Novo Opel Insignia vai ter faróis IntelliLux LED Pixel

Novo Opel Insignia vai ter faróis IntelliLux LED Pixel

4 de dezembro de 2019
  • Grand Sport e Sports Tourer com ‘design’ mais moderno;
  • Nova geração IntelliLux LED Pixel com 168 elementos de LED;
  • Faróis integralmente compostos de LED em todas as versões;
  • Nova câmara traseira digital e alerta de tráfego na perpendicular;
  • Estreia mundial em janeiro de 2020 no Salão de Bruxelas.

 

A Opel levantou o véu sobre o novo Insignia. A nova edição do topo de gama da marca alemã tem estreia agendada para o Salão de Bruxelas, que estará aberto ao público entre os dias 10 e 19 de janeiro de 2020. A nova série Insignia apresenta-se com visual mais moderno e com novos equipamentos, onde está em destaque uma nova geração de faróis que levam a visibilidade noturna a um nível ainda mais elevado.

Graças ao apuramento no ‘design’, o novo Opel Insignia apresenta-se com uma postura ainda mais marcante na estrada. Nessa impressão geral desempenha papel importante o formato esguio dos novos faróis adaptativos IntelliLux LED Pixel, com 84 elementos de LED por farol. Os faróis reagem mais rapidamente e com maior precisão do que nunca, proporcionando excelente visibilidade sem encandear o restante tráfego. Com a nova geração IntelliLux LED Pixel, o topo de gama da Opel constitui proposta única no seu segmento de mercado.

 

A nova edição Insignia está equipada com numerosas tecnologias avançadas. A berlina Grand Sport e a ‘station wagon’ Sports Tourer oferecem, pela primeira vez, uma câmara traseira digital, que pode ser combinada com um sistema de alerta de aproximação de tráfego lateral atrás, baseado em radar. O leque completa-se com uma longa lista de sistemas de assistência à condução que inclui alerta de colisão dianteira iminente, com travagem automática de emergência e deteção de peões, e um muito completo ‘head-up display’. Os sofisticados sistemas de informação e entretenimento são plenamente compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, comandados através de ecrãs tácteis policromáticos de grandes dimensões. Entre o equipamento está o sistema Opel Connect de chamada de emergência e assistência em viagem, bem como o recarregamento de baterias de telemóvel por indução.

 

A nova série Opel Insignia será ainda mais eficiente graças à intervenção de engenharia de baixo peso e a uma gama de motores de nova geração. Logo no ano de apresentação, em 2009, o Insignia foi eleito Carro do Ano Europeu. Nos últimos dez anos foram vendidas quase 1,2 milhões de unidades de duas gerações do modelo produzido na fábrica da sede da Opel em Rüsselsheim.

Nova geração IntelliLux ainda mais precisa: 168 elementos de LED

Todos os novos Insignia estarão equipados com sistemas de iluminação compostos de LED, desde os faróis integrais de LED que são especialmente eficientes também do ponto de vista do consumo de energia, até ao avançado sistema IntelliLux LED Pixel que se apresenta como referência absoluta na indústria com um total de 168 elementos de LED em vez dos anteriores 32.

 

«Damos mais um grande passo em frente ao adotarmos o sistema IntelliLux LED Pixel», afirma o Diretor-Geral de Engenharia da Opel, Christian Müller. «A contribuição para uma condução mais segura à noite é inegável. Os novos faróis reagem mais rapidamente, de forma impercetível e com maior precisão, às condições de circulação. Isso traduz-se em excelente visibilidade em todas as situações, sem encandear os outros utilizadores da estrada.»

 

O sistema IntelliLux LED Pixel funciona sempre em ‘máximos’. O feixe é ajustado em frações de segundo por duas unidades de controlo - uma ligada à câmara dianteira e outra colocada no farol. O número superior de LED em funcionamento resulta numa adaptação mais fluida da luz projetada. A área iluminada é maior do que antes, ao mesmo tempo que os veículos que se aproximam ou seguem no mesmo sentido são ‘cortados’ com maior precisão.

O alcance e direção da luz projetada variam de acordo com as situações de circulação. As funções do sistema vão de luz de curva a luz de mau tempo, passando por luz de cidade, luz de estrada, luz de autoestrada e luz de estacionamento. No caso particular da luz de autoestrada, a Opel realizou alguns aperfeiçoamentos no sistema no sentido de aumentar o alcance do feixe à esquerda para melhorar a visibilidade em curvas para esse lado. Em curvas para a direita ocorre o contrário, para eliminar eventual risco de encandear o tráfego que circula em sentido contrário.

 

A potência do novo sistema de faróis IntelliLux LED Pixel foi consideravelmente aumentada. Em cada farol, os 84 elementos de LED estão organizados em três filas horizontais, enquadradas com os módulos de luz de curva e de ‘médios’, e com a luz diurna colocada por baixo.

Marcante e elegante: novo estilo nas secções dianteira e traseira

«O novo Insignia continua a fazer evoluir a nossa execução de ‘design’ “Bold and Pure”», explica o Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams. «A nova frente sublinha a elegância e o carácter dinâmico do Insignia, fazendo o conjunto parecer proporcionalmente mais baixo e mais largo. Tudo executado com uma clara atenção ao detalhe, tipicamente alemã.»

 

A nova grelha dianteira é mais larga e cresce em relevo. O emblema da Opel, ao centro das barras cromadas, parece maior do que antes. Estas barras prolongam-se para se ligarem às luzes diurnas, que agora estão colocadas na parte inferior de cada farol. O Insignia parece mais baixo e mais largo também graças às entradas de ar inferiores, com faróis de nevoeiro integrados.

 

As secções traseiras do Insignia Grand Sport (berlina) e do Insignia Sports Tourer (‘station wagon’) estão igualmente definidas por linhas bem marcadas. Tal como já sucedia na ‘station wagon’, as saídas de escape no Grand Sport passam a estar ocultadas em ranhuras.

 

As linhas horizontais que definem o exterior encontram reflexo no interior, onde são acentuadas com apontamentos cromados executados com grande precisão.

Novos sistemas de assistência

Em linha com o estatuto de topo de gama, o Opel Insignia está dotado de um leque completo de sistemas de assistência à condução e de avançados sistemas de informação e entretenimento. A nova câmara traseira digital melhora significativamente a visibilidade para trás em manobras. A segurança à saída de estacionamentos em marcha-atrás pode ser aumentada com o alerta de tráfego na perpendicular. O sistema recorre a sensores de radar para detetar objetos e veículos até distâncias de 20 metros. O condutor é avisado através de indicadores no ecrã e sinais sonoros. A longa lista de sistemas de assistência à condução do Insignia inclui:

 

  • Alerta de colisão dianteira iminente, com travagem automática de emergência e deteção de peões;
  • Manutenção de faixa com correção automática de direção;
  • Alerta de ângulo cego;
  • Programador de velocidade com travagem de emergência;
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Estacionamento automático;
  • e ‘Head-up’ display.

A gama de sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto vai do Multimedia Radio e Multimedia Navi até ao Multimedia Navi Pro. Este último oferece múltiplos serviços de navegação conectada, nomeadamente informações de trânsito em tempo real e atualizações de mapas ‘online’. O novo grafismo dos sistemas Multimedia é mais moderno e o mesmo se aplica aos instrumentos. Com o sistema e-call, é efetuada automaticamente uma chamada para os serviços de emergência no caso de acidente em que os tensores dos cintos ou os ‘airbags’ são acionados. A chamada também pode ser efetuada recorrendo a uma tecla vermelha colocada na consola.

 

O novo Insignia oferecerá elevados padrões de conforto. Condutor e passageiro da frente terão à disposição bancos ergonómicos com o selo AGR. Do equipamento fará parte ainda recarregamento de telemóveis por indução. A porta da bagageira do Insignia Sports Tourer pode ser aberta e fechada automaticamente através de um simples movimento do pé sob os sensores colocados no para-choques traseiro.