Opel Grandland X chega a Portugal

Opel Grandland X chega a Portugal

28 de novembro de 2018
  • Elegante e espaçoso, o novo Grandland X destaca-se com proporções ideais;
  • Equipamento completo com modernos sistemas de assistência à condução;
  • Classificação máxima de cinco estrelas nos testes Euro NCAP;
  • Motores eficientes, a gasolina e a gasóleo, que já cumprem a norma Euro 6d-TEMP;
  • Edition e Innovation, com equipamento de série completo;
  • Preços a partir de 29.090 euros (1.2 Turbo) e 32.090 euros (1.5 Turbo D).
 

O novo Opel Grandland X faz a síntese da elegância e do espírito de aventura, através de linhas dinâmicas, aparência moderna ‘off-road’, posição elevada dos bancos característica de um SUV e conceito de segurança abrangente que valeu a classificação máxima de cinco estrelas Euro NCAP. A par de uma longa lista de tecnologias, o novo Opel oferece habitáculo muito espaçoso e bagageira de grande capacidade. São estes argumentos que fazem do Grandland X uma proposta especialmente competitiva no segmento SUV. O novo Grandland X é o terceiro modelo da linha X da Opel, a par do Opel Mokka X e do Crossland X, e foi concebido para exceder as mais elevadas expetativas.

 

O Grandland X está equipado com modernos motores que já cumprem a exigente norma de emissões Euro 6d-TEMP e com tecnologias avançadas como o Alerta de Colisão Dianteira Iminente com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência, bem como faróis AFL compostos por LED e o ‘Advanced Park Assist’ com câmara 360º. Os bancos dianteiros forrados a couro, certificados pelos especialistas alemães da associação AGR, contribuem, por seu turno, para atingir o máximo conforto.

 

Outras tecnologias disponíveis no Grandland X são o Alerta de Saída de Faixa, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Programador de Velocidade inteligente, Assistência ao Arranque em Planos Inclinados e infoentretenimento IntelliLink com múltiplas funções, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com ecrãs táteis até oito polegadas. Os telemóveis mais modernos podem receber carga por indução.

 

Também disponível como opção surge o sistema de som de alta-fidelidade com assinatura Denon, que possui rádio digital DAB+.

Dinâmica avançada

O novo Opel Grandland X é tão dinâmico como parece e garante, acima de tudo, segurança em todas as situações. Do equipamento faz parte um leque alargado de novas tecnologias que prestam muito útil assistência à condução, elevando substancialmente os patamares de conforto e de segurança. São os casos do Alerta de Cansaço do Condutor e do sistema de Programador de Velocidade Automático com função de paragem, que mantém velocidade e distância constante para o veículo da frente e trava (até imobilizar) ou acelera o Grandland X quando necessário. Os padrões referenciais de segurança do novo SUV da Opel foram corroborados pelo Euro NCAP, que lhe atribuiu a classificação máxima de cinco estrelas. O Grandland X teve notas altas em todas as quatro categorias de segurança: proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis, proteção de peões e sistemas de assistência à condução.

 

O reconhecido papel de liderança desempenhado pela Opel ao nível da iluminação está, uma vez mais, espelhado em mais um novo modelo. O Grandland X possui faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) integralmente compostos por LED. Funções como luz de curva, comutação automática médios-máximos e nivelamento automático garantem a melhor iluminação da estrada em todas as situações.

 

No que diz respeito a motorizações, o novo Opel Grandland X oferece à escolha propulsores que se destacam pelas baixas emissões de CO2 e já cumprem a futura norma Euro 6d-TEMP, o que representa, entre outros, um importante contributo em matéria de pegada ambiental, tributação fiscal e economia de utilização. Estes motores podem ter acoplada uma moderna caixa manual de seis velocidades ou uma muito eficiente caixa automática de oito velocidades.

 

  • A opção Diesel está a cargo do novo 1.5 Turbo D, que debita 130 cv e entrega o binário máximo de 300 Nm às 1750 rpm, estando disponível com caixa automática de oito velocidades (consumo WLTP convertido para NEDC: urbano 4,5-4,4 l/100 km, extraurbano 4,0-3,9 l/100 km, misto 4,2-4,1 l/100 km, 109-108 g/km CO2) ou caixa manual de seis velocidades (consumo WLTP convertido para NEDC: urbano 4,7-4,7 l/100 km, extraurbano 3,9-3,8 l/100 km, misto 4,2-4,1 l/100 km, 110-108 g/km CO2);
  • O 1.2 Turbo com injeção direta de gasolina, construído em alumínio, debita 130 cv de potência e binário máximo de 230 Nm logo às 1750 rpm. Pode ter caixa manual de seis velocidades (consumo WLTP convertido para NEDC: urbano 6,1-6,1 l/100 km, extraurbano 4,9-4,8 l/100 km, misto 5,3-5,2 l/100 km, 121-120 g/km CO2) ou caixa automática de oito velocidades (consumo WLTP convertido para NEDC: urbano 6,1-6,0 l/100 km, extraurbano 4,9-4,8 l/100 km, misto 5,3-5,2 l/100 km, 121-119 g/km CO2);

Dinâmico, elegante e confortável. Eis um SUV moderno

A elegância das linhas da carroçaria e do habitáculo partem, primeiro que tudo, de proporções certas que tornam este SUV da Opel particularmente atraente. Com 4,477 metros de comprimento, 1,856 m de largura (sem espelhos) e 1,609 m de altura, o Grandland X exibe uma grelha dianteira com duas barras salientes que ‘seguram’ o logótipo da Opel e alargam-se para os faróis para rematar em luzes diurnas LED que dão forma à tradicional assinatura de ‘dupla asa’ da Opel. No capô dianteiro, o também tradicional vinco central é uma expressão da filosofia de ‘design’ da Opel “Arte escultural aliada à precisão alemã”.

 

No perfil lateral destaca-se a articulação de detalhes musculados de ‘offroad’ com linhas elegantes. Os grandes arcos de rodas e as proteções de carroçaria em plástico, nomeadamente ao nível das embaladeiras, contrastam com linhas e formas bem definidas que identificam este automóvel com os restantes elementos da família de produtos Opel. A carroçaria pode assumir pintura a duas cores, com tejadilho em preto. Um dos pormenores de ‘design’ marcantes do novo Grandland X é o formato do pilar C, criando uma ligação dinâmica entre as secções superior e inferior da carroçaria. Na traseira, o porte largo é acentuado por grupos óticos estreitos, colocados horizontalmente em posição elevada.

 

A elevada qualidade é transposta igualmente para o interior. O tabliê e a consola central, com um grande ecrã tátil no tipo, formam um conjunto harmonioso que está orientado para o condutor. A consola possui três níveis distintos de comandos, dispostos horizontalmente, para acesso rápido e intuitivo às principais funções de infoentretenimento, climatização e dinâmica.

 

Os materiais são de qualidade superior, contribuindo decisivamente para o excelente ambiente que se vive a bordo. Condutor e ocupantes sentam-se em bancos em posição elevada, tipicamente SUV, o que facilita entradas e saídas, além de garantir excelente visibilidade para o exterior. O Grandland X pode ser encomendado com um grande tejadilho panorâmico em vidro. Outro importante equipamento de conforto são os bancos ergonómicos certificados pela agência alemã de especialistas AGR. E no inverno torna-se especialmente útil o aquecimento do volante e dos bancos dianteiros e traseiros.

 

O espaço a bordo ganha com a longa distância entre eixos, que faculta cinco lugares confortáveis e uma grande bagageira com capacidade que vai de 514 a 1652 litros. Neste domínio, o novo SUV da Opel rivaliza com as ‘station wagon’ compactas com as maiores malas. O comando da tampa pode ser elétrico, com sensor de pé para abrir e fechar automaticamente.

 

Tal como em todos os Opel, o Grandland X está equipado com sistemas avançados de informação e entretenimento Radio R 4.0 IntelliLink e Navi 5.0 IntelliLink, compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. Os telemóveis podem ser recarregados por indução, sem fio. Para os mais exigentes, a Opel desenvolveu, em parceria com a Denon, um conjunto de oito altifalantes e ‘subwoofer’.

O Opel Grandland X em Portugal

O novo Opel Grandland X apresenta-se com dois níveis de equipamento à escolha - Edition e Innovation -, numa gama formada com motores 1.2 Turbo e 1.5 Turbo D, ambos disponíveis com transmissões manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.

 

Todos os Grandland X têm lista de equipamento de série muito completa, onde se incluem sistema de assistência ao arranque em planos inclinados, travão elétrico de estacionamento, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de luz, sensores de estacionamento, rádio IntelliLink com ecrã tátil policromático, banco traseiro rebatível assimetricamente, fecho centralizado de portas com comando à distância, quatro vidros elétricos, espelhos retrovisores com comando elétrico e jantes em liga leve, para citar os mais relevantes.

 

O nível de equipamento Innovation é ainda mais completo e acrescenta sensor de chuva, comutação automática de médios-máximos, rádio NAVI 5.0 IntelliLink com sistema de navegação integrado, ar condicionado de duas zonas com controlo eletrónico, bancos forrados a couro e tecido, vidros traseiros escurecidos, bagageira com piso duplo, câmara traseira, tampa da bagageira de comando elétrico com sensor de pé e sistema ‘Open&Start’ de fechaduras sem chave, entre outros.

 

Também no Grandland X está refletida a tradição da Opel de oferecer equipamento tecnológico opcional a preços especialmente competitivos, como são os casos, por exemplo, do sistema de carregamento de ‘smartphones’ por indução (150 euros), dos bancos AGR (400 euros para condutor e 700 euros para condutor e passageiro), do tejadilho panorâmico em vidro (700 euros) ou dos sofisticados faróis de LED AFL (1200 euros).

 

Ainda do lado do equipamento opcional merecem destaque os conjuntos de equipamento, nomeadamente o ‘Pack Safety’, proposto por 500 euros, que oferece os sistemas de Alerta de Cansaço do Condutor, Alerta de Colisão Dianteira Iminente, Travagem Automática de Emergência e Alerta de Saída de Faixa com Correção Ativa.

 

O novo Opel Grandland X tem versões 1.2 Turbo, a gasolina, a partir de 29.090 euros. As opções a gasóleo, com motor 1.5 Turbo D, surgem a partir de 32.090 euros.

 

«Do ponto de vista de produto, preços e equipamentos, o nosso Grandland X torna-se, indubitavelmente, numa das propostas mais tentadoras do segmento SUV», afirma Armando Carneiro Gomes, Country Manager da Opel Portugal. «Com o novo regulamento de portagens, que confirma o Grandland X em Classe 1, a Opel tem, finalmente, condições para comercializar uma linha completa de modelos SUV. O Grandland X vem juntar-se ao Mokka X - que estamos a relançar, agora como Classe 1 - e ao recém-lançado Crossland X. São três modelos que constituem a ofensiva SUV da Opel num mercado em contínuo crescimento».

 

Para assinalar a chegada a Portugal do Grandland X, a Opel promove uma campanha especial de ‘upgrade’ de nível de equipamento (de Edition para Innovation), correspondendo a oferta de equipamento no valor de 2400 euros. A campanha é válida até dia 31 de dezembro de 2018.

VOLTAR A NOTÍCIAS OPEL