor.
  2. Se estiver a carregar numa estação de carregamento público, deve-se registar ou validar-se na estação de carregamento (através de uma aplicação, com um cartão de pagamento ou através do código QR).
  3. Abra a tampa e ligue o carro com a estação de carregamento (com o seu próprio cabo ou com o da estação).
  4. Inicie o processo de carregamento online, na aplicação ou na sua wallbox.
  5. Quando o nível de carga desejado for alcançado, pode interromper o carregamento - se a bateria estiver carregada completamente, o carregamento para automaticamente.
  6. Agora faça log off na estação de carregamento público.
  7. Desconecte a estação de carregamento do veículo, desligando primeiro no veículo!
  8. Ligue o motor - e boa viagem!

 

Sugestão: estacione o mais próximo possível da estação para que ninguém tropece no cabo de carregamento.

 

Se tem uma garagem e prefere um carregamento potente porque faz viagens mais longas regularmente e deseja carregar com flexibilidade em qualquer lugar, recomendamos um carregador universal com adaptadores para:

 

  • Tomada doméstica (1,8 kW)
  • Estações de carregamento público (7,4 kW / 11 kW)
  • Tomada industrial (CEE 16, trifásica)

 

Se precisa de um carregamento frequente e rápido - tanto em casa como na estrada? Então recomendamos:

 

  • Cabo doméstico básico
  • Cabo de carregamento Tipo 3
  • Wallbox ou Wallbox Inteligente