Opel moderniza Centro de Baterias de Rüsselsheim

Opel moderniza Centro de Baterias de Rüsselsheim

23 de março de 2021
  • Especialistas em alta tensão testam e prestam assistência a baterias de iões de lítio;
  • Uma década de experiência: há 10 anos que Rüsselsheim presta assistência a sistemas de motorização elétrica;
  • Serviço exclusivo: instalações exclusivas para apoio rápido aos clientes de toda a Europa.

 

Há já dez anos que os clientes da Opel podem optar por automóveis de motorização elétrica ou com a motor de combustão. O primeiro foi o Opel Ampera, em 2011, seguido do Ampera-e e do leque de modelos atuais, do Corsa-e ao Zafira-e Life. A par destes automóveis elétricos, a Opel estabeleceu um serviço para a manutenção de baterias de alta tensão, instalações que, criadas há dez anos para o modelo Ampera, foram modernizadas. O centro passou a ter capacidade para fazer testes e, se necessário, reparar as baterias de todos os modelos desenvolvidos com base na plataforma eCMP (os atuais Opel Corsa-e e Mokka-e), bem como do Combo-e, do Vívaro-e e do Zafira-e Life. Até ao final deste ano, a Opel terá em comercialização nove modelos elétricos e, até 2024, oferecerá uma versão eletrificada em cada uma das suas gamas.

«Ao longo dos anos, adquirimos uma larga experiência em baterias de iões de lítio», refere o Diretor Geral de Engenharia da Opel Marcus Lott. «As avarias são muito raras, mas se acontecerem, o apuramento das causas e a execução de reparações são tarefas para especialistas. Colocamos agora a nossa competência à disposição de toda a companhia e prestamos um rápido apoio».

 

Para o efeito, a Opel expandiu e modernizou significativamente o Centro de Reparação de Baterias em Rüsselsheim. Todos os funcionários possuem formação profissional em sistemas elétricos de alta tensão de nível 5. Os técnicos ocupam-se dos casos que os concessionários de toda a Europa não conseguem solucionar. No ano passado, isto representou cerca de 100 avarias detetadas em unidades com um máximo de dez anos de idade, requerendo a substituição das unidades de controlo, ou no pior dos casos, das células de bateria. O ‘pack’ de baterias é, então, enviado para Rüsselsheim, onde o invólucro selado é aberto pelos especialistas em sistemas elétricos de alta tensão. A célula defeituosa é trocada e o conjunto de baterias é devolvido ao cliente. Em casos mais graves, tais como danos decorrentes de uma colisão, estão sempre disponíveis em Rüsselsheim baterias recondicionadas em número suficiente para entrega imediata, evitando assim a imobilização prolongada do automóvel.

 

As baterias danificadas só podem ser abertas no Centro de Baterias de Rüsselsheim. A unidade selada é aberta por especialistas com formação em eletricidade de alta tensão. As células danificadas são substituídas e a bateria plenamente funcional é enviada para o armazém como unidade de substituição.