Ir Para O Conteúdo
Carregamento público

Carregamento em estações de carregamento público

A rede MOBI.E está presente em mais de 50 municípios de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira e conta com 1.250 pontos de carregamento e a tendência é para este número aumentar. Portanto, com um pouco de planeamento, cobrir distâncias mais longas com o seu carro elétrico não é realmente um problema

Carregar na estrada - é mesmo fácil

Quando estiver na estrada com o seu carro elétrico, pode consultar o mapa de postos disponíveis e acessíveis ao público. Verifique se é necessário algum cabo com o adaptador apropriado. Verifique se a tomada tem 16 ampere ou 32 ampere. Dependendo desse valor e do número de fases que a estação de carregamento móvel tem, o seu carro elétrico pode ser carregado até 22 kW.
Estações de carregamento público
Há cada vez mais estações de carregamento público onde pode carregar o seu carro elétrico. Supermercados, parques de estacionamento, instalações públicas e hotéis fornecem cada vez mais postos de carregamento nos seus parques de estacionamento. O pagamento baseado na Web através de uma aplicação para smartphones está a tornar-se cada vez mais popular entre os operadores de estações de carregamento. Por exemplo, através da leitura de um código QR na estação de carregamento. Depois, basta registar-se como utilizador do veículo através da app - porque o método de pagamento está armazenado na app. 
Estações de carregamento gratuitas
Existem mais postos de carregamento gratuito do que pensa: muitos fornecedores de energia, câmaras municipais, comunidades, restaurantes, hotéis e retalhistas oferecem postos de carregamento gratuito durante a sua estadia ou durante as compras. Talvez até o seu empregador possa fornecer postos de carregamento gratuito ou wallboxes móveis para carros elétricos? De qualquer forma, vale a pena perguntar. 

Pagamento em estações de carregamento público

Como funciona o carregamento em postos de carregamento público? O que tem de ter em conta e como pode carregar? É melhor ter uma estação de carregamento móvel consigo? Pode encontrar toda a informação importante aqui.
Cartões de carregamento

Se quiser carregar o seu carro elétrico numa estação de carregamento público, muitas vezes precisará de um cartão de cobrança. Pode encomendar um de forma rápida e fácil através do seu fornecedor de energia preferido. No entanto, deve pensar cuidadosamente qual o fornecedor onde vai comprar o seu cartão de cobrança. Existem atualmente vários fornecedores no mercado, pelo que, por vezes, existem grandes diferenças nos custos de carregamento - e nem todos os cartões funcionam em todos os pontos de carregamento.

 

Os seus hábitos pessoais de condução também desempenham um papel na escolha do seu cartão de carregamento: Para condutores frequentes, por exemplo, é mais aconselhável um cartão de carregamento com uma taxa fixa mensal, porque não tem ou tem custos mais baixos no próprio carregamento. Se for um condutor ocasional, por outro lado, um cartão de carregamento pré-pago provavelmente faz mais sentido para si.

 

Oferta Cartão de Mobilidade Elétrica EDP com 1.800 kWh1

 

Aproveite agora a oferta do Cartão de Mobilidade Elétrica EDP com 1.800 kWh pré-carregados, equivalente a 10.000 kms sem custos de energia.

 

A Opel e a EDP Comercial associaram-se na criação de vantagens para os clientes Opel que adquiram um automóvel elétrico a bateria ou um híbrido ‘plug-in’ com a oferta de autonomia sem custos de energia para o utilizador, através da atribuição de cartões de Mobilidade Elétrica EDP pré-carregados com 1.800 kWh1 para carregamento na rede pública a todos os clientes particulares.

 
Sistemas de cobrança

Infelizmente, o número de diferentes fornecedores de postos de carregamento público também significa que existe um número de diferentes sistemas de faturação. Em regra, a faturação baseia-se numa taxa mensal fixa ou numa tarifa pré-paga, mas a faturação também pode basear-se em outros componentes de preços, que podem incluir, por exemplo, os seguintes:

 

  • Tempo de carregamento: é cobrado pelo tempo em que o seu carro elétrico está ligado à estação de carregamento.
  • Valor do carregamento: paga a energia do carregamento - isto é, o número de kWh que o seu carro elétrico carregou.
  • Cobrança inicial: uma cobrança única que ocorre no início de cada processo de carregamento. 

 

Alguns fornecedores também combinam estes tipos de faturação entre si ou adicionando uma taxa fixa, por exemplo, taxa fixa mais o valor de carregamento ou taxa inicial mais o tempo de carregamento. 

 
Estação de carregamento móvel

Com uma estação de carregamento móvel a bordo, pode estar sempre completamente tranquilo na estrada. Basta levar o carregador consigo na bagageira e carregar de forma flexível e segura onde quer que esteja: em casa dos seus amigos, na garagem, no trabalho, no parque de estacionamento subterrâneo e até mesmo em sua casa - com desempenho otimizado até 22 kW em tomadas industriais, bem como em todas as tomadas domésticas convencionais. 

 

Sugestão: uma estação de carregamento móvel não só é prática na estrada, mas também é uma alternativa boa e segura à instalação de uma wallbox na sua garagem ou em sua casa. No entanto, é preciso ponderar qual a situação mais rentável: considerar o preço único da compra da estação de carregamento móvel somado aos custos de eletricidade mais elevados com tempo de carregamento mais longo ou os custos comparativamente mais elevados para a compra e instalação de uma wallbox, mas com valores de carregamento mais baixos.

 

Outras opções de carregamento

Quer carregue o seu carro elétrico numa estação de carregamento no parque de estacionamento subterrâneo, ou numa wallbox fornecida pelo seu empregador ou simplesmente numa wallbox que comprou para a sua casa. Descubra tudo o que precisa saber.
Estações de carregamento em garagens subterrâneas
Instalação de postos de carregamento para carros elétricos em parques de estacionamento subterrâneos - é um serviço de última geração oferecido por operadores de parques de estacionamento subterrâneos. Enquanto nos últimos anos continuava a existir preocupação com a proteção contra incêndios, as licenças e as medidas especiais de proteção contra incêndios deixaram de ser necessárias. No entanto, há alguns aspetos a considerar. 

Como proprietário de um prédio, deve familiarizar-se com as leis e regulamentos locais em garagens. Para além do regime de proteção contra incêndios, deve também ser efetuada uma avaliação dos riscos. Um Eletricista profissional verificará os requisitos específicos do local e, em cada caso, pode estimar corretamente os requisitos mínimos. Além de um eletricista profissional, é geralmente aconselhável envolver o respetivo operador da rede antes de instalar uma estação de carregamento. Especialmente na avaliação do fator de simultaneidade, que tem em conta quantos carros elétricos poderão estar a carregar em simultâneo.

 

Mesmo que não exista uma obrigação geral de o fazer, faz sempre sentido notificar a ligação de uma wallbox mesmo que seja pequena, com 3,7 kW. Isto garante o registo do sistema na ligação da rede e que futuras cargas na rede possam ser detetadas com antecedência.

Utilização de estações de carregamento em empresas
Uma ótima maneira de atrair funcionários altamente qualificados passa pela possibilidade de a empresa instalar estações de carregamento ou wallboxes para os funcionários carregarem gratuitamente os seus carros elétricos. Para as empresas, isto pode até ter vantagens fiscais porque, ao contrário dos vales de gasolina ou gasóleo para os trabalhadores (que são considerados benefícios não monetários), esta situação de os trabalhadores carregarem os seus carros elétricos não incorre em impostos. 
Mais algumas sugestões para os empresários que usam um veículo elétrico (ou um híbrido plug-in) como carro de empresa: os custos do carro são determinados da mesma forma que para um carro com motor de combustão. No entanto, determinar os custos de eletricidade para o carregamento de um carro elétrico pode ser mais difícil. Sugestão: o custo de instalação de um posto de carregamento que é utilizado exclusivamente para carregar o veículo juntamente com a instalação de um contador de eletricidade são despesas comerciais dedutíveis em termos de impostos.
Comparação das estações de carregamento doméstico
Há algumas coisas a ter em conta na compra de uma wallbox: os modelos básicos diferem na potência que fornecem: 11 kW ou 22 kW. A wallbox de 22 kW carrega o seu carro elétrico duas vezes mais rápido, mas se puder carregar sempre o seu carro elétrico durante a noite, por exemplo, a solução de 11 kW é perfeitamente adequada. O carregamento mais demorado com uma wallbox de 11 kW também protege consideravelmente a bateria - aumentando assim a sua vida útil. 
Há outra diferença entre as wallboxes de 11 kW e de 22 kW - a primeira só precisa de ser comunicada ao operador da rede, esta última também precisa de ser aprovada. Se conduzir um furgão elétrico ou um veículo elétrico de serviço - ou seja, veículos que precisam de estar prontos para ser utilizado rapidamente - a wallbox de 22 kW pode ser vantajosa.

Informações úteis sobre o carregamento na estrada

Quantas estações de carregamento existem em portugal?

Um total de 1.250 pontos de carregamento normal foram comunicados. Este número está constantemente a crescer! Então nada obsta a uma condução tranquila, mesmo para distâncias mais longas.

Como encontro estações de carregamento para carros elétricos?

Antes de fazer uma longa distância, recomendamos que dê uma olhada no nosso mapa ou uma olhada geral na rede de estações de carregamento. Irá certamente encontrar estações de carregamento suficientes para levar o seu carro elétrico até ao seu destino com conforto.

Quanto custa um carro elétrico por mês?

O consumo do Opel Mokka-e é de cerca de 18 kW/100 km. O atual preço da eletricidade (Tarifa simples média em 2021) é de 20 cêntimos/kWh, 18 kilowatt-hora custam um total de 3,60 euros. Uma carga completa é, portanto, mais barata do que o reabastecimento de um carro a gasolina. Se comparar outros custos como manutenção e serviço, impostos e seguros, o carro elétrico também fica mais barato.

Qual é a potência elétrica de carregamento para carros elétricos?

Depende das opções de carregamento e de onde está a carregar. As estações de carregamento CA em geral, oferecem capacidades de carregamento de 11kW e 22kW. Atualmente, as estações de carregamento combinadas oferecem até 43kW CA no Tipo 2 e até 150kW CC em CSS e/ou CHAdeMO.