Ir Para O Conteúdo
Novo Opel Zafira-e Life: viagens exclusivas com estilo e emissões zero

Novo Opel Zafira-e Life: viagens exclusivas com estilo e emissões zero

17 de junho de 2020
  • Topo de gama: versão elétrica Zafira Life de passageiros;
  • Autonomia de 330 ou 230 km (WLTP1): viajar sem emissões com 9 ocupantes;
  • Motor elétrico de 100 kW (136 cv) com 260 Nm de binário;
  • Variedade de opções de carregamento, pagamento via app “Free2Move Services”;
  • Dois ‘packs’ de baterias à escolha, com capacidade de 75 ou 50 kWh;
  • Um “E-Lounge Sobre Rodas”: portas elétricas deslizantes, bancos em couro configuráveis, tejadilho panorâmico;
  • Maior segurança para todos: múltiplos sistemas de assistência à condução aumentam proteção.

 

A Opel dá continuidade ao programa de eletrificação da sua gama de produtos, agora com o anúncio de uma variante totalmente elétrica do emblemático monovolume Zafira Life, a referência entre os modelos de passageiros com múltiplos bancos.

 

Com capacidade até nove lugares e disponível em três comprimentos de carroçaria, o novo Zafira-e Life oferece todos os benefícios das versões com motores a combustão deste “Lounge Sobre Rodas” da marca alemã, acrescentando-lhe, agora, a cada vez mais agradável capacidade de viajar em total silêncio e sem emissões. Sublinhe-se que a maioria das versões do Zafira-e Life tem uma altura inferior a 1,90 metros o que lhes permite aceder a garagens subterrâneas convencionais, algo que é de importância significativa, por exemplo, no domínio dos “shuttles” de hotelaria. A opção de gancho de reboque permite que o Zafira-e Life possa atrelar reboques com capacidade até 1000 kg.

 

Com 100 kW de potência (136 cv) e 260 Nm de binário máximo obtidos do sistema de propulsão elétrica, o Zafira-e Life proporciona ‘performances’ superiores à da maioria dos veículos multiusos elétricos. Controlada eletronicamente, a velocidade máxima de 130 km/h permite cumprir com as limitações das autoestradas, preservando, também, a autonomia elétrica do modelo.

 

Dependendo da utilização a que se destine, o Zafira-e Life pode ser equipado com uma bateria de iões de lítio com 75 kWh2 de capacidade, que lhe confere uma autonomia referencial na classe até 330 quilómetros (ideal para as grandes férias em família) ou com uma bateria de 50 kWh para uma autonomia até 230 km (valores de acordo com a norma WLTP1). As baterias compõem-se de 18 e 27 módulos, respetivamente. Integradas sob o compartimento de carga, sem comprometer a volumetria do habitáculo e da bagageira, as baterias contribuem para baixar o centro de gravidade do veículo, beneficiando a estabilidade com vento e em curvas, tornando as viagens mais agradáveis.

 

Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, através do qual se recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração, aumenta ainda mais a eficiência do sistema de propulsão elétrica do novo Zafira-e Life.

Os serviços eletrónicos “OpelConnect”, com diferentes opções de carregamento: facilitar a “e-mobilidade”

Carregar a bateria do Zafira-e Life é tão fácil quanto utilizá-lo. Através de uma “wall-box”, de sistemas de carregamento rápido ou até mesmo através de um cabo ligado a uma tomada doméstica, se necessário, cada Zafira-e Life está preparado para uma variedade de opções de carregamento. A oferta de cabos e de “wall-boxes” varia de acordo com a infraestrutura energética de cada mercado, assegurando que os clientes do Zafira-e Life possam encontrar e recorrer a uma estação de carregamento praticamente em qualquer lugar.

 

Num posto de carregamento rápido, recorrendo a corrente direta (DC) de 100 kW, a bateria de 50 kWh atinge 80% da carga total em cerca de 30 minutos (cerca de 45 minutos no caso da bateria de 75 kWh). A Opel oferece os cabos de carregamento que asseguram que o tempo ligado à corrente é o estritamente necessário e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000 km) tenha uma longa vida útil. Dependendo do mercado e da infraestrutura, o Zafira-e Life vem equipado, de série, com um cabo trifásico de 11 kW ou monofásico de 7,4 kW.

Para facilitar a utilização, sistemas como o “OpelConnect”, a “app myOpel” e o “Free2Move Services” – marca de mobilidade do Groupe PSA – providenciam soluções especiais abrangentes destinadas a todos os modelos elétricos da Opel, incluindo o Zafira-e Life. Os serviços estão acessíveis através de aplicações dedicadas.

 

A função “Charge My Car” da plataforma “Free2Move Services” permite o acesso a mais de 140.000 pontos de carregamento na Europa, com serviço de pagamento integrado. Para simplificar a escolha do ponto de carregamento ideal, a app “Free2Move Services” faz uma pré-seleção tendo em conta a distância ao ponto de carregamento, a velocidade do carregamento e os preços praticados à data nas diferentes opções de pontos de carregamento público.

 

Com as funções de controlo remoto eletrónico “OpelConnect” é possível utilizar um ‘smartphone’ para verificar o estado de carga da bateria ou pré-programar a ligação do sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento. Para além disso, a oferta integrada no sistema "OpelConnect" varia das chamadas de emergência eCall e de avaria a inúmeros outros serviços, como informações sobre o estado do veículo. O sistema LIVE Navigation3 dá informações de tráfego “online” em tempo real.

 

A triplicar: Zafira-e Life em tamanhos “S”, “M” ou “L”

A Opel irá propor o Zafira-e Life em três comprimentos de carroçaria diferentes, todos podendo comportar até um máximo de nove lugares. O Opel Zafira-e Life “S” (disponível no início de 2021) compete diretamente com os pequenos furgões de passageiros, mas oferece um espaço significativamente maior para um máximo de 9 utilizadores, numa proposta sem igual nesta classe. Destaque para o diâmetro de viragem de apenas 11,3 metros, para a excelente maneabilidade e para as duas portas deslizantes, controladas por sensores, de abertura elétrica com o movimento de um pé, também algo único neste segmento de mercado.

 

O Zafira-e Life “M”, tal como o Zafira-e Life “L”, tem uma distância entre eixos 35 cm mais longa (3,28 m no total) e, assim, maior espaço para pernas para os passageiros dos bancos de trás, tornando-o num sério competidor entre os furgões de passageiros de média dimensão, do segmento D. Face aos concorrentes, o modelo da Opel também conta com um portão traseiro de maiores dimensões, facilitando as operações de carga e descarga. Com uma capacidade de bagagem de cerca de 4500 litros, o Zafira-e Life “L” torna-se num rival ainda mais significativo entre os grande furgões passageiros.

O Opel Zafira-e Life está equipado com bancos forrados a couro, montados em calhas de alumínio de elevada qualidade, que permitem múltiplos ajustes. Estão disponíveis configurações para cinco, seis, sete ou oito bancos em couro. O encosto traseiro do banco do passageiro dianteiro, totalmente reclinável, permite o transporte de objetos com um comprimento máximo de 3,50 m. Rebater os bancos da terceira fila aumenta a capacidade de bagagem do Zafira-e Life "S" para 1500 litros (até ao tejadilho). A remoção dos bancos traseiros (igualmente fáceis de reinstalar) eleva a capacidade total de carga para um máximo de 3397 litros.

 

Uma opção de acabamento “Lounge”, mais luxuosa, está disponível para as versões de maior distância entre eixos, incluindo bancos elétricos com função de massagem e aquecidos na frente, quatro bancos amovíveis atrás, cada um com um assento de 48 cm de largura. Os passageiros VIP podem, assim, sentar-se frente a frente e dispor de mais espaço para pernas.

Segurança em destaque: “head-up display”, aviso de colisão frontal e câmara de visão traseira

O novo ‘multi-purpose vehicle’ elétrico da Opel possui inúmeros sistemas de assistência ao condutor. Uma câmara e um radar monitorizam a área em frente ao veículo. O sistema também reconhece peões, podendo ativar automaticamente uma manobra de travagem de emergência a velocidades até aos 30 km/h. O “cruise control” semiadaptativo ajusta a velocidade à do veículo que segue à sua frente, desacelerando automaticamente podendo, se necessário, reduzir a velocidade para os 20 km/h. Os sistemas de alerta de manutenção de faixa e de cansaço alertam os condutores caso estes passem muito tempo ao volante e necessitem de fazer uma pausa. A comutação automática entre faróis médios e máximos ativa-se a velocidades acima dos 25 km/h. Também único neste segmento de mercado é o sistema de “head-up display” policromático, onde se apresentam a velocidade, a distância para o veículo da frente e as informações de navegação.

 

Sensores ultrassónicos montados nos para-choques dianteiro e traseiro alertam o condutor para os potenciais obstáculos nas manobras de estacionamento. A imagem da câmara de visão traseira surge no espelho interior ou no ecrã tátil de sete polegadas no topo da consola central, tendo uma abrangência de 180 graus, decorrente da denominada “visão de pássaro”.

O grande ecrã sensível ao toque pode contar com sistemas de informação e entretenimento Multimédia e Multimédia Navi, permitindo ambos a integração de ‘smartphones’ com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto. Graças ao sistema “OpelConnect”, a navegação inclui informações de tráfego em tempo real, prestando informações sobre o estado mais recente das estradas e vias de circulação. Um potente sistema de som está disponível em todos os níveis de equipamento. Na versão topo de gama, os passageiros desfrutam de uma acústica de primeira classe graças aos 10 altifalantes integrados no habitáculo.

 

Versão topo de gama da linha Zafira Life, o novo Zafira-e Life de emissões zero representa uma oferta extremamente atrativa para clientes particulares que prezam especialmente o ambiente, bem como para utilizadores empresariais mais exigentes. O arranque das encomendas ocorrerá já neste verão, seguindo-se as primeiras entregas no outono.

1 Autonomia calculada de acordo com o protocolo de testes WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar de acordo com as condições do quotidiano e depende de múltiplos fatores, nomeadamente o estilo de condução, as características do percurso, temperatura exterior, uso dos sistemas de aquecimento e ar condicionado ou do pré-condicionamento térmico.

2 Disponível a partir do início de 2021.

3 Os serviços LIVE Navigation não contemplam custos nos primeiros 36 meses após a data de ativação. Implicam custos associados a partir do final desse período.