Ir Para O Conteúdo
Opel apresenta o novo Grandland X híbrido ‘plug-in’

Opel apresenta o novo Grandland X Híbrido ‘plug-in’

13 de maio de 2019
  • Novo Grandland X Hybrid4 no topo da linha SUV da Opel: 300 cv e tração integral;
  • Quatro modos de funcionamento: Elétrico, Híbrido, AWD e Sport;
  • Bateria de iões de lítio pode recarregar em apenas uma hora e 50 minutos;
  • Travagem regenerativa converte desaceleração em eletricidade;
  • A Opel liga-se à eletricidade: em 2024 toda a gama de modelos terá versão eletrificada.

 

 

O novo Grandland X Hybrid4 é uma das peças-chave com que a Opel dá corpo à estratégia de eletrificação da sua gama de produtos. O novo híbrido ‘plug-in’ de tração às quatro rodas posiciona-se no topo da oferta SUV da marca alemã, que é composta também pelos modelos Crossland X e Mokka X. O Grandland X Hybrid4, que proporá, em opção, a pintura preta do capô do motor, alia um motor térmico a gasolina 1.6 Turbo a dois motores elétricos. A potência debitada pelo conjunto ascende a 300 cavalos. O valor de consumo de combustível em ciclo misto, de acordo com a mais recente norma WLTP1/NEDC2, é de 2,2 l/100 km, com emissões de CO2 de 49 g/km.

 

Com abertura de encomendas agendada para dentro de poucas semanas e as primeiras entregas a clientes previstas para o início de 2020, o primeiro híbrido ‘plug-in’ da Opel contribui para a eletrificação de toda a linha de modelos da marca - processo que será implementado até 2024 - e para a estratégia que o fabricante traçou para cumprir futuros limites de emissões de CO2. Outro passo neste percurso, que também contempla motores de combustão interna altamente eficientes, será o lançamento de uma versão a bateria da próxima geração Corsa, a qual estará à venda já este ano.

 

Na linha do posicionamento da Opel como marca alemã, emocionante e sociável, o novo híbrido constitui o estado da arte em tecnologia de propulsão híbrida ‘plug-in’. O sistema de motorização do Grandland X Hybrid4 é composto por:

 

  • um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, com turbocompressor e injeção direta, capaz de debitar 200 cv (147 kW) de potência; este motor cumpre a norma Euro 6d-TEMP e está certificado de acordo com o ciclo de testes WLTP;
  • um sistema de propulsão elétrica formado por dois motores de 109 cv (80 kW) e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh. O motor elétrico dianteiro está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico está integrado no eixo traseiro, com um diferencial, o que permite obter tração às quatro rodas.

 

O motor térmico atua a velocidades médias e elevadas. O sistema elétrico de tração é chamado a intervir a velocidades mais baixas e fases de transição. O Opel Grandland X Hybrid4 tem autonomia de 50 quilómetros em modo elétrico, medida no ciclo WLTP (60 km no ciclo NEDC). Vários estudos demonstram que 80 por cento dos condutores na Alemanha percorrem distâncias inferiores a 50 km nos movimentos diários pendulares (casa-trabalho-casa), o que quer dizer que, nestes casos, o Grandland X Hybrid4 pode ser potencialmente utilizado em permanência com emissões zero.

 

O sistema de motorização do Opel Grandland X Hybrid4 tem quatro modos de funcionamento - Elétrico, Híbrido, AWD e Sport - que podem ser selecionados pelo condutor. No modo híbrido, a sofisticada gestão seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo ativar o modo elétrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano. No modo AWD (All-Wheel Drive, tração integral), é ligado o motor elétrico do eixo traseiro para alcançar a máxima capacidade de tração.

 

Além de demonstrar que a Opel democratiza a inovação com os mais recentes sistemas de propulsão, o Grandland X Hybrid4 também prova que a marca não perde de vista a versatilidade e a facilidade de utilização. Por exemplo, a tomada que liga ao carregador de bordo de 3,3 kW (está disponível um de 6,6 kW, em opção) surge do lado oposto do bocal de abastecimento de combustível. A bateria está instalada sob o banco traseiro, otimizando a ocupação do espaço do habitáculo e da bagageira.

 

Os tempos de recarregamento da bateria variam consoante o tipo de carregador utilizado. Para além do cabo fornecido para ligar a uma tomada de tipo doméstico, a Opel proporá dispositivos de carga rápida em estações públicas, bem como estações de parede de utilização particular. Com uma destas ‘wallboxes’, de 7,4 kW de potência, a bateria recarrega em apenas uma hora e 50 minutos.

 

Com o Grandland X Hybrid4 a Opel disponibilizará um leque de soluções específicas para veículos eletrificados, asseguradas pelos serviços Free2Move, a marca de mobilidade do Grupo PSA. Da oferta fará parte o acesso a mais de 85.000 postos de carregamento na Europa e um planeador de viagem que sugere os melhores percursos com base na autonomia restante do automóvel e indica a localização de postos de carregamento ao longo do percurso. Estas informações recorrem ao sistema de navegação do dispositivo de informação e entretenimento Navi 5.0 IntelliLink a bordo, o qual se encarrega também de prestar as direções para chegar ao posto mais próximo.

 

O Opel Grandland X Hybrid4 estará igualmente equipado com o novo sistema telemático Opel Connect, com serviços como navegação com informações de tráfego em tempo real, acesso a diagnóstico do estado do veículo através de uma aplicação, ligação direta com a assistência em estrada e chamada de emergência. Basta premir uma tecla vermelha para solicitar ajuda. A chamada de emergência é ativada automaticamente no caso de serem acionados ‘airbags’ ou tensores dos cintos de segurança.

 

 

Recuperação de energia

Com o objetivo de aumentar a eficiência, o Grandland X Hybrid4 possui um sistema de travagem regenerativa para recuperar a energia produzida em travagem e em desaceleração. Num sistema de travagem convencional, a energia cinética perde-se através de calor. Ao aproveitar esta energia, convertendo-a em eletricidade que pode ser utilizada no momento ou armazenada na bateria, o Grandland X Hybrid4 vê a sua autonomia elétrica aumentar até 10 por cento.

 

Para potenciar a utilização do sistema elétrico de alta voltagem (300 V), o novo híbrido ‘plug-in’ da Opel está equipado com um compressor elétrico de ar condicionado e um sistema elétrico de aquecimento.

 

O novo Grandland X Hybrid4 está na vanguarda da nova linha de modelos eletrificados da Opel. A marca alemã prepara-se para lançar, durante os próximos 20 meses, novas gerações dos modelos Opel Corsa, Opel Zafira Life, Opel Vívaro, bem como o sucessor do Opel Mokka X. Cada um destes modelos terá uma versão totalmente elétrica, alimentada a bateria.

 

1 Os dados apresentados de consumos e emissões de CO2 são preliminares e foram determinados de acordo com a metodologia de testes WLTP [R (EC) No. 715/2017, R (EU) No. 2017/1151]. Os documentos de homologação e Certificado de Conformidade ainda não estão disponíveis. Estes dados preliminares podem divergir dos dados oficiais que constarão da homologação final.

2 Os dados apresentados de consumos e emissões de CO2 são preliminares e foram determinados de acordo com a metodologia de testes WLTP. Os valores relevantes são transpostos para NEDC para permitir a comparação com outros veículos, de acordo com os regulamentos R (EC) No. 715/2017, R (EU) No. 2017/1153 e R (EU) No. 2017/1151. Os documentos de homologação e Certificado de Conformidade ainda não estão disponíveis. Estes dados preliminares podem divergir dos dados oficiais que constarão da homologação final.