Ir Para O Conteúdo
Serviços “OpelConnect” já estão disponíveis em Portugal

Serviços “OpelConnect” já estão disponíveis em portugal

31 de março de 2020
  • eCall, chamada em caso de avaria e informação do estado do veículo;
  • Aplicação “myOpel” faculta controlos remotos, especialmente em veículos eletrificados;
  • Navegação com informação em tempo real e gestão de viagem;
  • Vários modelos Opel produzidos desde outubro de 2019 já são compatíveis.

 

A Opel passa a disponibilizar em Portugal o “OpelConnect”, um conjunto alargado de serviços de conectividade e assistência que inclui chamada automática de emergência eCall, chamada em caso de avaria, navegação com informações de tráfego em tempo real, bem como variadas funções de acesso e controlo remoto, e de informação sobre o estado do veículo. Nos modelos elétricos e híbridos ‘plug-in’, o “OpelConnect” permite ainda verificar o estado de carga da bateria, determinar os períodos de carregamento e programar o ar condicionado, entre outras funcionalidades.

A maior parte dos novos modelos Opel produzidos desde outubro de 2019, com infoentretenimento com navegação, já estão equipados com o módulo “OpelConnect”, pelo que os utilizadores podem agora ativar o acesso aos serviços do sistema. O “OpelConnect” faz parte do equipamento de série do Opel Corsa-e e do Opel Grandland X Hybrid, bem como dos modelos Corsa, Crossland X, Grandland X, Combo, Zafira Life e Vívaro sempre que estejam dotados de sistema de navegação. Quando não for o caso, o módulo “OpelConnect” poderá ser a partir de agora solicitado como equipamento opcional (300 euros) em encomendas de novos veículos.

 

O registo e a ativação dos serviços é muito simples, sendo feito ‘on line’ através da abertura de uma conta no portal “myOpel” e acedendo às páginas da loja do “OpelConnect”. Aí estão detalhadas todas as funcionalidades e serviços. O sistema requer um único registo, que garante acesso às três plataformas: a aplicação “myOpel”, o portal “myOpel” e a loja “OpelConnect”.

Segurança e conforto

eCall - Num acidente com acionamento de ‘airbags’ ou de tensores dos cintos de segurança, é efetuada automaticamente uma chamada de emergência para o centro de atendimento de emergências das autoridades locais (com a designação internacional de ‘Public Safety Answering Point, PSAP). Se não existe resposta da parte dos ocupantes, o PSAP transmite às equipas de socorro a hora do acidente, a localização do veículo e o sentido em que circulava. A chamada de emergência pode ser efetuada manualmente pressionando a tecla vermelha SOS situada junto ao espelho retrovisor interior, durante mais de dois segundos.

 

Chamada em caso de avaria - Estabelece ligação direta com o serviço de assistência da Opel. Se o condutor desejar, o sistema pode enviar automaticamente importante informação como a localização do veículo, dados de diagnóstico, hora da avaria, valores de temperatura do líquido de arrefecimento e do óleo, bem como alertas de manutenção.

 

Estado e informações sobre o veículo - O utilizador pode obter informações acerca do veículo através da aplicação “myOpel”. Os dados disponíveis incluem quilometragem, consumo médio de combustível, intervalos de manutenção e reabastecimentos, bem como lembretes quando se aproximam as alturas das revisões. Para além do utilizador, o concessionário que este selecionou é também avisado dos intervalos de manutenção, facilitando o agendamento da intervenção.

 

Funções e comandos remotos - Nos modelos de motorização elétrica, como o Corsa-e ou o Grandland X Hybrid4, o “OpelConnect” oferece várias funções de controlo à distância através da aplicação “myOpel” instalada num ‘smartphone’. Para além de verificar o estado da carga da bateria, o utilizador consegue programar períodos de recarregamento. A pré-climatização pode igualmente ser programada a partir da mesma aplicação. Sublinhe-se que o habitáculo dos modelos eletrificados da Opel pode ser pré-condicionado quando o automóvel está estacionado, ou seja, o interior é aquecido ou arrefecido automaticamente antes de iniciar viagem.

 

Gestão de viagem e condução – destina-se a quem tem sistema de navegação e pretende saber mais sobre o seu próprio perfil de condutor. Duração, distância e velocidade média do último percurso são dados consultados nesta página. Dependendo do modelo, está disponível orientação ‘Last-mile’ do ‘carro à porta’.

 

Navegação LIVE - A Navegação em tempo real é um serviço gratuito nos primeiros três anos após ativação. Garante informações atualizadas sobre tráfego, o que permite detetar e evitar rapidamente os congestionamentos. O sistema apresenta percursos alternativos e calcula a hora de chegada. Noutra vertente, são assinaladas as estradas com tráfego mais intenso, permitindo ao condutor escolher trajetos com menos trânsito. Outros serviços prestam informações de preços de combustível nos postos de abastecimento situados no percurso, parques de estacionamento e respetivos custos, condições meteorológicas e pontos de interesse como restaurantes e hotéis. No caso dos modelos com motorização eletrificada, o sistema indica a localização e disponibilidade de postos de recarregamento.

Serviços opcionais para modelos elétricos e vantagens para frotas

O “OpelConnect”, apoiando-se em modalidades “Free2Move”, oferece funcionalidades adicionais específicas para os modelos Opel eletrificados, que vão desde o “Charge My Car”, com planeador de viagens e acesso a postos de carregamento para automóveis elétricos, até serviços especiais para utilizadores de frotas.

 

O “Charge My Car” dá acesso a uma rede de milhares de postos de recarregamento em toda a Europa através da aplicação móvel “Free2Move”. A aplicação faz uma pré-seleção do posto adequado em função da distância, a velocidade de carga disponível e o preço cobrado.

 

Os utilizadores de automóveis de empresas podem beneficiar de vários serviços específicos e ferramentas para tornar a gestão da frota mais eficiente, as quais facultam, por exemplo, análises de perfis de condução e consumos de combustível, bem como alertas de condição e manutenção do veículo.

Localização e acesso remoto

Com o “OpelConnect” e a aplicação móvel “myOpel”, operações como o acionamento do fecho centralizado para abrir ou fechar portas e a ligação de buzina e faróis para localizar o veículo num parque de estacionamento, por exemplo, podem ser efetuadas através das funções remotas.

 

Com o sistema de fechadura sem chave Open&Start, o acesso ao automóvel pode ser partilhado com a família, uma vez que a aplicação permite que o proprietário dê permissão até cinco pessoas. Esta função está reservada em exclusivo para o novo Opel Corsa.