Ir Para O Conteúdo
Carregamento doméstico

Pontos de carregamento doméstico

Na Opel, tornamos o carregamento do seu carro elétrico o mais conveniente possível com os nossos sistemas de carregamento eficientes e fáceis de usar. Uma Wallbox, por exemplo, é a solução mais segura, rápida e conveniente para carregar o seu carro elétrico em casa. 

Carregamento doméstico

Poder carregar um carro elétrico em casa é muito prático - mas algumas coisas precisam de estar no seu lugar: por exemplo, primeiro, a possibilidade de instalar uma wallbox. Claro, uma casa com a sua própria garagem é particularmente adequada para isso. Se estiver disponível um sistema solar, a eletricidade pode até ser gerada para a garagem - tornando-o particularmente amigo do ambiente. Mesmo se não houver garagem ou lugar de estacionamento, pode instalar uma wallbox, mas esta deve ser protegida contra a chuva e contra o uso ilegal.

 

Em prédios de apartamentos, o carregamento pode ser mais difícil: se não houver garagem com conexão de energia, pode usar a eletricidade de uma tomada doméstica. No entanto, os processos de carregamento demoram mais e não podem ser uma solução permanente - e colocar um cabo de extensão a partir do apartamento é difícil e potencialmente perigoso.

 

Neste caso, deve verificar se pode instalar uma wallbox nas imediações do lugar de estacionamento. Sugestão: em algumas cidades ou municípios, é possível solicitar o carregamento a partir de uma conexão de alta tensão na rua.

 

Se não houver opção de carregar o carro elétrico em casa ou na garagem - também não há problema. O número de estações de carregamento está a aumentar em toda a Europa.

 
Carregamento a partir de uma tomada doméstica

A maneira mais fácil de carregar o seu carro elétrico em casa é ligá-lo a uma tomada normal - o seu Opel será carregado em cerca de 30 horas. A vantagem é que, com uma tomada, tem sempre uma opção de carregamento por perto - mesmo que esteja em casa de um amigo, por exemplo. Tudo o que precisa é do cabo de carregamento com uma ficha à prova de choque.

 

No entanto, a melhor maneira de carregar o seu carro elétrico  é com uma wallbox trifásica. Assim poderá carregar a bateria do Opel em cerca de 5 horas. De momento, não existe uma forma mais rápida e segura de carregar o seu carro em casa, porque a tomada convencional não foi concebida para esta potência contínua.

 
Wallbox vs. Wallbox Inteligente

Para carregar o seu carro elétrico de forma mais rápida e segura do que numa tomada doméstica, a melhor solução é uma estação de carregamento CA doméstica, a wallbox. Pode escolher entre uma wallbox e uma wallbox inteligente. As wallboxes funcionam de acordo com o princípio Ligar & Usar, porque graças ao modo Autostart podem ser postas em funcionamento imediatamente e também são fáceis de operar.

 

Uma wallbox Inteligente oferece-lhe funções adicionais, por exemplo, pode partilhá-la com outras pessoas, gerir os direitos de acesso correspondentes e planear os seus tempos de carregamento com antecedência.

 

Processo de carregamento

Nas estações de carregamento rápido, pode carregar a bateria do seu carro elétrico Opel até 80% em meia hora. Perfeito para viagens mais longas, porque depois de uma breve paragem pode continuar rapidamente a sua viagem. Se carregar o seu carro durante a noite - ou durante o dia de trabalho - não é necessário carregar rapidamente. Neste caso a bateria também é carregada mais suavemente. Ainda é futuro, mas já estão em curso desenvolvimentos para o carregamento indutivo. O que já está difundido com smartphones em breve também será possível com veículos elétricos. Tudo o que tem de fazer é conduzir o carro até uma superfície de carregamento indutiva e o processo de carregamento começa. Até lá, no entanto, a Opel continuará a oferecer soluções de cabo e wallbox que permitem o carregamento simples e intuitivo em casa e na estrada.

Sistemas de carregamento

Ao carregar um carro elétrico, é feita uma distinção entre corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A corrente contínua é usada para carregamento rápido. Isto é particularmente prático se quiser evitar paragens mais longas porque a bateria do seu carro elétrico pode ser carregada até 80% em cerca de 30 minutos.

A corrente alternada é usada para o carregamento normal. É usada em toda a Europa para ligações de energia doméstica e é a ideal para carregar carros elétricos.

Basicamente, a bateria de um carro elétrico só pode aceitar corrente contínua (CC), portanto, a corrente alternada (CA) da rede elétrica tem de ser previamente convertida.

 

Também é feita uma distinção entre carregamento monofásico e trifásico. A rede doméstica é monofásica com a sua tomada de contacto com proteção. Ela pode fornecer uma potência de carga média de 2,3 kW a uma tensão de 230 V e uma intensidade de corrente de 10 A. No entanto, para carregar seu carro elétrico rapidamente, é necessária uma potência de pelo menos 3,7 kW. Para isso, existem tomadas trifásicas. Elas têm uma tensão até 400 V e uma corrente de 16 A ou 32 A. A capacidade de carga está, neste caso, entre 11 kW e 32 kW. A potência de carregamento fica entre 11 kW e 22 kW.

De acordo com a norma CEE, as tomadas monofásicas são azuis e as trifásicas vermelhas. As chamadas tomadas tipo 2 são agora o padrão para toda a UE. A chamada ""tomada Mennekes"" permite o carregamento monofásico e trifásico de carros elétricos.

 

Um tópico futuro é o chamado carregamento bidirecional, para o qual são necessárias wallboxes especiais. Aqui, a troca de energia ocorre nas duas direções. Se um carro está carregado e está parado, a energia da bateria pode ser usada para abastecer a casa - ou ser transferida para a rede.

Vantagens financeiras

Os benefícios nos veículos elétricos e plug-in são muitas, desde logo o custo de utilização muito baixo (desde 2€/100 Km). Em Portugal existem também ao dispor dos clientes uma ampla gama de benefícios fiscais:

 

Veículos Híbridos PHEV (>= 50Kme < 50g/Km), podem deduzir 25% de ISV; amortização total para valores de aquisição até 50.000€+IVA; podem deduzir o IVA na eletricidade de recarregamento; a tributação autónoma também é reduzida (5%: 10%; 17,5%).

Veículos Elétricos, isenção total de ISV; isenção de IUC, amortização total para valores de aquisição até 62.500€+IVA; dedução do IVA para valores de aquisição até 62.500€, podem deduzir o IVA na eletricidade de recarregamento; a tributação autónoma = 0%, utilização de um fundo ambiental que permite ao cliente particular deduzir 3.000€ na aquisição (2.000€ para empresas); Estacionamento gratuito em algumas cidades.

Também pode estar interessado nisto

Há cada vez mais pontos de carregamento público
Existe cada vez mais pontos de carregamento público de um vasto leque de fornecedores. Especialmente na cidade, o carregamento está a tornar-se cada vez mais simples. Enquanto faz compras, em parques de estacionamento de vários andares e em cada vez mais ruas públicas há estações suficientes disponíveis. Isto torna agora interessante a compra de um carro elétrico mesmo para pessoas que não têm as suas próprias instalações de carregamento em casa. 
Que tipo de custos se pode esperar com o carregamento?
Pode carregar o seu carro elétrico em casa a um preço particularmente favorável, porque aí só paga o preço de eletricidade atual de 31,89 cêntimos/kWh (2021). A velocidade de carregamento depende da sua wallbox e do cabo de carregamento utilizado. Exemplo: carregar totalmente o seu Opel Corsa-e com uma bateria de 50 kWh, pode custar-lhe 15,95€ - o que é muito mais acessível do que encher o depósito de um carro a combustão. 
Numa estação de carregamento público, os custos dependem da tarifa do fornecedor de energia. Os seguintes preços aplicam-se atualmente nas estações de carregamento ADAC: postos de carregamento CA: 0,29 €/kWh, postos de carregamento CC: 0,39 €/kWh. Com outros fornecedores, o custo de um carregamento normal (CA) é de 5 a 10 cêntimos por minuto. Numa estação de carregamento rápido (CC) devem ser esperados custos de cerca de 49 cêntimos/kWh.
De que depende o tempo de carregamento
Para um carro elétrico da Opel, o processo de carregamento numa estação de carregamento rápido trifásica demora cerca de 30 a 45 minutos. O carregamento em corrente trifásica também é possível numa wallbox em casa - até 11 kW. Duração: cerca de 5 horas. Em monofásica com 7,4 kW, a bateria está completamente carregada em cerca de 8 horas. Na tomada doméstica, todo o processo de carregamento demora até 30 horas, mas esta deve ser apenas uma solução de emergência. 
O tempo de carregamento depende não só da estação de carregamento que escolher - mas também da forma como conduz o seu carro elétrico. Velocidades elevadas, aceleração e travagem bruscas colocam pressão sobre o sistema. Quando o carro chega "quente" à estação de carregamento, a potência de carregamento é de início mais baixa. A propósito, o mesmo fenómeno também pode ser observado em temperaturas abaixo de zero. Em ambos os casos, uma boa gestão da temperatura pode otimizar o desempenho da carga, mas isso requer energia - que neste caso vem da estação de carregamento. tudo isto aumenta ligeiramente o tempo de carregamento.
O consumo é medido em kWh
O consumo de um carro elétrico depende de vários fatores - o seu estilo de condução é um deles, mas também a carga, o número de pessoas e o consumo de energia a bordo devido ao aquecimento, ar condicionado, etc. O consumo é medido em kilowatt-hora (kWh) - o Opel Corsa-e, por exemplo, consome 17 kWh/100 km. Em comparação com os motores de combustão, os custos de "enchimento elétrico" são significativamente mais baixos.  

Para comparar o motor de um carro elétrico com um motor de combustão interna, cujos consumos são expressos em litros, é necessário saber o valor calórico dos combustíveis: são 8,4 kWh/L para a gasolina super e 9,8 kWh/L para o gasóleo - estes são valores médios porque a composição exata dos combustíveis varia. 

Uma coisa é clara: em comparação, o seu carro elétrico consome muito menos energia do que um carro com motor de combustão. Há várias razões para isso e uma delas é o motor elétrico ser muito mais eficiente - o motor de combustão tem uma eficiência muito menor porque grande parte da energia gerada durante a combustão no carro é perdida. 

Informação útil sobre carregamento doméstico

Como funciona o carregamento de um carro elétrico?

A bateria de um carro elétrico só aceita corrente contínua (CC), pelo que a corrente alternada (CA) da rede elétrica tem de ser previamente convertida. Se isto for feito através do carregador de bordo do carro, chama-se carregamento CA. Se este processo for realizado por um conversor na estação de carregamento, chama-se carregamento CC. 

Ao carregar em CA, a potência de carregamento disponível pode ser calculada de acordo com esta fórmula: potência de carregamento = número de fases x tensão x corrente. Os fatores decisivos são, portanto, a tensão de rede disponível, a corrente permitida e se é utilizado o carregamento monofásico ou trifásico.

Como posso carregar o meu carro elétrico em casa?

A melhor maneira de carregar o seu carro elétrico em casa é com uma wallbox CA. Tem uma taxa de transferência de energia mais elevada (até 11 kW) do que uma tomada doméstica convencional. Mas a tomada doméstica com uma ficha à prova de choque também é uma opção - se a velocidade do processo de carregamento não for importante. Porque com esta variante, pode levar até 30 horas.

Pode carregar o seu carro elétrico com uma tomada doméstica?

O seu carro elétrico Opel possui um cabo de carregamento padrão de Modo 2 para que possa carregá-lo em qualquer tomada doméstica normal. Isto é prático porque pode obter eletricidade em qualquer lugar. A corrente alternada é convertida em corrente contínua diretamente no veículo. No entanto, não é aconselhável carregar de forma permanente nas tomadas domésticas uma vez que estas não foram concebidas para uma tensão tão elevada.

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?

O tempo de carregamento da sua bateria depende naturalmente de vários fatores. Numa estação de carregamento rápido, pode carregar o seu carro elétrico até 80% em cerca de 30 minutos. Numa wallbox trifásica com 11 kW, todo o processo de carregamento demora cerca de 5 horas. Numa tomada doméstica monofásica leva cerca de 30 horas.

Quantas vezes precisa de carregar um carro elétrico?

Tudo depende da distância percorrida e do seu estilo de condução. Se conduzir de forma a economizar energia, o seu carro elétrico Opel pode percorrer cerca de 330 km. Em média, as pessoas na Alemanha viajam apenas 40 km para ir trabalhar. Se viajar muito para o trabalho, pode sempre carregar o carro à noite para estar pronto para o dia seguinte. A propósito, é aconselhável manter sempre o nível da bateria entre 20 e 80% para preservar a bateria.

Onde se pode carregar um carro elétrico?

Em casa, o melhor lugar é na wallbox. Em casa dos amigos, ocasionalmente, pode usar uma tomada doméstica. Na estrada em quase 40.000 estações de carregamento. O nosso planeador de rotas Free2Move mostra-lhe onde fica a próxima opção de carregamento mais perto de si ou perto da sua rota.