Ir Para O Conteúdo
Sistemas de assistência do Opel Combo: primeiro entre iguais

Sistemas de assistência do Opel Combo: primeiro entre iguais

21 de fevereiro de 2019
  • Opel Combo oferece o conjunto mais alargado de sistemas e assistência à condução;
  • Em trabalho e em lazer, mais segurança graças a sistemas inovadores;
  • Câmara traseira grande angular elimina ângulos cegos;
  • IntelliGrip garante tração extra em pisos escorregadios;
  • Sensores de flanco ajudam a evitar danos na carroçaria.

 

O novo Opel Combo disponibiliza um total de 20 sistemas de assistência à condução - mais do que qualquer outro veículo multifuncional ou furgão nesta classe de automóveis. Desta forma, o Combo Life de passageiros (eleito AUTOBEST Best Buy Car Of Europe 2019) e o furgão Combo (eleito Furgão Internacional do Ano 2019), na variante comercial, garantem, a profissionais e a famílias, os mais elevados padrões de segurança nos respetivos segmentos de mercado.

 

Numa nova abordagem, o Combo foi desenhado e desenvolvido a partir de padrões de veículo de passageiros, em vez de veículo comercial ao qual eram acrescentadas, numa fase posterior, características ajustadas a uma utilização familiar. Assim, os profissionais que utilizam o furgão Combo beneficiam dos mesmos equipamentos, conforto e segurança que as famílias que se fazem transportar no Combo Life.

 

A segurança está em plano de evidência graças a sistemas sofisticados que vão do Programador de Velocidade Automático até à Assistência ao Arranque em Planos Inclinados, passando por Alerta de Colisão Dianteira Iminente com Deteção de Peões, Alerta de Saída de Faixa com Correção Automática, Travagem Automática de Emergência, Alerta de Fadiga do Condutor e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

 

A Câmara Traseira Grande Angular do furgão Combo representa um avanço significativo nesta classe de veículos. A câmara, colocada acima das portas traseiras, proporciona visibilidade consideravelmente melhorada para trás, nomeadamente em manobras de estacionamento. As imagens captadas são mostradas num ecrã policromático de cinco polegadas, situado na cabina. O Combo pode ser equipado com uma segunda câmara, instalada na estrutura do espelho retrovisor do lado direito, que elimina o típico ângulo cego dos furgões do lado contrário ao condutor. Se forem detetados peões ou ciclistas deste lado quando o Combo vira para a direita, a imagem captada por esta câmara é automaticamente mostrada no ecrã. Este automatismo traduz-se em segurança reforçada para todos os utilizadores da estrada.

 

No furgão Combo, a Opel estreia um dispositivo de segurança adicional: o Indicador de Excesso de Carga. O sistema recolhe informação de sensores capazes de avaliar o peso da carga. Acende-se um LED branco se o peso exceder 80 por cento da capacidade de carga. Se o limite de tara for excedido surge um sinal vermelho com um ponto de exclamação.

 

O sistema adaptativo de controlo de tração IntelliGrip, com cinco modos de funcionamento, garante que o Combo pode deixar as estradas asfaltadas e enfrentar caminhos mais difíceis, como locais de construção, com pisos escorregadios. Por seu turno, o sistema de Sensores de Flanco é uma ajuda valiosa em tráfego muito intenso e em manobras.

 

Para além de segurança acrescida, as tecnologias inovadoras do Combo aplicam-se também no domínio do conforto. Por exemplo, condutores e ocupantes têm ligação digital garantida graças à geração mais recente de infoentretenimento IntelliLink, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com ecrã tátil policromático de oito polegadas.

 

O Opel Combo Life (passageiros, cinco a sete lugares) e o Opel Combo (furgão, de dois e três lugares) oferecem à escolha motores a gasóleo 1.6 Turbo D (75 cv e 100 cv), 1.5 Turbo D (75 cv, 100 cv e 130 cv), numa gama alargada de versões e variantes de chassis curto (4,4 metros) e longo (4,75 metros). Com o objetivo de facilitar ainda mais a utilização, em trabalho ou em família, registe-se a existência de opções de transmissão automática de seis e de oito velocidades em ambas as variantes de passageiros e comercial. O furgão Combo tem preços a partir de 20.310 euros e o Combo Life está disponível a partir de 27.510 euros.