Veículos em fim-de-vida

Reciclar pelo nosso ambiente.

Porque o ambiente é tão importante para nós, estamos a melhorar a eficiência do nosso processo de reciclagem através do design de produtos com o objetivo de serem sustentáveis.

A estratégia de design da Opel para a sustentabilidade é um elemento-chave na nossa responsabilidade. E tem como finalidade diminuir a quantidade de desperdício gerado durante a produção de veículos e no final de vida do veículo. O design Opel orientado para a sustentabilidade é parte integrante do nosso compromisso em relação ao ambiente e à preservação de metais e recursos energéticos.

 

DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE

Torna a reciclagem muito mais fácil.

No que toca ao desenvolvimento de produto, a estratégia de reciclagem da Opel é baseada em dois pilares:

  • Design para a sustentabilidade
  • Desenvolvimento e implementação de ciclos de material para produção de veículos

Responsabilidade integrada de produto

Desenvolvimento

  • Avaliações do ciclo de vida
  • Evitar erros críticos

 

Produção

  • Utilização de materiais (reciclados)

 

Utilização

  • Eliminação pelo Concessionário / Reparador (gestão de resíduos)
  • Peças sobresselentes

 

Recuperação

  • REcuperação de veículos
  • Despoluição e pré-tratamento
  • Diretiva EU ELV
SAIBA MAIS ESCONDER
Para assegurar que todos os produtos Opel vão ao encontro dos nossos objetivos de reciclagem, todas as equipas de design Opel devem seguir as orientações de reciclagem/recuperação. Estas orientações foram delineadas para dar suporte, tanto aos engenheiros da Opel como aos fornecedores, ao desenvolvimento de veículos recicláveis. Este processo também ajuda os engenheiros a perceberem a facilidade com que as peças, componentes, etc, podem ser reciclados no fim de vida do veículo.

Elementos de design para Sustentabilidade

  • Seleção de material orientado para a reciclagem
  • Design para a não poluição
  • Design para desmantelamento
A Opel tem uma longa tradição de uso de materiais reciclados. Mais de 130 tipos de plásticos reciclados foram especificados e aprovados para uso na produção.

Em comparação com os recursos novos, os reciclados devem cumprir as mesmas especificações técnicas e ser produzidos a menor custo. Em situações em que ambos os critérios seja cumpridos, materiais reciclados são preferidos, mas a qualidade nunca é comprometida. A nossa equipa de reciclagem esforça-se por manter elevada qualidade de materiais, durabilidade mecânica e termal, juntamente com standards de desempenho.

De facto, porque os nossos materiais reciclados têm um standard de qualidade tão elevado, podem agora ser usados tanto em partes visíveis como escondidas em veículos Opel.

Utilização de materiais reciclados

As peças assinaladas podem ser feitas de materiais reciclados (exemplo: ADAM)

CONCEITO DE RECUPERAÇÃO

Para o seu Opel em fim de vida.

Entrega

O último proprietário entrega o seu VFV a um dos locais de recolha contratados pela Opel. Após verificação do veículo, o nosso parceiro emite o Certificado de Destruição.

 

Pré-tratamento e despoluição

Primeiro a bateria é retirada e os airbags desactivados. O nosso parceiro de VFV retira depois combustíveis e outros fluidos do VFV. Isto inclui óleo do motor, da transmissão, dos travões e líquido de refrigeração do sistema de ar condicionado.

Desmantelamento

O próximo passo é o desmantelamento de componentes e sistemas por forma a serem comercializados como peças usadas ou como base para peças remanufacturadas. Se for economicamente viável, materiais como plástico ou vidro são retirados para fins de reciclagem.

Armazenamento

Materiais prejudiciais ao ambiente são recolhidos e mais tarde enviados para empresas especializadas em recuperação para recuperação ou destruição.

Retalhadora

Os materiais pré-tratados são colocados numa retalhadora que segrega o VFV em peças e as divide em várias fracções para futura reciclagem e recuperação.

Pós-retalhadora

As fracções de material segregado pela retalhadora são depois processadas com diferentes tecnologias para obter frações de material que possa ser usado como material de valor secundário.

Reciclagem / Recuperação / Aterro

Frações de material da retalhadora e de fábricas podem ser recicladas (por exemplo, como substituto de carvão para fornalhas) ou recuperadas na indústria cimenteira. Esta cadeia de processo permite uma recuperação de 95% do veículo e reduz drasticamente a quantidade de desperdício para aterros.

REDE DE ENTREGA

RECICLE O SEU OPEL.

Conheça o processo de entrega de veículos em fim de vida.
Sempre fizemos o nosso melhor para ser amigos do ambiente, mas agora a reciclagem não é uma opção, é parte integrante da lei. Em Junho de 2006, os regulamentos ELV (End-of-Life Vehicle - Veículo em fim de vida) foram implementados na Irlanda. Uma iniciativa de reciclagem que obriga os construtores a diminuir o volume de resíduos criados no processo de produção e no final da vida do veículo.

A partir de 1 janeiro de 2007, todos os carros Opel podem ser entregues pelo seu proprietário a um dos parceiros contratados pela Opel para este fim, no final da sua vida. Este é um serviço gratuito, sujeito a algumas condições (consulte abaixo).

Queremos garantir que o seu veículo em fim de vida é reciclado de uma forma amiga do ambiente. É por isso que asseguramos que as nossas localizações de recolha cumprem os requisitos legais dos regulamentos ELV, obtendo a certificação de peritos independentes, em conformidade com a lei em vigor. Cada um dos nossos parceiros, processos e documentação do fluxo de entrada e saída serão também verificados pelos nossos peritos em reciclagem.

O seu veículo em fim de vida Opel só é elegível para a entrega gratuita se:

  • Não faltam peças ou componentes essenciais;
  • O veículo não contém resíduos não automóveis;
  • O veículo tiver até 9 lugares ou for um comercial ligeiro até 3,5 T;
  • O registo final do veículo foi feito em Portugal;
  • Os documentos originais do veículo foram entregues juntamente com o veículo.
 

Entregue o seu veículo em fim de vida a um dos nossos parceiros de recolha e ser-lhe-á entregue um Certificado de Destruição, o documento que necessita para anular o registo do seu veículo. Agora pode ficar descansado sabendo que o seu veículo antigo será destruído da forma mais amiga do ambiente.

Encontre o parceiro de recolha Opel mais perto de si: