Corrente elétrica

Noções básicas de carregamento.

Corrente alternada, corrente contínua, fases e kW.

Nos primeiros dias da eletrificação, o padrão de fornecimento de energia elétrica era a corrente contínua (CC) - onde a energia flui apenas numa direção. Atualmente, na rede elétrica da Europa, passamos de CC para corrente alternada (CA) - onde o fluxo de energia muda constantemente de direção, por exemplo 50 vezes por segundo - transportando carga elétrica de maneira mais eficiente e em longas distâncias.

 

Enquanto a maioria dos eletrodomésticos é alimentada com corrente alternada (CA), qualquer dispositivo com uma bateria embutida é normalmente carregado apenas com corrente contínua (CC). Os carros elétricos também se enquadram nesta categoria. É por isso que ajuda conhecer esta informação sobre CA e CC, se está nos seus planos vir a conduzir um carro elétrico.

O que são fases?

Na Europa, a energia elétrica é distribuída através de uma rede trifásica. O que quer dizer que existem três linhas que transportam a corrente elétrica.

 

Para dispositivos elétricos mais pequenos, como a maioria dos dispositivos domésticos, uma fase é suficiente, por isso todos as tomadas domésticas regulares são monofásicas.

Dispositivos maiores, por exemplo na indústria, mas também fornos na cozinha às vezes necessitam de ligação trifásica, pois isso permite uma maior potência (alta tensão).

 

Em alguns mercados (por exemplo, em França), os domicílios particulares usam tipicamente ligações monofásicas. Em outros países (por exemplo, Alemanha), as ligações mais usadas são trifásicas. Nesses mercados, é recomendável usar também a tecnologia de carregamento trifásico (Wall box, carregador de bordo - veja abaixo), pois permite velocidades de carregamento mais altas.

Conversão de CA em CC.

Para carregar a bateria do seu carro elétrico, a corrente deve ser convertida em corrente contínua (CC), onde a corrente flui apenas numa direção. Caso contrário, a energia não poderia ser armazenada.

 

Esta conversão pode ocorrer no veículo pelo carregador a bordo (OBC) ou fora do veículo em pontos de carregamento rápido CC, que possuem uma capacidade de carregamento muito maior (até 100 kW ou 80% da carga em 30 minutos).

 

O carregador a bordo do veículo elétrico (OBC), tanto pode ser monofásico - com até 3,7 kW - ou OBC trifásico com 11 kW. No entanto, lembre-se de que o desempenho efetivo do carregamento é determinado pelo elo mais fraco da corrente de carregamento (a tomada doméstica usada, o cabo ou a Wall box). Para obter o desempenho máximo de carregamento, é necessário ligá-lo a um dispositivo de carregamento de carga igualmente alta. Portanto, a maneira mais eficiente e melhor de carregar em casa é sempre a Wall box. Saiba mais sobre Wall boxes aqui.

O que são kW e kWh?

Watt e Quilowatt (kW) são unidades de medida de potência, isto é, a quantidade de energia transportada, consumida ou fornecida por segundo. É por isso que a energia dos dispositivos elétricos é referida em watt ou quilowatt (1.000 watt = 1 kW). No passado, a potência dos motores dos carros era medida em "cavalos de potência", mas hoje também é medida em kW.

  • Lâmpada: 10 watts
  • Secador de cabelo: 1.500 watts = 1,5 kW
  • Motor do Corsa-e: 100 kW

 

O quilowatt-hora (kWh) é uma unidade da quantidade de energia armazenada ou consumida. Corresponde a litros de combustível num carro com motor de combustão; a capacidade do "depósito de eletricidade" - ou seja, a capacidade da bateria - é medida em kWh.

 

O quilowatt-hora é, portanto, usado como uma unidade de consumo de energia fornecida aos consumidores pelos fornecedores de energia elétrica. 

  • Um aquecedor elétrico que consome 1.000 watts (1 kW) e opera por uma hora consome um quilowatt-hora de energia
  • A mesma quantidade de energia (1 kWh) é usada, se uma televisão que consome 100 watts estiver ligada 10 horas consecutivas

Como funciona o carregamento do carro elétrico.

Ao carregar um veículo elétrico com uma tomada doméstica CA normal, a CA é convertida em CC dentro do veículo - mas isso leva tempo. Pode acelerar este processo com a instalação de uma Wall box CA. Isto é mais rápido que uma tomada doméstica normal, porque possui uma taxa de transferência de energia mais alta (até 11 kW). A opção mais rápida, no entanto, é um carregador DC. Porque a CA da rede já foi transformada em CC, que pode alimentar diretamente a bateria. Atualmente, os carregadores DC estão disponíveis apenas para uso público, mas são uma forma muito conveniente e fácil de carregar quando estiver em trânsito.

Soluções de carregamento.

Ao conhecer estes princípios básicos de energia, será muito mais fácil escolher a melhor solução para carregar o seu veículo elétrico - seja em casa, em deslocações curtas ou em viagens mais longas.
Opções de carregamento