Carregamento para o dia-a-dia

Para o uso diário na cidade, não precisas carregar o teu carro todos os dias. Isso porque, em média, não conduzimos mais de 30 km por dia. O tempo de carregamento depende de como carregas. As nossas soluções de carregamento da Free2move Charge oferecem tudo o que precisas. Uma ligação de 7 kW com um carregador doméstico ou numa estação de carregamento pública nas proximidades demora normalmente 8 horas a carregar. Ou, em linguagem simples, de um dia para o outro.

Se tiveres estacionamento privado

 

A solução mais prática é instalar um carregador doméstico – tecnicamente, uma estação de carregamento CA doméstica. Estes carregadores são perfeitamente adaptados ao teu veículo e carregam significativamente mais rápido e com mais segurança do que uma tomada doméstica. Terás de contratar um eletricista qualificado para fazer a instalação, mas, depois disso, terás uma conveniência excepcional no carregamento, além de muitos outros benefícios úteis. Vê mais detalhes na nossa loja Free2move Charge.

Carregadores públicos de rua

 

Não precisas de ter estacionamento privado para ter um carro elétrico. Na maioria dos bairros, há carregadores públicos que fornecem entre 7 e 11 kW - perfeitos para carregar durante a noite, pois demoram entre 4 e 8 horas. Vais precisar de usar o cabo que vem com o teu carro - um “Tipo 2”.

Para tornar isto ainda mais prático, o teu Opel vem com um Free2move Charge Pass como parte do nosso Electric All In Pack, que te dá acesso fácil a 1 000 000 de estações de carregamento em toda a Europa através de um cartão RFID, além de uma app móvel para facilitar a gestão das viagens.


3 dicas de carregamento


“Quando comprei o meu Corsa Electric há 5 anos, achava que tinha de carregar a bateria até 100% sempre. Mas logo percebi que isso não era preciso. Dá para carregar só um pouco. Além disso, como faço principalmente viagens curtas, às vezes consigo ficar 2 ou 3 semanas sem carregar a bateria.”

Joanna, 45



Carregamento rápido para viagens mais longas

Planear a tua viagem

 

Quando estiveres numa viagem mais longa e precisares carregar ou reabastecer no caminho, a melhor solução é colocar o teu destino na app E-routes Planner. A app não só planeia a tua rota, como também identifica as paragens para recarga.

Quanto tempo precisas de esperar?

 

Basta meia hora ou menos para carregar o teu carro de 20 a 80% com um carregador rápido (CC) de 150 kW. Ou podes simplesmente fazer um carregamento rápido. Adicionar mais 100 km leva apenas dez minutos. Mal dá tempo para tomar um café!


3 dicas importantes para carregar no dia a dia


“A primeira vez que usei um carregador rápido numa estação de serviço, tirei o meu cabo Tipo 2 e todos os outros condutores de carros elétricos perceberam que eu era um novato nisto! Não sabia que esses carregadores têm os seus próprios cabos que se ligam ao carro.”

David, 52


Como maximizar a autonomia elétrica do teu veículo

Mantém a tua velocidade moderada e acelera suavemente. Acelerações bruscas constantes vão esgotar a tua bateria mais rapidamente.
1

 

Mantém a tua velocidade moderada e acelera suavemente. Acelerações bruscas constantes vão esgotar a tua bateria mais rapidamente.

2

 

Antecipa o trânsito à tua frente para que possas desacelerar, em vez de parar/arrancar abruptamente.

3

 

Utiliza o aquecimento e o ar condicionado de forma inteligente. Usa a função de pré-condicionamento do habitáculo na app MyOpel enquanto o teu carro ainda está a carregar.

4

 

Se tiveres uma caixa de tejadilho, certifica-te de a remover quando não a estiveres a usar, pois ela afeta a aerodinâmica.


Experimenta o nosso simulador de carregamento e autonomia

Vê até onde consegues ir com o teu carro, as condições do tempo e o teu estilo de condução.

Todos os modelos Opel estão disponíveis nas versões Elétrico, Híbrido Plug-in e Híbrido.


Perguntas frequentes sobre Condução elétrica

Há uma garantia específica para a bateria?

Sim. Se comprares um carro elétrico da Opel, ele vem com uma garantia de 8 anos (ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro). Isso cobre qualquer problema com a bateria e garante que terás pelo menos 70% da sua capacidade original.

Preciso sempre carregar até 100%?

Não. Para manter a bateria em bom estado, é recomendável, para uso diário, carregar até no máximo 80%. Na verdade, essa é a configuração padrão para a maioria dos nossos veículos, que podes alterar na aplicação. Se a maior parte das tuas viagens for em distâncias curtas na cidade, vais perceber que não precisas carregar com muita frequência — talvez uma ou duas vezes por semana, dependendo de quanto usas o carro, como conduzes e outros fatores que podem afetar o desempenho da bateria. No entanto, se fizeres uma viagem longa, é uma boa ideia certificar-te de que tens o máximo de carga possível na bateria antes de partir - por isso, carrega-a até 100% nesses casos.

Que fatores afetam o desempenho da bateria de um carro elétrico?

Tal como acontece com os carros a combustão interna, fatores como o número de pessoas no carro e o peso extra que transporta afetam o desempenho. Mais uma vez, tal como com qualquer carro, a forma e o local onde conduz também afetam. Conduzir rápido em terrenos acidentados vai gastar mais energia. O que é específico das baterias dos carros elétricos são as temperaturas extremas. O tempo muito frio afeta o desempenho da bateria - além disso, é provável que uses recursos como aquecimento (bancos, volante, para-brisas e controle de temperatura regular). O mesmo vale para o tempo muito quente. Essas são coisas a ter em mente ao planear uma viagem mais longa, mas não afetam muito o uso diário.

Preciso instalar uma wallbox?

Se tiveres um lugar para estacionar o carro , e puderes instalar uma wallbox, é uma boa ideia, porque é prático e reduz o tempo de carregamento, mas o carregamento público ou mesmo a partir de uma tomada doméstica (carregamento lento) também funciona.

Não tenho estacionamento privado. Posso ter um carro elétrico à mesma?

Sim. Para tal, vais precisar de usar carregadores públicos. Visita a nossa página Carregamento e Autonomia para mais detalhes sobre este assunto, mas muitas pessoas conseguem fazê-lo sem dificuldades e está a tornar-se cada vez mais fácil, à medida que são adicionadas mais e mais instalações de carregamento públicas.

O que acontece se a bateria acabar?

É extremamente improvável. Essa é a primeira coisa a dizer. Serás avisado com antecedência quando a bateria estiver a ficar fraca e a tua aplicação irá localizar os pontos de carregamento mais próximos da tua localização atual. Mas, vamos imaginar que isso aconteceu. A boa notícia é que, quando compras um carro elétrico da Opel, ele vem com o nosso programa Electric All-In. Este programa inclui, entre outros benefícios, carregamento de emergência na estrada.

Posso aproveitar algum incentivo fiscal se mudar para um carro elétrico?

Os Veículos Elétricos são isentos de IUC – Imposto Único de Circulação e ISV – Imposto Sobre Veículos. Para as empresas, os Veículos Elétricos estão também isentos de Tributação Autónoma em sede de IRC e o IVA – Imposto de Valor Acrescentado é dedutível. 

A manutenção dos carros elétricos é cara?

Não. A manutenção é mais barata porque há menos peças móveis e menos engenharia mecânica. Isso significa que não há trocas de óleo, velas de ignição, sistema de escape nem correia dentada. Além disso, o desgaste dos travões é menor graças à travagem regenerativa. A longo prazo, podes esperar uma redução nas tuas despesas de manutenção.

O carregamento elétrico é mais barato do que o de gasolina?

Sim, é. Se carregares em casa, vais notar uma diferença enorme - cerca de um terço do custo por km que pagarias pela gasolina ou pelo gasóleo. Mesmo que uses carregadores públicos (7 kW ou 11 kW), vais pagar significativamente menos pelo teu «combustível».

Posso atrelar um reboque ou caravana com um carro elétrico?

Sim, podes. Como em qualquer carro que reboca peso extra, isso vai afetar a autonomia da bateria do teu veículo.

Explorar Mais

Diferença entre corrente contínua e corrente alternada

Quase todos os nossos eletrodomésticos são alimentados por corrente alternada, porque esta é a corrente fornecida pela rede europeia. No entanto, os dispositivos com baterias incorporadas devem ser carregados com corrente contínua. Isto inclui os telemóveis e também os carros elétricos.

 

A rede de energia elétrica europeia baseia-se em corrente alternada uma vez que este tipo de energia elétrica é transportado de forma mais eficiente em longas distâncias - neste caso o fluxo de eletricidade muda constantemente de direção.

 

No entanto, a bateria de iões de lítio no teu carro elétrico não necessita de corrente alternada, mas de corrente contínua. Independentemente de esta corrente ser proveniente de uma tomada doméstica ou de uma wallbox - deve primeiro ser convertida em corrente contínua no interior do veículo utilizando o carregador de bordo. E isso leva tempo. O carregamento é, portanto, mais rápido numa estação de carregamento de corrente contínua. A corrente alternada da rede é convertida em corrente contínua e pode alimentar diretamente a bateria. Atualmente, os postos de carregamento rápido de corrente contínua só estão disponíveis em áreas públicas, mas aí podes carregar o teu carro elétrico mais rapidamente do que em qualquer outra fonte de energia. 

 

Podes carregar o teu carro elétrico praticamente em qualquer lugar

Mais sobre o carregamento: custos, tempo e consumo

Porque é que há carregamentos CA e CC, e qual a diferença entre eles - e como é que isso afeta o tempo e os custos de carregamento? Compara os tempos de carregamento das diferentes opções de carregamento e descobre muito mais! 
Energia solar
Com um sistema fotovoltaico no teu telhado, tornas-te independente das tarifas de eletricidade ou dos postos de carregamento públicos. No entanto, se quiseres carregar com energia solar pura, o teu sistema fotovoltaico deve ser grande o suficiente para ser capaz de fornecer pelo menos 1,4 kW de energia solar para além do teu consumo de energia atual. Se produzir menos eletricidade, o que faltar é automaticamente retirado da rede pública durante o processo de carregamento.  
Carregar o carro no emprego
É possível carregares o teu carro particular elétrico ou híbrido plug-in no teu local de trabalho? Por que não perguntas? Se os colaboradores puderem carregar os seus carros numa instalação permanente da empresa, a corrente de carregamento é isenta de impostos. Se o teu empregador ainda não oferece isto, vale a pena perguntar. Ele não só marca pontos em termos de proteção ambiental e sustentabilidade - como pode até ganhar dinheiro se disponibilizar o serviço ao público.  
E as trovoadas?
Podes carregar o teu carro elétrico à chuva e mesmo com trovoada. Mesmo quando estacionado no exterior, o carro está equipado com um dispositivo de proteção contra sobretensões - tal como as estações de carregamento particular e público. Portanto, não há perigo, mesmo no caso altamente improvável de que um raio atinja a estação de carga ou o teu carro. No entanto, deves manter a prudência habitual durante uma trovoada.  

Autonomia que dura

Carros elétricos opel: perfeitos para o uso diário

A média das deslocações para o trabalho é de cerca de 34 km/dia. E 95% de todas as viagens diárias são inferiores a 50 km. Como podes ver, sabemos tudo sobre autonomia e os nossos carros elétricos são todos absolutamente adequados para o uso diário.

Mais sobre carregamento e autonomia

Como funciona o carregamento do carro elétrico?

Todos os carros elétricos modernos são alimentados por uma bateria de iões de lítio. Esta bateria armazena corrente contínua (CC). No entanto, a rede elétrica europeia apenas fornece corrente alternada (CA), razão pela qual o carregador de bordo do veículo executa a conversão para corrente contínua. Isto é diferente numa estação de carregamento rápido em CC: aqui, a corrente alternada da rede é convertida diretamente em corrente contínua - razão pela qual o processo de carregamento é muito mais rápido.

Como posso carregar o meu carro elétrico em casa?

Para o carregamento em casa, recomendamos a instalação de uma wallbox CA. Mesmo com uma taxa de transferência de energia até 11 kW, o carregamento é muito mais rápido do que numa tomada doméstica que não é realmente concebida para uma saída elétrica tão elevada durante um período prolongado. Mas pode ser útil se estiveres na casa do amigo e precisares de carregar o teu carro para a viagem de regresso. 

Como podes carregar um carro elétrico numa tomada da rede?

Tudo o que precisa para carregar o teu carro elétrico numa tomada convencional é o cabo de carregamento padrão tipo 2 que vem com o teu Opel. Com uma tomada de energia tens sempre uma opção de carregamento por perto, por exemplo, quando visitas amigos ou familiares. No entanto, a melhor maneira de carregar o teu carro elétrico em casa é com uma wallbox trifásica. Torna o carregamento mais seguro e também significativamente mais rápido. 

Quanto custa carregar um carro elétrico?

Podes carregar o teu carro elétrico de uma forma particularmente económica numa wallbox em casa porque aí pagas o preço de eletricidade atual por kilowatt-hora. Numa estação de carregamento pública, os custos dependem da tarifa do fornecedor de energia e também de estar a carregar em corrente alternada ou contínua. Numa estação de carregamento rápido em CC, podes carregar a tua bateria até 80% em cerca de 30 minutos - mas isso custa significativamente mais.