Novo Opel Movano vai mais longe em segurança, versatilidade e conectividade

15 de maio de 2019
  • Alerta de ângulo cego, câmara traseira, assistência contra ventos laterais e alerta de saída de faixa;
  • Conectividade plena: Navi 50 IntelliLink Pro com Apple CarPlay e Android Auto;
  • Gama alargada, com quatro comprimentos, três alturas e mais de 150 variantes de fábrica;
  • Arrumação a pensar na versatilidade: porta-luvas FlexTray é especial;
  • Novo ‘design’ inclui faróis com luzes diurnas em LED;
  • Movano, Vívaro e Combo: Opel tem a gama de comerciais mais recente do mercado.
 
O Opel Movano está mais moderno e mais amigo do utilizador do que nunca. O novo desenho da secção dianteira identifica este popular veículo comercial como membro da família Opel. Os numerosos sistemas de assistência à condução destinam-se a tornar o trabalho mais seguro e mais agradável, nomeadamente as câmaras traseiras, que asseguram controlo eficaz em manobras e uma visão nítida do que se passa atrás do veículo. Outros dispositivos em destaque são o Alerta de Ângulo Cego e o Alerta de Saída de Faixa, que desempenham papel crucial na área da segurança ativa. Os utilizadores podem dispor ainda de um patamar elevado de conectividade com o exterior graças ao sistema de informação e entretenimento que inclui um grande ecrã tátil de sete polegadas e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Os telemóveis podem ser recarregados por indução, sem recurso a cabos. O Movano é o furgão grande da linha de comerciais da Opel. A par dos recém-apresentados Vívaro e Combo, a marca alemã passa a deter a gama de comerciais mais recente do mercado.
 

O habitáculo do novo Opel Movano foi desenhado à luz do conceito de escritório móvel. Com um total de 22 compartimentos para arrumação de objetos, não falta espaço para guardar tudo o que é necessário no trabalho do dia-a-dia. E as tarefas tornam-se ainda mais facilitadas com soluções inteligentes como o porta-luvas FlexTray, que se abre como uma gaveta e tem enorme capacidade de 10,5 litros. Por seu turno, o banco do condutor, com amortecimento pneumático, garante o máximo conforto.

 

Na linha do antecessor, o novo Movano está disponível em quatro comprimentos e três alturas de carroçaria, podendo alcançar 4,5 toneladas de peso bruto e 17 metros cúbicos de volume de carga. O Movano pode transportar até cinco euro paletes. A Opel oferece, de fábrica, nada menos que um total de 150 variantes de carroçaria e transformações.

 

«Os nossos especialistas centraram atenções em otimizar todas as vertentes do Movano no sentido de podermos oferecer aos profissionais um produto altamente eficiente. E fizeram-no, nomeadamente, com uma vasta lista de modernos sistemas de assistência à condução, com ergonomia melhorada e mais espaços de arrumação», explica o Group Manager de Comerciais Opel, Tobias Stöver. «O novo Movano é mais um passo firme na implementação da nossa estratégia de crescimento em veículo comerciais. Com o recém-apresentado Vívaro e o novo Combo, temos a gama de comerciais mais recente do mercado».

 

Do ponto de vista do ‘design’, uma das novidades destaca-se na secção dianteira. A nova frente apresenta uma grande grelha com o logótipo da Opel colocado proeminentemente ao centro. A barra cromada liga o símbolo do relâmpago às luzes diurnas de LED integradas nos faróis. O novo Movano é, assim, reconhecível como um elemento da família de modelos Opel.

 

Com cerca de 170.000 unidades vendidas até à data, o Movano é um ‘best seller’ no segmento E do mercado de furgões, tendo permanecido invariavelmente na tabela dos dez modelos mais vendidos durante os dois últimos anos. Desde 2013 as vendas cresceram cerca de 40 por cento, alcançando volumes anuais entre 20 a 25 mil unidades.

 

Sistemas avançados de assistência à condução

No equipamento do novo Movano surgem numerosos sistemas de assistência à condução que são inéditos neste segmento de mercado. O Alerta de Ângulo Cego e o sistema de câmaras “Rear Vision” são uma ajuda preciosa em manobras e não só. Através de uma câmara, o condutor pode ver o que acontece atrás do veículo, mesmo em movimento. Assim, em versões de painéis fechados com separador interior de carga, deixa de ser necessário confiar apenas nos espelhos retrovisores. A imagem é apresentada num ecrã de sete polegadas colocado no topo da consola central. Quando o condutor engrena marcha-atrás, esta câmara é desligada e passa a aparecer a imagem captada pela câmara de apoio às manobras. O sistema tem associados sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

 

O Alerta de Ângulo Cego dá um contributo precioso para a segurança. Utilizadores da estrada como ciclistas e motociclistas, que os condutores de furgões de grandes dimensões não conseguem ver com facilidade, são identificados por sensores de ultrassons. Se surge algum veículo nos ângulos cegos, de ambos os lados do Movano, acende-se uma luz no espelho retrovisor exterior correspondente. Essa luz fica intermitente se o condutor ligar “pisca” para sinalizar a intenção de mudar de direção.

 

O Alerta de Saída de Faixa é ativado automaticamente a partir da velocidade de 30 km/h e emite um aviso sonoro se o furgão se desviar inadvertidamente da faixa de rodagem.

 

Outro importante dispositivo de segurança do novo Movano é a Assistência contra Ventos Laterais, que faz parte do equipamento de série. Pelas dimensões consideráveis, este tipo de veículos está sujeito ao efeito de ventos laterais, especialmente em pontes. Nestas condições, o sistema mantém o veículo sob controlo ao ativar o ESP (o condutor é informado por um aviso no painel de instrumentos). Também parte do equipamento de série é o limpa-para-brisas automático e o nivelamento automático dos faróis.

 

No habitáculo, o condutor e o passageiro do lado podem contar com bancos com múltiplas regulações, incluindo o apoio lombar. O assento do condutor possui almofada pneumática ajustável, o que aumenta o nível de conforto, particularmente em estradas de mau piso.

 

Escolha alargada: um Movano para cada tarefa

De fábrica, o novo Opel Movano está disponível numa gama de 150 variantes que contempla furgão fechado, chassis-cabina com e sem plataforma, versões de passageiros e caixa basculante. No tipo furgão fechado o Movano oferece compartimentos de carga com comprimentos até 4,38 metros, até 2,14 metros de altura e até 17 metros cúbicos de volume. Dependendo da variante, o peso bruto pode chegar a 4,5 toneladas. A capacidade máxima de carga é de 2,4 toneladas. O Movano é, também, um notável rebocador, com capacidade para puxar até 3,5 toneladas.

 

Os técnicos da Opel dedicaram atenção especial a vários detalhes que simplificam e facilitam a utilização. Por exemplo, colocaram pegas no compartimento de carga, nos pilares B e D, para tornar entradas e saídas mais seguras. Neste compartimento, a iluminação é garantida por LEDs, melhorando significativamente a visibilidade. A porta lateral de correr é suficientemente grande para deixar carregar euro paletes. Dependendo da variante, o novo Movano pode carregar até cinco euro paletes.

 

Escritório móvel moderno, conectado com o exterior

O habitáculo do novo Movano adapta-se facilmente às necessidades de um escritório móvel. No total, existem 22 espaços para arrumação de objetos, que totalizam 104 litros de capacidade. Estes compartimentos estão colocados de forma ergonómica e podem ter tampa ou não. O porta-luvas FlexTray, que abre como uma gaveta, tem 10,5 litros de capacidade e é especialmente prático, nele podendo ser guardada documentação A4 sem precisar de ser dobrada.

 

O ecrã do infoentretenimento e da navegação está integrado de forma otimizada no tabliê de novo desenho. O sistema Navi 50 IntelliLink Pro faz a sua estreia no Movano. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto, o que maximiza a conectividade com o exterior através de dispositivos móveis. Este IntelliLink, mais rápido do que o anterior, é comandado através de um grande ecrã tátil de sete polegadas. Os ‘smartphones’ ligam-se através Bluetooth ou USB. A possibilidade de recarregar baterias de telemóveis por indução é também uma novidade no Movano.