Ir Para O Conteúdo
Nova gama Insignia: Opel revela preços e abre encomendas

Nova gama Insignia: Opel revela preços e abre encomendas

16 de julho de 2020
  • Design’ mais moderno na berlina Grand Sport e na ‘station wagon’ Sports Tourer;
  • Nova geração de motores reduz consumos e custos de utilização;
  • Topo de gama GSi com inédita tração integral com vectorização de binário;
  • Nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux Pixel com 168 elementos;
  • Quatro níveis de equipamento; preços a partir de 35.860 euros.

 

A Opel revelou a composição da nova gama Insignia e os respetivos preços. As encomendas estão abertas em toda a rede de concessionários Opel em Portugal. A nova edição Opel Insignia tem visual mais moderno, novos equipamentos e novos motores que alcançam uma significativa redução de consumos. Graças ao apuramento no ‘design’, o novo Opel Insignia apresenta-se com uma postura ainda mais marcante na estrada. Nessa impressão geral desempenha papel importante o formato esguio dos novos faróis adaptativos IntelliLux LED Pixel, com 84 elementos de LED por farol. Os faróis reagem mais rapidamente e com maior precisão do que nunca, proporcionando excelente visibilidade sem encandear o restante tráfego. Com a nova geração IntelliLux LED Pixel, o topo de gama da Opel constitui proposta única no seu segmento de mercado.

A nova edição Insignia está equipada com numerosas tecnologias avançadas. A berlina Grand Sport e a ‘station wagon’ Sports Tourer oferecem, pela primeira vez, uma câmara traseira digital, que pode ser combinada com um sistema de alerta de aproximação de tráfego lateral atrás, baseado em radar. O leque completa-se com uma longa lista de sistemas de assistência à condução que inclui alerta de colisão dianteira iminente, com travagem automática de emergência e deteção de peões, e um muito completo ‘head-up display’. Os sofisticados sistemas de informação e entretenimento são plenamente compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, comandados através de ecrãs tácteis policromáticos de grandes dimensões. Entre o equipamento está o sistema de recarregamento de baterias de telemóvel por indução.

 

A nova série Opel Insignia é ainda mais eficiente graças à intervenção de engenharia de baixo peso e a uma gama de motores de nova geração.

 

Equipamento de série mais completo

A gama Insignia em Portugal distribui-se por quatro níveis de equipamento, disponíveis em ambas as variantes de carroçaria Grand Sport (berlina de cinco portas) e Sports Tourer (‘station wagon’). O Insignia Business Edition insere-se na oferta mais especificamente dedicada a utilizadores de frotas, enquanto os níveis GS Line, Ultimate e GSi constituem propostas mais abrangentes.

 

O equipamento de série do Insignia GS Line destaca-se desde logo por incluir jantes em liga leve de 18 polegadas com pneus 245/45, bancos forrados a couro e tecido, banco do condutor AGR ergonómico e uma decoração interior especial denominada “Hexagon”.

 

Fazendo jus à sua posição de nível topo de gama, o Ultimate oferece de série os novíssimos faróis de matriz de LED Intellilux Pixel, bancos forrados a alcantara, fecho centralizado de portas e ignição sem chave, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, rádio Multimedia NAVI Pro com navegação e abertura elétrica da bagageira com sensor de pé (Sports Tourer), entre muitos outros.

 

O topo de gama GSI, que está igualmente disponível nas variantes de carroçaria berlina e ‘station wagon’, oferece equipamento específico como jantes de liga leve de 20 polegadas, patilhas de comando da caixa de velocidades no volante e ‘spoiler’ traseiro’.

 

O equipamento de série de todos os Insignia é extremamente completo, integrando travão de estacionamento elétrico, ar condicionado com comando eletrónico de duas zonas, espelhos retrovisores exteriores aquecidos reguláveis eletricamente, banco do condutor regulável em oito vias com apoio de pernas extensível, vidros de comando elétrico à frente e atrás, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, sensor de luz, e controlo automático médios-máximos, para citar apenas alguns exemplos. No domínio da segurança, todos os Insignia oferecem câmara dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência, indicador de distância para o veículo da frente, alerta de colisão dianteira iminente, e alerta de saída de faixa com correção automática da direção.

 

Os preços da nova gama Insignia iniciam-se em 35.860 euros nas variantes Grand Sport, 37.210 euros nas Sports Tourer. O topo de gama Insignia Grand Sport GSi é proposto por 55.160 euros.

Novos motores - redução de consumos até 18 por cento

A nova série Opel Insignia 2020 apresenta-se com uma linha de novos motores extremamente eficientes, aos quais surgem acopladas transmissões de baixo atrito, que podem ser de comando manual, com seis velocidades, ou automático, de oito velocidades (nove no caso do GSi). Estas associações garantem, logo à partida, reduzidos consumos de combustível.

 

A gama é composta por dois propulsores turbodiesel e um 2.0 Turbo a gasolina, este destinado em exclusivo às versões GSi. O 1.5 Turbo D de três cilindros, com 122 cv de potência, pertence a uma novíssima geração de motores que pesam menos cerca de 50 kg do que os anteriores. O consumo médio medido de acordo com a nova norma WLTP1,  situa-se em apenas 4,6-5,5 l/100 km, com emissões de CO2 de 121-145 g/km. O Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D consegue acelerar de zero a 100 km/h em 11,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 205 km/h.

 

Um degrau acima na gama Insignia surge o recente 2.0 Turbo D, com 174 cv, que foi integrado no topo de gama alemão no ano passado. Sobressai, igualmente, pela economia de combustível, registando consumos WLTP de 4,6-5,5 l/100 km e emissões de CO2 de 121-144 g/km. Em matéria de ‘performances’, na variante Grand Sport a velocidade máxima é de 228 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h cumpre-se em 8,7 segundos.

 

A aerodinâmica recebeu melhorias significativas, nomeadamente uma cortina de grelha dianteira. Por comparação com o modelo anterior, o consumo de combustível apresenta reduções muito apreciáveis e as emissões de CO2 baixam para fasquias próximas de 100 g/km. O novo Insignia torna-se, assim, num dos modelos mais eficientes do segmento do ponto de vista energético.

 

 

Topo de gama Insignia GSi com tração integral com vectorização de binário

A versão desportiva Insignia GSi possui ‘design’ exclusivo, estando disponível em ambas as variantes berlina e ‘station wagon’. Com um novo motor 2.0 Turbo de 230 cv de potência e caixa automática de nove velocidades, o Insignia GSi está equipado com tração integral com vectorização de binário e suspensão controlada eletronicamente. O mais veloz dos Insignia estreia ainda um novo sistema de travagem com servofreio eletro-hidráulico.

 

A tração às quatro rodas com vectorização de binário é inédita neste segmento. Neste sofisticado sistema, em vez de um diferencial traseiro convencional surgem dois módulos de embraiagens multidiscos que asseguram a transferência perfeita de potência entre as duas rodas traseiras, em todas as situações. Assim, o novo Opel Insignia GSi é notavelmente mais ágil e mantém trajetórias com precisão surpreendente, mesmo a velocidades muito elevadas. Em condução mais empenhada, o condutor pode comandar manualmente a caixa automática de nove velocidades através de patilhas colocadas no volante.

 

Entre os elementos de elevada ‘performance’ do chassis das variantes GSi estão os travões Brembo com pinças de quatro êmbolos e servofreio eletro-hidráulico, um componente que dispensa módulos separados de ABS/ESP, bem como ligações e bombas de vácuo. Com este sistema, a pressão no circuito de travagem surge mais rapidamente e a resposta ao pedal é consideravelmente melhorada. Da mesma forma, o servofreio eletro-hidráulico reage de forma mais suave quando o ABS é ativado.

 

A suspensão do Insignia GSi é do tipo mecatrónico, com amortecedores controlados eletronicamente. Além da suspensão, o sistema FlexRide da Opel gere também a resposta da direção às diferentes situações da condução, em apenas frações de segundo, intervindo igualmente no curso do acelerador e modificando os regimes das mudanças da caixa automática de nove velocidades.

 

Nova geração IntelliLux Pixel: 168 elementos de LED

Todos os novos Insignia estarão equipados com sistemas de iluminação compostos de LED, desde os faróis integrais de LED que são especialmente eficientes também do ponto de vista do consumo de energia, até ao avançado sistema de matriz de LED IntelliLux Pixel que se apresenta como referência absoluta na indústria com um total de 168 elementos de LED em vez dos anteriores 32.

 

O sistema IntelliLux LED Pixel funciona sempre em ‘máximos’. O feixe é ajustado em frações de segundo por duas unidades de controlo - uma ligada à câmara dianteira e outra colocada no farol. O número superior de LED em funcionamento resulta numa adaptação mais fluida da luz projetada. A área iluminada é maior do que antes, ao mesmo tempo que os veículos que se aproximam ou seguem no mesmo sentido são ‘cortados’ com maior precisão.

 

A potência do novo sistema de faróis IntelliLux LED Pixel foi consideravelmente aumentada. Em cada farol, os 84 elementos de LED estão organizados em três filas horizontais, enquadradas com os módulos de luz de curva e de ‘médios’, e com a luz diurna colocada por baixo.

 

 

Marcante e elegante: novo estilo nas secções dianteira e traseira

O novo Insignia continua a fazer evoluir o conceito de ‘design da Opel de “marcante e puro”. A nova grelha dianteira é mais larga e cresce em relevo. O emblema da Opel, ao centro das barras cromadas, parece maior do que antes. Estas barras prolongam-se para se ligarem às luzes diurnas, que agora estão colocadas na parte inferior de cada farol. O Insignia parece mais baixo e mais largo também graças às entradas de ar inferiores, com faróis de nevoeiro integrados.

 

As secções traseiras do Insignia Grand Sport (berlina) e do Insignia Sports Tourer (‘station wagon’) estão igualmente definidas por linhas bem marcadas. Tal como já sucedia na ‘station wagon’, as saídas de escape no Grand Sport passam a estar ocultadas em ranhuras.

 

O novo topo de gama da Opel também está mais requintado no habitáculo, onde os ‘designers’ fizeram subir o nível de qualidade e de conforto. Os bancos ergonómicos certificados pela AGR, que oferecem múltiplas regulações e funções, estão agora disponíveis com forros de vários tipos de tecido e couro, bem como de alcantara. As linhas horizontais que definem o exterior encontram reflexo no interior, onde são acentuadas com apontamentos cromados executados com grande precisão.

 

Novos sistemas de assistência

Em linha com o estatuto de topo de gama, o Opel Insignia está dotado de um leque completo de sistemas de assistência à condução e de avançados sistemas de informação e entretenimento. A nova câmara traseira digital melhora significativamente a visibilidade para trás em manobras. A segurança à saída de estacionamentos em marcha-atrás pode ser aumentada com o alerta de tráfego na perpendicular. O sistema recorre a sensores de radar para detetar objetos e veículos até distâncias de 20 metros. O condutor é avisado através de indicadores no ecrã e sinais sonoros. A longa lista de sistemas de assistência à condução do Insignia inclui:

  • Alerta de colisão dianteira iminente, com travagem automática de emergência e deteção de peões;
  • Manutenção de faixa com correção automática de direção;
  • Alerta de ângulo cego;
  • Programador de velocidade com travagem de emergência;
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Estacionamento automático;
  • e ‘Head-up’ display.

 
A gama de sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto vai do Multimedia Radio e Multimedia Navi até ao Multimedia Navi Pro. Este último oferece múltiplos serviços de navegação conectada, nomeadamente informações de trânsito em tempo real e atualizações de mapas ‘online’. O novo grafismo dos sistemas Multimedia é mais moderno e o mesmo se aplica aos instrumentos. Com o sistema e-call, é efetuada automaticamente uma chamada para os serviços de emergência no caso de acidente em que os tensores dos cintos ou os ‘airbags’ são acionados. A chamada também pode ser efetuada recorrendo a uma tecla vermelha colocada na consola.

O novo Insignia oferecerá elevados padrões de conforto. Condutor e passageiro da frente terão à disposição bancos ergonómicos com o selo AGR. Do equipamento fará parte ainda recarregamento de telemóveis por indução. A porta da bagageira do Insignia Sports Tourer pode ser aberta e fechada automaticamente através de um simples movimento do pé sob os sensores colocados no para-choques traseiro.

 

Logo no ano de apresentação, em 2009, o Insignia foi eleito Carro do Ano Europeu. Nos últimos dez anos foram vendidas quase 1,2 milhões de unidades de duas gerações do modelo produzido na fábrica da sede da Opel em Rüsselsheim.

 

Novo Opel Insignia 2020

cv Emissões CO2 * P.R.V.P.
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Business Edition 122 122 35,860 €
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Business Edition AT8 122 130 40.360 €
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D GS Line 122 124 36.460 €
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D GS Line AT8 122 132 40.960 €
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Ultimate 122 124 40.860 €
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Ultimate AT8 122 132 45.360 €
Opel Insignia Grand Sport 2.0 Turbo D GS Line 174 122 41.660 €
Opel Insignia Grand Sport 2.0 Turbo D Ultimate 174 122 46.060 €
Opel Insignia Grand Sport 2.0 Turbo D Ultimate AT8 174 132 50.560 €
Opel Insignia Grand Sport GSi 230 194 55.160 €
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Business Edition 122 126 37.210 €
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Business Edition AT8 122 133 41.710 €
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D GS Line 122 127 37.810 €
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D GS Line AT8 122 134 42.310 €
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Ultimate 122 128 42.210 €
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Ultimate AT8 122 135 46.710 €
Opel Insignia Sports Tourer 2.0 Turbo D GS Line 174 125 43.010 €
Opel Insignia Sports Tourer 2.0 Turbo D Ultimate 174 126 47.410 €
Opel Insignia Sports Tourer 2.0 Turbo D Ultimate AT8 174 134 51.910 €
Opel Insignia Sports Tourer GSi 230 202 56.510 €

* Valores WLTP 

 

1 Os valores de consumo de combustível e emissões de CO2 mencionados estão de acordo com a homologação WLTP (regulamento EU 2017/948). Desde setembro de 2018, os modelos novos são homologados utilizando a nova norma WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure), a qual se apresenta como um método de teste mais realista para medir consumos de combustível e emissões de CO2. O WLTP substitui integralmente o New European Driving Cycle (NEDC), que era o método utilizado anteriormente. Devido a condições de teste mais realistas, os valores de consumo de combustível e de emissões de CO2 apresentados na norma WLTP são, em muitos casos, mais elevados do que os NEDC. Os consumos e emissões podem variar de acordo com equipamento específico, opções e dimensões de rodas..