Ir Para O Conteúdo
Custos de Carregamento

Custos de carregamento para carros elétricos

Uma das muitas vantagens dos carros elétricos é o carregamento ser mais barato do que o reabastecimento com gasolina ou gasóleo. Descubra aqui o que precisa de ter em conta ao carregar e como pode tornar isso ainda mais barato

Custos de carregamento em estações públicas

Nas estações de carregamento público - por exemplo, os custos rondam os 40 cêntimos por kWh em posto de carregamento rápido, 20 cêntimos no carregamento em casa em tarifa simples e pode chegar aos 10 cêntimos em tarifa Bi-horária. Existem diferentes formas de carregar o seu carro elétrico em postos de carregamento público e privado. Normalmente só tem de pagar pela quantidade de eletricidade que carrega, mas às vezes também tem de pagar por cada minuto de carregamento. Dependendo do fornecedor, existe uma taxa base mensal - ou uma taxa inicial por cada carregamento. 

Custos do carregamento em casa

Aqueles que podem carregar em casa ou no trabalho têm uma vantagem de preço clara sobre aqueles que usam o carregamento público. O preço médio por kilowatt-hora de eletricidade doméstica é de 20 cêntimos em tarifa simple  ou até 10 cêntimos em tarifa Bi-horária (2021). Uma instalação de carregamento particular na garagem ou no parque de estacionamento subterrâneo é o ideal.

Guia de compra de wallboxes

Ao escolher uma wallbox, certifique-se de que o estado da wallbox está claramente visível e que o cabo é suficientemente longo. Se pretende permitir que apenas pessoas autorizadas acedam à sua wallbox, escolha uma com proteção de acesso, com um interruptor de chave ou leitor de cartões RFID. Há também wallboxes para dois carros elétricos. É claro que o seu carro vai funcionar de forma particularmente ecológica com uma wallbox alimentada por um sistema fotovoltaico: em regra, uma potência de cerca de 4 kWh é suficiente para percorrer cerca de 20.000 quilómetros por ano. Claro que também pode comprar no Concessionário Opel a wallbox certa.

Custos adicionais de carregamento

O componente mais caro dos carros elétricos continua a ser a bateria. A forma como a bateria é carregada pode fazer com que perca energia ao longo dos anos. Neste caso, o seu Parceiro Opel tentará primeiro substituir apenas os módulos individuais porque é mais barato do que substituir toda a bateria. Também é possível substituir toda a bateria, mas esta é muito cara. É por isso que a Opel lhe dá uma garantia de 8 anos sobre a bateria - ou 160.000 km.  

Vale a pena saber mais sobre o tema dos custos

Um carro elétrico é mais barato?

Se somarmos todos os custos de um carro - desde o preço de compra aos custos de operação e manutenção até à depreciação, os carros elétricos estão cada vez mais económicos em relação aos carros com motores de combustão. Desde estacionamentos gratuitos e todas as de vantagens fiscais em vigor. A manutenção de um carro elétrico é também, em média, 35% mais barata do que a de um carro a gasolina.

Quanto custa conduzir 100km num carro elétrico?

O consumo do Opel Corsa-e é de cerca de 17 kWh/100 km. O preço atual da eletricidade (Tarifa simples média em 2021) é de 20 cêntimos/kWh, 17 kWh custam um total de 3,40 euros. O carregamento completo é, portanto, mais barato do que o reabastecimento de um carro a gasolina. Adicionalmente, os custos de manutenção e serviço, impostos e seguros também são mais baixos do que com um motor a gasolina.

Quais são os custos mensais da eletricidade?

Os carros elétricos estão a ficar cada vez mais baratos. Se somarmos todos os custos de um carro, eles também estão a ficar cada vez mais económicos que os carros com motor de combustão. No entanto, não é possível calcular os custos mensais como um montante fixo. Todas as despesas devem ser tidas em conta, desde seguros, impostos rodoviários, manutenção e reparações até ao desgaste dos pneus, combustível e custos de eletricidade. E ainda, a depreciação.

Quanto custam as baterias dos carros elétricos?

Embora o custo das baterias dos carros elétricos tenha vindo a diminuir há anos, a bateria continua a ser o componente mais caro do carro elétrico. Para um dos nossos carros de gama média, o custo da bateria ronda os 6.000 euros. Para carros de luxo de outros fabricantes, fala-se em cerca de 20.000 euros. Estamos a trabalhar para poder reduzir drasticamente o custo das baterias no futuro com a nossa Gigafábrica Opel.