Novo Opel Crossland: muito mais do que estética atraente

Novo Opel Crossland: muito mais do que estética atraente

07 de outubro de 2020
  • Crossland adota a nova frente Opel estreada no novo Opel Mokka;
  • Original: Opel Vizor atravessa toda a secção frontal, integrando grelha e faróis;
  • Nível de equipamento desportivo GS Line+ combina as cores preto e vermelho;
  • Bancos traseiros deslizantes e bagageira até 1255 litros de capacidade
  • Excelente conforto: bancos forrados a alcantara, ergonómicos e com certificação AGR;
  • Dinâmica: engenheiros da Opel desenvolveram ainda mais o chassis e a direção;
  • Para qualquer piso: agora com controlo de tração adaptativo IntelliGrip;
  • Euro 6d: motores a gasolina e Diesel cumprem as normas mais exigentes;
  • Abertura das encomendas em breve; com unidades disponíveis nos concessionários Opel de toda a Europa no início de 2021.
 

Especialmente atraente e compacto por fora, muito espaçoso e versátil por dentro, com o visual dinâmico de um SUV. Este é o novo Opel Crossland, o segundo modelo a adotar o novo e inconfundível “rosto” da marca – o Opel Vizor –, depois da revelação, há poucas semanas, no novo Opel Mokka. Tal como o Mokka, o novo Opel Crossland dispensa o ‘X’ no seu nome. Além do ‘design’, a Opel focou-se no desenvolvimento adicional do chassis e da direção, acrescentando ainda ao modelo um nível de equipamento GS Line, bem como o sistema de controlo de tração adaptativo IntelliGrip.

 

Integrando organicamente a grelha e os faróis, o Opel Vizor do novo Crossland estende-se num elemento único, abrangendo toda a largura do automóvel e sintetizando toda a secção dianteira com uma reduzida quantidade de elementos. O lendário símbolo da marca, representativo de um ‘relâmpago’, surge orgulhosamente colocado ao centro. Ao longo de toda a presente década, o Vizor irá tornar-se na “marca registada” de todos os modelos da Opel, em linha com o conceito de agregação de mais tecnologias de topo.

 

Na traseira, os grupos óticos escurecidos reforçam a assinatura luminosa em forma de asa, que a Opel tem vindo a utilizar nos últimos anos, enquanto a nova coloração em preto brilhante da superfície do portão traseiro (disponível em combinação com o tejadilho preto), confere ao novo Crossland uma aparência mais larga.

 

Igualmente novas são as placas de proteção inferior dianteiras e traseiras (em cor prata na versão de equipamento Ultimate), os faróis de nevoeiro dianteiros em LED (com inserções cromadas nas versões Ultimate e Elegance) e a moldura de portas cromada nas versões Ultimate, para além de jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas. As primeiras estão disponíveis em prata, preto brilhante bicolor ou preto brilhante; as segundas em preto brilhante bicolor ou preto brilhante simples.

 

Os entusiastas do “look” desportivo podem contar com a versão Crossland GS Line+. Este novo nível de equipamento inclui jantes de liga leve de 17 polegadas em preto, tejadilho preto e frisos em vermelho, bancos ergonómicos certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.) para condutor e passageiro dianteiro, luzes traseiras LED e barras de tejadilho, fazendo com que o SUV da Opel se destaque facilmente da concorrência.

 

O espaço e os bancos dianteiros ergonómicos AGR do Crossland tornam as viagens longas ainda mais confortáveis. Este SUV oferece ainda um elevado nível de versatilidade graças aos bancos traseiros deslizantes e reclináveis individualmente. Os bancos oferecem rebatimento assimétrico 60/40 e deslizam longitudinalmente até 150 milímetros, aumentando, em segundos, o espaço na bagageira de 410 para 520 litros. O rebatimento total dos bancos traseiros aumenta a capacidade da bagageira para 1255 litros.

 

Para esta nova série Crossland, os engenheiros da Opel em Rüsselsheim desenvolveram novas molas e amortecedores para a suspensão dianteira, do tipo McPherson, e barras de torção para o eixo traseiro. Em combinação com o novo veio intermédio da coluna de direção, que melhora a precisão da direção e a sensação de centragem, o chassis do novo Crossland oferece um excelente equilíbrio entre conforto e agilidade.

Novo com IntelliGrip: tração em todas as situações

Os utilizadores do novo Crossland podem contar com níveis superiores de segurança na dinâmica de condução graças ao sistema IntelliGrip. Este sistema de controlo de tração adaptativo permite obter níveis ideais de tração e estabilidade em todos os tipos de piso. O IntelliGrip dispõe de cinco modos de utilização:

 

  • Normal/On-road: O modo normal fica ativo assim que o motor Crossland entra em funcionamento. As configurações do controlo de tração e do ESP são apropriadas para condições normais de condução em cidade, em autoestrada ou em estradas secundárias.
  • Snow (Neve): Este modo especial para o inverno permite tração ideal em superfícies geladas e com neve, até 50 km/h de velocidade. O controlo de tração regula a aderência das rodas dianteiras, diminuindo a velocidade da roda sem aderência e transferindo o binário para a outra roda dianteira.
  • Mud (Lama): Este modo permite mais ‘patinagem’ da roda. Esta patinagem intencional da roda com menor tração, quando o veículo está a ser lançando, permite a remoção da lama do pneu, que pode então recuperar a tração. Enquanto isso, a roda com mais aderência recebe mais binário. Este modo está ativo até aos 80 km/h.
  • Sand (Areia): Este modo permite uma pequena quantidade de ‘patinagem’ simultânea de ambas as rodas dianteiras, permitindo que o veículo se desloque e reduzindo o risco de afundamento das rodas na areia.
  • ESP Off: Esta função desativa o ESP e o controlo de tração a velocidades até 50 km/h. Por razões de segurança, o IntelliGrip retorna automaticamente ao ‘modo normal’ a velocidades acima de 50 km/h.

Condutores e passageiros desfrutam de total conetividade e entretenimento graças à gama de sistemas de infoentretenimento, que compreende os sistemas de Rádio BT, de Rádio Multimédia e de Multimédia Navi Pro, tecnologia topo de gama com ecrã tátil policromático de oito polegadas. As unidades Multimédia são também compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Os ‘smartphones’ compatíveis podem ser carregados por indução (sem fios). Além disso, o Crossland oferece, em opção, o serviço OpelConnect. A navegação LIVE1 com informações de trânsito em tempo real e preços dos combustíveis atualizados, além de uma ligação direta ao serviço de assistência em caso de avaria e chamadas de emergência, torna as viagens ainda mais tranquilas.

 

Motores Euro 6d a gasolina e a gasóleo: dinâmica e baixa emissões

À saída da fábrica, a gama de motores do Opel Crossland contempla opções a gasolina e Diesel, todos de acordo com a mais recente norma europeia de emissões Euro 6d. Com cilindradas de 1,2 litros (a gasolina) e 1,5 litros (Diesel), o leque de potências vai de 83 a 130 cv.
Motores a gasolina 1.2 1.2 Turbo 1.2 Turbo 1.2 Turbo
Potência máx. (cv) @ rpm 83 @ 5750 110 @ 5500 130 @ 5500 130 @ 5500
Binário máx. (Nm @ rpm) 118 @ 1750 205 @ 1750 230 @ 1750 230 @ 1750
Norma de emissões Euro 6d Euro 6d Euro 6d Euro 6d
Caixa de velocidades MT5 MT6 MT6 AT6
Consumos NEDC2, provisórios (l/100 km)
Urbano 5,6 – 5,4 5,9 – 5,8 5,7 5,9
Extra-urbano 4,2 – 4,1 4,2 – 4,1 4,2 4,5
Misto 4,7 – 4,6 4,8 – 4,7 4,8 – 4,7 5,0 – 4,9
- CO2 g/km 107 - 106 109 - 108 109 - 107 113 - 112
Motores Diesel 1.5 Turbo D 1.5 Turbo D
Potência máx. (cv) @ rpm 110 @ 3500 120 @ 3750
Binário máx. (Nm @ rpm) 250 @ 1750 300 @ 1,750
Norma de emissões Euro 6d Euro 6d
Caixa de velocidades MT6 AT6
Motores Diesel (cont.) 1.5 Turbo D 1.5 Turbo D
Consumos NEDC2, provisórios (l/100 km)
Urbano 4,8 4,4
Extra-urbano 3,7 – 3,6 3,8 – 3,7
Misto 3,6 – 3,5 3,9 – 3,8
- CO2 g/km 94 - 93 103 - 101

Novas tecnologias de iluminação e inovadores sistemas de assistência à condução

As viagens tornam-se ainda mais descontraídas e seguras graças às inúmeras tecnologias ultramodernas e aos sistemas de assistência disponíveis no Opel Crossland. Os faróis full-LED adaptativos com luz de curva, comutação automática médios-máximos e auto-nivelamento asseguram excelentes níveis de visibilidade na condução noturna.

 

Este é um resumo dos principais sistemas de assistência do novo Opel Crossland:

 

  • Head-Up Display. Projeta diretamente no campo de visão do condutor os dados mais importantes relativos a velocidade, navegação e sistemas de assistência.
  • Alerta de colisão dianteira iminente, com travagem automática de emergência e deteção de peões. Funciona a velocidades acima de 5 km/h. Em caso de uma rápida aproximação a um veículo ou peão à frente do Crossland, o sistema atua com um aviso sonoro e exibe uma mensagem no painel de instrumentos. Caso esteja iminente uma colisão, o sistema de travagem é pré-preparado e, se necessário, é aplicada a travagem de emergência para minimizar os efeitos do potencial impacto. Abaixo de 30 km/h, o sistema pode imobilizar totalmente o veículo. Se a velocidade exceder 30 km/h, a velocidade é reduzida e o condutor deve travar ativamente.
  • Alerta de cansaço do condutor. Avalia o grau de cansaço através do tipo de condução adotado e alerta o condutor para a necessidade de uma pausa.
  • Alerta de ângulo cego. Utiliza sensores ultrassónicos e deteta veículos que circulam de ambos os lados do carro, alertando o condutor através de uma luz avisadora no retrovisor relevante.
  • Câmara traseira panorâmica. Visão para trás a 180 graus.
  • Assistente de estacionamento automático. Identifica espaços de estacionamento adequados, em paralelo e na perpendicular, e estaciona o veículo automaticamente; o condutor apenas tem de operar os pedais e o comando da caixa de velocidades.

 

A Opel dará início, em breve, à abertura de encomendas para o novo Crossland, que chegará aos seus concessionários no início de 2021.