Novo Opel Grandland: ‘design’ marcante, posto de condução digital e tecnologia avançada
- Posto de condução digital: Opel Pure Panel intuitivo com projeção de informação no pára-brisas;
- Nova imagem vanguardista: agora com o caraterístico Opel Vizor, tal como no Mokka;
- SUV compacto: versões híbridas ‘plug-in’ também com tração integral;
- Tecnologia de iluminação líder na classe: faróis adaptativos IntelliLux LED® Pixel com 168 LEDs;
- Deteção antecipada: Night Vision permite ver peões e animais na escuridão;
- Segurança extra: Highway Integration Assist mantém a distância e a posição na faixa de rodagem;
- Bancos dianteiros ergonómicos com certificação AGR.
A Opel revelou o novo Grandland, um SUV compacto elegantemente desportivo com controlos intuitivos e tecnologias inovadoras. Com o Pure Panel totalmente digital, o novo modelo oferece ao condutor uma experiência de condução inovadora. O SUV topo de gama da Opel apresenta também tecnologias e sistemas de assistência que, até agora, só era possível encontrar em automóveis de classe superior. Em especial destaque estão os faróis de matriz de LED IntelliLux LED® Pixel com um total de 168 elementos LED. A tecnologia do modelo topo de gama da Opel, o Insignia, estreia-se, assim, no SUV de topo da marca alemã e estabelece novos padrões no segmento de mercado do Grandland. O mesmo se aplica ao Night Vision, que faz a sua estreia na Opel. Este sistema deteta peões e animais na escuridão, até 100 metros de distância, e alerta o condutor. O sistema Highway Integration Assist mantém o Grandland no centro da faixa de rodagem e, simultaneamente, a distância para o veículo da frente. Concebido e produzido na Alemanha, o novo Grandland apresenta também o Opel Vizor, o novo ‘rosto’ da marca.
Com o novo Grandland, a Opel continua também a desenvolver a sua estratégia de eletrificação. Quem procura potentes variantes híbridas ‘plug-in’ de elevada eficiência pode optar entre tração dianteira ou integral elétrica.
“O Grandland vai cativar novos clientes graças a tecnologias de referência e interiores de grande qualidade”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller. “Obviamente, está também disponível com uma potente motorização híbrida ‘plug-in’. Com o novo Grandland, mantemos a nossa estratégia: ‘design’ puro e marcante, elevada eficiência e, obviamente, mobilidade elétrica. Em termos de tecnologias, o novo Grandland corresponde ao nosso topo de gama Insignia”.
Tecnologia avançada: Opel Vizor com Faróis IntelliLux LED® Pixel
A dinâmica é uma caraterística fundamental do topo de gama SUV da Opel desde que se estreou em 2017. Agora, o Grandland apresenta-se com o Opel Vizor, o novo e inconfundível ‘rosto’ da marca. Marcante e puro, o ‘design’ Vizor aguça o visual da frente e integra de forma harmoniosa a grelha e o emblema da Opel, bem como variadas tecnologias avançadas, como os faróis IntelliLux LED® Pixel, líderes na classe, criando num único elemento visual.
O topo de gama SUV da Opel pode vir agora equipado com faróis adaptativos de matriz de LED IntelliLux LED® Pixel. Os 168 elementos LED - 84 por farol, como no Opel Insignia - resultam numa perfeita adaptação do feixe de luz de acordo com a situação de condução e do ambiente em redor, sem criar encandeamento para os outros utilizadores da via. Os elementos LED de cada farol extremamente fino alinham-se num sistema matricial de três filas, onde as funções são distribuídas da seguinte forma:
- Para curto alcance, uma longa fila de ‘pixels’ adapta continuamente o foco de luz a cada curva.
- No limite entre a luminosidade e a escuridão, uma fila de ‘pixels’ de elevada definição adapta-se dinamicamente para garantir um alcance ideal.
- A função da matriz nas filas central e superior é anular, com precisão e em milésimos de segundo, o encandeamento dos veículos que circulam em sentido contrário e no mesmo sentido. As outras zonas permanecem totalmente iluminadas pelo feixe principal.
As luzes diurnas LED integradas nas óticas dianteiras conferem a assinatura de ‘asa’ característica Opel. Esta inovadora geração de iluminação torna o novo Grandland no líder natural do seu segmento de mercado.
Outra tecnologia do novo Grandland que aumenta, ainda mais, a segurança de todos os utentes da estrada, especialmente à noite em estradas secundárias mal iluminadas, é o Night Vision. A câmara infravermelha do sistema deteta pessoas e animais até 100 metros à frente do Grandland, na direcção de andamento, com base na sua diferença de temperatura em relação ao meio ambiente. O Night Vision avisa o condutor e mostra a posição dos peões, por exemplo, no Driver Info Centre integrado no ecrã digital de 12 polegadas.
Nítido, intuitivo, futurista: novo posto de condução Opel Pure Panel
Highway Integration Assist: programador de velocidade adaptativo com função Stop & Go
Igualmente novo, em combinação com a transmissão automática, é o Highway Integration Assist. Utilizando uma câmara e sensores de radar, o sistema combina vários sistemas para tornar a condução ainda mais descontraída. O programador de velocidade adaptativo mantém a distância ao veículo da frente de acordo com a velocidade definida e, a par do sistema de posicionamento ativo na faixa de rodagem, mantém o Grandland no centro da sua faixa. A velocidade do veículo aumenta ou diminui para acompanhar o veículo da frente - sem exceder a velocidade definida - e pode travar até à total imobilização, se necessário. Graças à função “Stop & Go”, o Grandland equipado com Highway Integration Assist retoma automaticamente a condução após uma paragem.
O novo Opel Grandland dispõe ainda de inúmeros outros sistemas de assistência à condução. A câmara panorâmica de 360 graus facilita as manobras do condutor graças a uma câmara dianteira e a uma câmara traseira. As áreas à frente e atrás do automóvel, bem como a visão de cima, são exibidas no ecrã de informação e entretenimento. O assistente de estacionamento automático identifica os lugares de estacionamento longitudinais e transversais, e conduz automaticamente o Grandland no acesso e saída do lugar de estacionamento. O sistema de alerta de ângulo cego evita possíveis colisões ao virar ou mudar de faixa. Em caso de perigo, o símbolo de um veículo acende-se no respetivo espelho exterior. O equipamento de série de todas as versões Grandland inclui alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência, detecção de peões, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de cansaço do condutor e programador de velocidade.
Níveis superiores de conforto: bancos ergonómicos e ‘infotainment’ topo de gama
O novo Opel Grandland cumpre os mais elevados padrões não só em sistemas de assistência à condução mas também quando se trata de conforto. Os bancos ergonómicos ativos para condutor e passageiro dianteiro, certificados pela agência independente "Aktion Gesunder Rücken e.V." conferem uma excelente postura ao volante. Os bancos, distinguidos internacionalmente, são únicos na classe do Grandland e oferecem uma vasta amplitude de regulações, desde a inclinação elétrica dos assentos até ao apoio lombar electro-pneumático. Os bancos revestidos a couro oferecem aquecimento e até ventilação. O conforto é também aumentado pelo sistema “Acesso e Arranque sem Chave” e portão traseiro controlada por sensores que permitem abrir e fechar apenas com um movimento do pé por baixo do pára-choques traseiro.
A conectividade e o entretenimento são asseguraddos por sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Em combinação com os serviços OpelConnect, o Multimedia Navi Pro topo de gama torna as viagens especialmente relaxantes com informações de tráfego em tempo real, atualizações de mapas online e navegação da mais recente geração. O carregamento sem fios na consola central proporciona um “reabastecimento” simples e prático, sem cabos, disponível para smartphones compatíveis.
Visual autoconfiante: com híbridos ‘plug-in’ e ‘design’ nítido Opel Compass
As tecnologias líderes na classe e o elevado conforto são complementados pelo forte desempenho e pelo ‘design’ puro e marcante do novo Grandland. Dando continuidade à estratégia de eletrificação da Opel, as versões híbridas ‘plug-in’ proporcionam não só ‘performances’ equiparáveis às de um automóvel desportivo, mas também uma condução sem emissões graças aos seus motores elétricos ou à travagem com o motor e recuperação de energia cinética. Mediante a flexibilidade da plataforma multienergia, os clientes do Grandland podem escolher o seu sistema de propulsão preferido - desde eficientes motores Diesel e a gasolina até híbridos eletrificados ‘plug-in’.
O ‘design’ do novo Grandland apresenta linhas bem marcadas. O Opel Vizor destaca-se na frente, enquanto que na secção traseira a designação Grandland e o logótipo da Opel situam-se a meio do portão traseiro. Outros detalhes estéticos incluem os pára-choques e os painéis laterais pintados na cor da carroçaria, bem como as proteções inferiores da carroçaria em preto brilhante e prateado. O novo Grandland está também disponível com a pintura de dois tons no carroçaria/tejadilho.
Dentro de algumas semanas, a Opel anunciará a gama e preços, e abrirá as encomendas para o seu SUV topo de gama. As entregas do novo Grandland “made in Germany”, na fábrica de Eisenach, terão início no Outono.