Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Zafira põe foco no conforto e na ligação com o exterior

31/Mai/2016

Novo Opel Zafira

O Opel Zafira sempre alcançou uma simbiose perfeita entre versatilidade e conforto, desde que a marca alemã revelou um revolucionário sistema integrado de bancos na estreia da primeira geração do monovolume compacto, em 1999. Desde então, a Opel entregou 2,7 milhões de unidades Zafira, principalmente a famílias e profissionais à procura de espaço e versatilidade num automóvel capaz de cobrir longas distâncias com verdadeiro conforto.

 

A partir de outubro o modelo Zafira vai renovar-se, mantendo as características que o elevaram ao patamar de prestígio que ocupa hoje, como o sistema de bancos Flex7, os bancos dianteiros AGR, o porta-bicicletas FlexFix ou a suspensão FlexRide controlada eletronicamente, para citar apenas algumas. O bem sucedido monovolume da Opel vai surgir com novo ‘design’ exterior e interior, colocando ênfase no habitáculo espaçoso e na ímpar conectividade com o exterior. A mais recente geração do sistema de informação e entretenimento IntelliLink, com compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, a par do Opel OnStar (com ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE), garantem total ligação digital a todos os ocupantes quando estão em viagem. Além disso, a Opel equipa este novo Zafira com novos faróis AFL (Adaptive Forward Lighting; Iluminação Dianteira Adaptativa) compostos integralmente por LED - o que constitui uma estreia absoluta no segmento.

Novo ‘design’ exterior

Novo Opel Zafira

No novo desenho da secção dianteira destacam-se faróis de aparência sofisticada que formam peças bem integradas com as grelhas superior e inferior. A barra cromada que ‘segura’ o logótipo Opel ao centro está ligada visualmente aos faróis, reforçando a impressão de largura do veículo. A assinatura de dupla ‘asa’ formada pelas luzes diurnas atinge níveis de detalhe inéditos. Estes pormenores, a que se juntam guarda-lamas proeminentes, contribuem para conferir ao novo Zafira uma aparência sólida e simultaneamente dinâmica.

 

No habitáculo surge um tabliê completamente novo, com um novo painel de instrumentos. O primeiro objetivo dos ‘designers’ foi proporcionar excelente visibilidade para a frente, ao mesmo tempo que criavam um conjunto harmonioso numa única peça. O ecrã convencional do sistema de informação e entretenimento, que antes ocupava posição demasiado proeminente no topo da consola central, foi substituído por um ecrã táctil que está agora colocado num plano mais baixo, melhor integrado no conjunto. Isso permitiu reduzir drasticamente o número de teclas de comando. O ecrã táctil foi executado a pensar na alta qualidade oferecida pelos ‘tablet’ topo de gama. O novo volante, marcadamente tridimensional, possui uma cápsula de ‘airbag’ pequena e foi estudado para se integrar ergonomicamente no conceito de um posto de condução realmente confortável.

 

A Opel disponibiliza no novo Zafira dois sistemas IntelliLink da mais recente geração. O R4.0 IntelliLink permite a integração de telemóveis ‘inteligentes’ graças à compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto. Acima deste surge o Navi 950 IntelliLink, com navegação integrada. Do equipamento faz parte ainda o Opel OnStar, que garante apoio permanente em viagem e em emergência. Além de alerta automático em caso de acidente, o OnStar oferece múltiplos serviços que vão do atendimento personalizado por um operador até ao descarregamento de percursos de navegação (Navi 950) ou localização do veículo. Outra importante funcionalidade do OnStar é a integração de um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que permite a ligação à Internet de sete dispositivos móveis em simultâneo, um para cada ocupante. Esta é uma mais-valia muito importante para famílias ou profissionais que não querem ou não podem ficar desligados do mundo digital exterior enquanto viajam.

Salão sobre rodas... versátil

Novo Opel Zafira

Tal como nas anteriores gerações Zafira, o condutor e o passageiro da frente podem contar com o conforto dos bancos ergonómicos com o selo de aprovação dos especialistas da agência alemã AGR e da consola central multifuncional FlexRail. Este sistema modular corre em calhas de alumínio, entre os bancos dianteiros, e inclui um grande compartimento de arrumação e suportes para copos.

 

Por seu turno, a segunda fila de bancos pode ser configurada para dois lugares particularmente espaçosos e confortáveis graças ao sistema de bancos Lounge. Este engenhoso conjunto de calhas permite rebater o banco do meio (que passa a constituir um apoio de braços) e recuar os bancos exteriores para trás e para o meio. Assim, fica maximizado o espaço para pernas de dois ocupantes que podem viajar com todo o conforto, como se de uma ‘limousine premium’ se tratasse.

 

A terceira fila de bancos pode ser rebatida para o piso da bagageira, criando um piso totalmente plano.

 

O foco no conforto individual faz do Zafira muito mais do que um simples monovolume familar. Na verdade, os ‘designers’ da Opel elevaram a versatilidade ao máximo expoente e tornaram o habitáculo num espaço que permite descontrair e desfrutar de elevado conforto, seja em viagem de negócios ou em lazer com a família.

 

O habitáculo espaçoso e confortável do novo Zafira é ainda mais agradável se estiver conjugado com o grande para-brisas panorâmico e o tejadilho em vidro com uma secção com abertura elétrica. O para-brisas e o tejadilho formam uma superfície praticamente contínua, desde o capô do motor até ao nível da terceira fila de bancos. Este facto confere ao interior do Zafira uma luminosidade sem precedentes, criando um ambiente único.

Arrumação inteligente

Novo Opel Zafira

O novo Zafira é muito mais do que um modo extremamente confortável de viajar. O ‘salão sobre rodas’ da Opel pode facilmente transformar-se numa espécie de furgão apto a transportar volumes de dimensão apreciável. De acordo com a norma ISO 3832, o Zafira tem capacidade de bagageira de 710 litros na configuração de cinco lugares, aumentando para 1860 litros se a segunda fila de bancos for rebatida.

 

Além de tudo isso, existem nada menos que 30 compartimentos de arrumação de objetos no habitáculo deste monovolume compacto, incluindo a consola central regulável FlexRail. Outro destaque é o sistema integrado de porta-bicicletas FlexFix, que desliza para dentro do para-choques traseiro, como uma gaveta, quando não está a ser utilizado. Com capacidade para transportar até quatro bicicletas, o FlexFix permite abrir o portão traseiro de acesso à bagageira mesmo quando as bicicletas estão colocadas.

Inovador, seguro e dinâmico

Novo Opel Zafira

A Opel dá continuidade à estratégia de oferecer tecnologia inovadora a um número cada vez mais alargado de consumidores. O novo Zafira estreia novos faróis AFL (Adaptive Forward Lighting; Iluminação Dianteira Adaptativa) compostos integralmente por LED. O sistema ajusta automática e permanentemente os padrões de focagem dos feixes de luz a cada situação de condução para que o condutor obtenha sempre as melhores condições de iluminação e visibilidade, sem encandear os restantes utilizadores da via. O novo sistema AFL de LED possui nove funções de iluminação diferentes, como luz de cidade, luzes de estrada e autoestrada, luz de curva e luz de cruzamento, entre outros.


O novo Opel Zafira está equipado também com a câmara dianteira Opel Eye de nova geração, a qual produz substanciais melhorias numa série de funções de apoio à condução a ela associadas. É o caso da comutação automática entre luzes médias e máximas, e do sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. O programador de velocidade automático também recorre à câmara dianteira e inclui um sonoro e bem visível alerta de colisão iminente se a distância se encurtar demasiado depressa. Por seu turno, o alerta de saída de faixa de rodagem é ativado a partir de 60 km/h, acionando um aviso acústico se se verificar um desvio involuntário de trajetória.


Outros dois sistemas do novo Zafira que contribuem para mais conforto e maior segurança são o programador de velocidade automático e a suspensão FlexRide com controlo eletrónico. Recorrendo a um radar colocado na grelha dianteira, o programador de velocidade consegue ajustar automaticamente a velocidade do Zafira de acordo a distância para o veículo que circula à frente. No capítulo da suspensão, o sistema FlexRide regula continuamente a pressão dos amortecedores consoante o tipo de condução adotado, as condições da estrada e a escolha do condutor (modos Conforto e Sport).


A nova gama Zafira continuará a disponibilizar um vasto leque de motorizações, nomeadamente no que diz respeito à oferta inédita no segmento de opções a gasolina, a gasóleo, a GPL e a gás natural comprimido.