Ir Para O Conteúdo

O que precisa saber sobre CA/CC. 

Nos primeiros dias da eletrificação, a Corrente Contínua (CC) - onde a energia flui numa direção, como através de uma mangueira de água - era o padrão para o fornecimento de energia elétrica. Atualmente, a corrente alternada (CA) - onde o fluxo de energia muda constantemente de direção - é o padrão. Mudamos de CC para CA porque o CA fornece carga elétrica de maneira mais eficiente em longas distâncias.

As Baterias requerem CC.

Enquanto a maioria dos nossos eletrodomésticos é alimentada por CA, qualquer dispositivo com uma bateria interna - como um telemóvel ou computador portátil - só pode ser carregado com corrente contínua. Os carros elétricos também se enquadram nessa categoria.

Conversão de CA em CC.

Como a CC é o único tipo de corrente que pode ser armazenado numa bateria, é necessário haver uma maneira de converter a CA da rede em CC. Isso é feito por um retificador - que, para dispositivos pequenos, como telemóveis, geralmente está localizado na ficha do cabo de carregamento, e para dispositivos maiores, como computadores portáteis, está localizado numa caixa ligada ao cabo.  

Como funciona o carregamento de um carro elétrico.

Ao carregar um veículo elétrico numa tomada doméstica de CA normal, a CA é convertida em CC dentro do veículo - mas isso leva tempo. Pode acelerar as coisas instalando uma Wallbox de CA que proporciona uma taxa de transferência de energia mais alta (kW/h). Na rede pública, poderá encontrar carregadores de CA ainda mais rápidos. A opção mais rápida, no entanto, é um carregador de CC, porque a CA da rede já foi transformada em CC, e esta pode alimentar diretamente a bateria. Os carregadores de CC ainda não estão disponíveis para uso privado, mas são uma maneira super conveniente e fácil de carregar quando estiver em trânsito.

Soluções de carregamento.

Ao conhecer estes princípios básicos de energia, será muito mais fácil encontrar a melhor solução para carregar o seu veículo elétrico - seja em casa, em movimento ou em viagens mais longas.