Ir Para O Conteúdo
Novos Movano e Movano-e colocam a Opel no topo da classe dos grandes furgões

Novos Movano e Movano-e colocam a Opel no topo da classe dos grandes furgões

26 de maio de 2021
  • Líder da classe: referência em transporte de carga e custo total de propriedade (TCO);
  • Sem compromissos: a facilidade de utilização do novo Movano mantém-se totalmente disponível na versão eletrificada;
  • De autocaravana a versões basculantes: o novo Movano é a base ideal para uma ampla gama de conversões;
  • Vasto equipamento: Assistência Avançada à Travagem e ‘Trailer Merge Assist’, entre muitos outros sistemas de apoio à condução;
  • 100% elétrico: o novo Movano-e completa a eletrificação da gama de veículos comerciais da Opel.

 

A Opel divulgou hoje as primeiras informações e imagens do novo Movano-e, o primeiro veículo elétrico a bateria da marca alemã no segmento de mercado dos grandes furgões. Com motores Diesel, bem como com motorização elétrica, a nova geração Movano constitui a oferta mais competitiva de sempre da Opel neste segmento do mercado de veículos comerciais.

Oferecendo valores de referência em carga útil, capacidade de carga e peso bruto, combinados com uma ampla gama de versões de carroçaria, comprimentos e alturas, a nova geração Movano estará disponível desde o início da sua comercialização não só com modernos, potentes e robustos motores turbodiesel como também com motorização elétrica “zero emissões” a bateria. Os novos Movano e Movano-e vão chegar aos concessionários da Opel ainda este ano.

 

“O novo Opel Movano-e completa a nossa gama de veículos comerciais ligeiros elétricos. Os nossos clientes com atividades comerciais e de serviços podem, assim, deslocar-se e trabalhar em modo ‘zero emissões’. Estamos seguros de que a nova geração Movano irá contribuir para aumentar a quota de mercado da nossa marca”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller.

Há um novo Opel Movano para todas as necessidades de transporte, desde deslocação de pessoas e entregas urbanas, até produtos refrigerados e autocaravanas. O carácter robusto do novo modelo está refletido no ‘design’, que ao mesmo tempo expressa dinâmica e eficiência. Especialmente importante para os profissionais e gestores de frotas, o Movano-e elétrico, de “emissões zero” é uma solução sem compromissos, representando, assim, uma verdadeira alternativa aos veículos com motorização convencional. O sistema de propulsão elétrica do novo comercial elétrico da Opel garante 90 kW (122 cv) de potência e 260 Nm de binário, com a velocidade máxima controlada eletronicamente de 110 km/h. Dependendo da versão, é possível optar entre ‘packs’ de baterias de iões de lítio de 37 kWh ou de 70 kWh, para autonomias até 117 ou 224 quilómetros, respetivamente, no ciclo combinado WLTP1 (dependendo do perfil de condução e das condições existentes).

 

As baterias estão alojadas sob o espaço de carga de forma a não interferirem na utilização, o que também beneficia a estabilidade em curva e a resistência ao vento lateral, mesmo com o veículo totalmente carregado. Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, que recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração, aumenta ainda mais a eficiência.

Para além da motorização elétrica, o leque de motorizações térmicas do novo Opel Movano posiciona-se ao melhor nível do mercado, proporcionando baixo consumos de combustível e reduzidas emissões de CO2. Os motores Diesel de 2,2 litros – todos homologados segundo as exigentes normas de controlos de emissões Euro 6d – estão disponíveis em versões de 120 cv até 165 cv de potência. O elevado binário disponível a baixo regime situa-se entre 300 Nm às 1.500 rpm e 370 Nm às 1.750 rpm. Imprimindo tração às rodas dianteiras, todos os motores estão associados a transmissões manuais de seis velocidades.

 

Com base na plataforma líder no segmento de mercado, o novo Movano oferece excelentes capacidades de transporte de carga e os melhores custos totais de propriedade da classe, bem como uma ampla gama de carroçarias.

 

Ampla variedade de escolha: quatro comprimentos, três alturas e 8 a 17 m3 de volume de carga

Os furgões Opel Movano estão disponíveis em quatro comprimentos (L1-4) e três alturas (H1-3) de carroçaria, com uma capacidade máxima de carga que varia entre 8 e 17 metros cúbicos. As portas da versão H3, com 2,03 m de altura, são igualmente as maiores na classe, juntamente com as portas traseiras com abertura a 180 graus (extensível a 270 graus), tornando as operações de carga e descarga do Movano especialmente fáceis. A gama de pesos brutos (PB) está entre as mais amplas deste segmento, entre 2,8 e 4,0 toneladas, enquanto as capacidades de carga atingem um máximo de 2,1 toneladas. Com planos de carga tão baixos como 494 mm, largura de 1422 mm entre as cavas das rodas e 1870 mm entre os painéis interiores, a zona de carga do novo grande furgão da Opel constitui a referência para os seus rivais.

 

A versão de cabina simples apresenta uma única fila de bancos, com três lugares, enquanto a segunda fila de bancos da versão opcional de cabina dupla oferece lugares para mais quatro passageiros. Para serviços que exigem configurações especiais, o novo Movano está também disponível nas versões chassis-cabina, transporte de passageiros e com plataforma aberta traseira e três lugares. O novo comercial da Opel é também uma base ideal para uma ampla gama de conversões, tais como caixas basculantes e autocaravanas.

Segurança ativa: sistemas de assistência “high-tech” para protecção de todos os utentes da estrada

Os sistemas da mais recente geração de assistência ao condutor oferecem proteção de elevado nível. A extensa lista de sistemas do novo Movano – grande parte dos quais faz parte da dotação de série, consoante o nível de equipamento – inclui Travagem de Segurança Automática, Aviso de Ângulo Cego, ‘Trailer Merge Assist’ e Alerta de Saída de Faixa.

 

O sistema “OpelConnect”, a app “myOpel” e a marca de mobilidade “Free2Move Services” oferecem soluções especiais para veículos comerciais ligeiros, incluindo os comerciais com motorização elétrica. Os serviços estão acessíveis através de apps. A função “Charge My Car” da app “Free2Move Services” permite aceder a pontos de carregamento em toda a Europa, incluindo a função de pagamento.

 

Para a gestão profissional de frotas, a solução telemática “Opel Connect” associada ao “Free2Move Services” pode fazer o seguimento da posição geográfica do veículo, otimizar trajetos, fazer a gestão da manutenção e de consumo de combustível, bem como disponibilizar conselhos para adotar uma condução mais económica.

 

O novo Movano junta-se ao Combo e ao Vívaro como o elemento mais recente da família de veículos comerciais da Opel. Até ao final deste ano, toda a gama de comerciais da marca alemã vai oferecer uma versão elétrica a bateria. Até 2024, a Opel irá oferecer uma versão eletrificada de todos os seus modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais.

1 Autonomia calculada de acordo com a metodologia de testes WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) Nº 2017/1151). A autonomia real pode variar em função das condições de utilização diárias e depende de vários fatores: estilo de condução, caraterísticas do percurso, temperatura exterior, utilização do aquecimento e do ar condicionado e pré-condicionamento térmico.