SKIP TO CONTENT
Baterias

VANTAGENS DAS BATERIAS DE IÕES DE LÍTIO. 

Pequenas, compactas e potentes. 

As baterias de iões de lítio são o coração dos nossos carros elétricos. Elas são particularmente potentes e têm a densidade de energia mais elevada em comparação com outras baterias. Isto significa que podem armazenar mais energia por quilograma de bateria. As baterias de iões de lítio têm várias vantagens: devido ao seu tamanho compacto, mais módulos de baterias de iões de lítio individuais cabem no seu carro elétrico Opel. Deste modo, poderá viajar ainda para mais longe. Estas baterias requerem também menos energia para serem arrefecidas até à sua temperatura operacional ótima.

Também é bom saber: as nossas baterias não são afetadas pelo chamado ""efeito de memória"". Pode recarregar a bateria do seu veículo elétrico quantas vezes quiser - mesmo com o carregador rápido móvel - sem qualquer perda de desempenho.

CICLO DE VIDA DE UMA BATERIA.

TEMPO DE VIDA ÚTIL DAS BATERIAS DE IÕES DE LÍTIO 

Estudos independentes estimam que pode conduzir entre 250.000 e 500.000 km com a bateria de um carro elétrico1. A durabilidade das nossas baterias está assim provavelmente ao mesmo nível da durabilidade dos nossos motores de combustão. É por isso que damos uma garantia de 8 anos às baterias dos nossos carros elétricos, ou 160.000 km de condução. E se houver um motivo para reclamar, o seu carro estará pronto a usar novamente em pouco tempo. O seu concessionário Opel pode substituir facilmente uma bateria de iões de lítio.

 

O valor médio aplicado neste estudo assume uma vida útil de 250.000 km. Leia o artigo em inglês aqui: https://www.oliver-krischer.eu/wp-content/uploads/2020/08/English_Studie.pdf

 
CICLOS DE CARREGAMENTO

Existem várias formas de carregar o seu automóvel elétrico Opel. Numa estação de carregamento público rápido1 pode carregar até 80% em 30 minutos1. Com várias outras soluções de carregamento, pode determinar os ciclos de carregamento de forma personalizada - escolha entre a Wall box monofásica ou trifásica (7,4 ou 11 kW).

Felizmente, a fiável tomada doméstica (1,8 kW) está disponível em todo o lado. A tomada de energia otimizada Green-up da Legrand (3,7 kW) proporciona o dobro da velocidade de carregamento (autonomia de aproximadamente 20 km por hora de tempo de carregamento2).

 

1 Valor teórico calculado com base numa autonomia de 337 km de acordo com o procedimento WLTP. Num carregador rápido de CC (100 kW). Refere-se ao carregamento de uma bateria completamente descarregada. O tempo de carregamento pode variar de acordo com o tipo e a potência da estação de carregamento, com a temperatura exterior no ponto de carregamento e com a temperatura da bateria.

2 O valor refere-se ao Corsa-e. O tempo de carregamento depende, entre outras coisas, da potência do carregador de bordo integrado no veículo, do cabo de carregamento e do tipo e potência da estação de carregamento.

 
CAPACIDADE
Para sermos mais rigorosos, cada carro elétrico tem duas baterias: uma que é responsável pelo movimento. E uma bateria adicional de 12 volts que é responsável pelo arranque, fecho central, luzes interiores, instrumentos - tal como em qualquer carro com motor de combustão. A energia da bateria de 12 volts mantém o carro operacional mesmo depois de estar cerca de seis semanas parado.  
CUSTOS DE PRODUÇÃO DAS BATERIAS 

Os custos de fabrico das baterias de iões de lítio caíram drasticamente nos últimos anos. Em comparação com um preço de 600 euros por kilowatt-hora em 2010, prevê-se agora uma redução de preço para cerca de 83 euros/kWh em 20251. Esta é uma das razões pelas quais os nossos carros elétricos se tornaram também mais acessíveis nos últimos anos. Em combinação com o bónus ambiental, beneficia atualmente de um preço comparável ao de um Opel com um motor de combustão.

 

1 Poderá encontrar mais informações em inglês sobre a evolução dos preços das baterias de lítio aqui: https://www.statista.com/chart/23807/lithium-ion-battery-prices/

 
1 Valor teórico calculado com base numa autonomia de 337 km de acordo com o procedimento WLTP***. Num carregador rápido de CC (100 kW). Refere-se ao carregamento de uma bateria completamente descarregada. O tempo de carregamento pode variar de acordo com o tipo e a potência da estação de carregamento, com a temperatura exterior no ponto de carregamento e com a temperatura da bateria.

MANUTENÇÃO, SUBSTITUIÇÃO E GARANTIA.

MANUTENÇÃO DA BATERIA

Quando o seu carro elétrico é reparado pelo seu concessionário Opel, é verificada a sua bateria, a ligação de carregamento, os carregadores e todas as ligações de cabos. Assim, não precisa de se preocupar com a manutenção da bateria.

Importante para si: receberá um certificado oficial da bateria que confirma a capacidade máxima da bateria. Este certificado é parte integrante do valor de revenda do seu carro.

 
SUBSTITUIÇÃO DA BATERIA

Quando o seu carro elétrico é reparado pelo seu concessionário Opel, é verificada a sua bateria, a ligação de carregamento, os carregadores e todas as ligações de cabos. Assim, não precisa de se preocupar com a manutenção da bateria.

Importante para si: receberá um certificado oficial da bateria que confirma a capacidade máxima da bateria. Este certificado é parte integrante do valor de revenda do seu carro.

 
GARANTIA DA BATERIA
Os nossos carros elétricos têm uma garantia de bateria de 8 anos ou 160.000 km - com pelo menos 70% da capacidade da carga original após esse tempo ou distância. O certificado da bateria é preenchido em cada inspeção. Assim, consegue um bom preço quando mais tarde quiser vender o seu carro elétrico.  

1 Valor teórico calculado com base numa autonomia de 337 km de acordo com o procedimento WLTP***. Num carregador rápido de CC (100 kW). Refere-se ao carregamento de uma bateria completamente descarregada. O tempo de carregamento pode variar de acordo com o tipo e a potência da estação de carregamento, com a temperatura exterior no ponto de carregamento e com a temperatura da bateria.

 

2 O valor refere-se ao Corsa-e. O tempo de carregamento depende, entre outras coisas, da potência do carregador de bordo integrado no veículo, do cabo de carregamento e do tipo e potência da estação de carregamento.

BATERIAS E SUSTENTABILIDADE. 

RECICLAGEM DA BATERIA 

Após oito a doze anos de utilização, as baterias só podem ser carregadas até 70-80%. Elas são então substituídas e as baterias velhas são preparadas para uma segunda vida. Uma segunda vida pode significar várias coisas como, por exemplo, baterias recondicionadas para carros elétricos que armazenam eletricidade a partir de sistemas fotovoltaicos e que a devolvem de volta à rede quando necessário.

As baterias são recicladas apenas após a sua segunda vida. Em alternativa, muitas das baterias descartadas podem ser ligadas em conjunto para formar um bloco de baterias que atua como um armazenamento amortecedor em parques eólicos e solares.

 
SUSTENTABILIDADE

Na Opel, a sustentabilidade começa com a aquisição e produção de matérias-primas. O cumprimento de todas as normas ambientais é uma questão importante para nós. Através de uma produção de elevada qualidade, sugestões para manuseio e manutenção regular, garantimos uma vida útil longa da bateria.

Recondicionamos baterias de carros elétricos usadas sempre que possível para manter a nossa pegada ecológica de carbono no mínimo. No final do primeiro ciclo de vida, as baterias são recondicionadas para que possam ser utilizadas uma segunda vez. Só depois fazemos a reciclagem eficiente das matérias-primas. Ou seja - na Opel fazemos tudo o que está ao nosso alcance para manter o impacto ambiental das baterias elétricas o mais baixo possível.

 
DESCARTE DAS BATERIAS 
Não precisa de se preocupar com o descarte da bateria do seu carro elétrico. Como testamos sempre a capacidade da bateria durante a manutenção regular, temos uma ideia rigorosa de quando é a altura de substituir - ou mesmo descartar - a bateria. 

TECNOLOGIA.

FABRICO
Para a sua produção, os veículos elétricos precisam de mais metais tecnologicamente avançados do que outros veículos. O lítio e o cobalto em particular são matérias-primas importantes para as baterias. É por isso que estamos a trabalhar para reduzir a procura por essas matérias-primas - através de melhorias na produção, maior eficiência na utilização dos materiais e, por fim, mas não menos importante, uma maior reciclagem.  
COMPONENTES E PROPRIEDADES

O lítio tem o maior potencial eletroquímico de todos os metais, razão pela qual as baterias de iões de lítio oferecem de longe a maior densidade de energia de todos os sistemas metal-ar. Isto tem várias vantagens para o carro elétrico, pois quanto maior for a densidade de energia, mais leve é a bateria para a mesma quantidade de energia armazenada.

Uma bateria elétrica pesa entre 200 e 700 kg. A quantidade de densidade de energia tem contudo, uma influência direta no manuseio e no consumo. A propósito: a densidade de energia gravimétrica é dada em kilowatt-hora por quilograma (kWh/kg).

 
DESENVOLVIMENTO
Para nos tornarmos, no futuro, menos dependentes dos fornecedores, está a ser construída uma Gigafábrica nas nossas instalações de produção de motores e de componentes em Kaiserslautern: a maior fábrica de produção de baterias na Alemanha. Juntamente com uma fábrica no norte de França iremos produzir aqui um milhão de baterias por ano a partir de 2024. 

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE BATERIAS ELÉTRICAS PARA CARROS. 

QUE BATERIAS SÃO UTILIZADAS EM CARROS ELÉTRICOS? 

As baterias de iões de lítio são as baterias que são instaladas nos nossos carros elétricos. O nosso objetivo declarado é produzir baterias de elevada qualidade e ao mesmo tempo acessíveis. Também damos atenção especial ao fator sustentabilidade. Em comparação com a produção convencional, iremos instalar baterias com uma pegada de CO2 menor na nossa Gigafábrica. 

QUANTO CUSTA UMA BATERIA DE CARRO ELÉTRICO? 

Apesar da queda constante dos custos, a bateria ainda é o componente mais caro de um carro elétrico. Os custos de produção das nossas baterias são de cerca de 6.000€. No entanto, em combinação com bónus ambientais e taxas de aluguer atrativas, um carro elétrico é realmente uma opção acessível.

QUANTO TEMPO DURA A BATERIA DE UM CARRO ELÉTRICO? 

As baterias de iões de lítio têm uma vida útil de cerca de 8 a 12 anos. Neste período, estimam-se cerca de 1.500 a 2.500 ciclos de carregamento. A capacidade diminui com a idade para 70 a 80 por cento do valor original. Isto depende do método de carregamento, número de ciclos de carregamento e também do estilo de condução. A Opel dá uma garantia de bateria de 8 anos ou de, pelo menos, 160.000 km. 

COMO SÃO DESCARTADAS AS BATERIAS? 

Com o tempo, as baterias dos carros elétricos perdem capacidade de carregamento. Mas isto não significa que estas se tornem inutilizáveis. Na Opel, damos a cada bateria uma "segunda vida". Elas só são recicladas quando estão mesmo acabadas.